af-11

O contrato de US$ 140 milhões assinado entre a Marinha do Brasil e a Embraer, no último dia 14 de abril, para a modernização de 12 caça-bombardeiros A-4KU (AF-1) Skyhawk, do Esquadrão VF-1, prevê a recuperação de seus sistemas atuais, além da instalação de novos aviônicos, sistemas de geração elétrica e sistema autônomo de geração de oxigênio. Depois da modernização, os caças poderão também atuar com novos mísseis e bombas inteligentes.
Um dos radares propostos para a modernização é o israelense Elta 2032 (foto), que já está homologado no A-4 Skyhawk em Israel.

O Elta 2032 é um avançado radar multimodo de controle de tiro, orientado para missões ar-ar e ar-superfície. É de desenho modular, com software e interfaces para facilitar a instalação em aeronaves de combate já existentes, segundo os requisitos do operador. O radar foi desenvolvido levando-se em conta a experiência de combate dos pilotos da Força Aérea de Israel.

O equipamento aumenta sensivelmente a capacidade de um caça, principalmente na arena ar-ar, com grande alcance (80 milhas) e capacidade de rastreamento. Em missões ar-solo, o 2032 provê imagens de alta resolução SAR e detecção/rastreamento nos modos RBM, DBS e SAR. No modo ar-mar, o alcance chega a 160 milhas, e inclui a capacidade de classificação de alvos.

Clique aqui para ler a brochura técnica do Elta 2032.

elta-2032

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments