Constituição participa dos exercícios de tiro contra o USS Connolly
A Fragata Constituição (F42) realizou um exercício de tiro contra o casco do navio americano EX-“USS CONNOLLY” (DD 979), no dia 29 de abril, durante a Operação UNITAS 50 GOLD, obtendo excelente aproveitamento.O navio brasileiro disparou vinte granadas auto-explosivas, com mais de quinze atingindo o alvo, demonstrando a eficácia do Sistema de Combate das Fragatas Classe “Niterói” modernizadas.
Além da Fragata Constituição e do Submarino Tikuna, representantes do Brasil, diversos navios das Marinhas da Alemanha, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru participaram do exercício nas águas jurisdicionais americanas. O exercício tem por objetivo incrementar os adestramentos conjuntos e a amizade entre as Marinhas.
No dia 30 de abril, a F42 realizou transferência de óleo no mar com o USNS Artic, Navio de Apoio Logístico a serviço da Marinha dos Estados Unidos, permitindo ao navio aumentar sua autonomia para completar os dias restantes da comissão.
Fonte e fotos: MB (na foto de baixo, a Constituição (F42) em comissão anterior, quando navegava pelo estreito de Magalhães)
uma pergunta!
nossa marinha já lançou algum aspide ou exocet?
caso ela tenha lançado, tem vídeos para que eu possa ver?
abraço.
Direto do Fundo do Mar,
Pode dizer sem problema pois estou neste momento constituindo minha sogra como minha procuradora portanto, qq coisa é só correr atrás da velha… rsrsrsrs
Sds
D”a” Conolly ??? o que é “a” Conolly ????
poh xarah … 🙂
MO
Podiamos colocar todos os parlamentares do Brasil pra fazer um cruzeiro neste Spruance até a raia de tiro!!
Mais de 15 tiros.
Puxa pq na nota para a imprensa não colocaram o número real?
Afinal mais de 15 tiros pode ser 16 ou 19!
Saber eu sei, mas se te disser, terei que te matar! rsrsrsrsrsrsrs
digamos que foi bem!
O LM deve estar orgulhoso, e com razao !
Orgulhoso estou eu, pois fui eu quem fez esta foto. hehehehehe
Show de bola. Eu tenho a sequência deste pedaço do Hangar voando até a água.
E outras que eu passei para a MB mas ela colocou apenas essa. Tem outra muito mais bonita, mas…..
Bom, pela baixa resolução da foto, a mesma talvez tenha sido feita por algum tripulante a bordo, afinal, estavamos todos no mesmo lugar.
Tentei ver a mesma em alta e não foi possivel.
15 de 20 em um alvo parado é uma boa percentagem?
Putz grilis, esta foto da F42 Constituição no Estreito de Magalhães parece até montagem de tão perfeita.
Estou achando que pegaram um dos modelos em escala do pessoal ai e fizeram o serviço…. 😀
As perguntas a seguir, se dão por pura ignorância e vontade de aprender e não – repito – não, por formular qq tipo de crítica.
1. Alguém sabe qual a distância até o alvo?
2. Dada a distância, e com as modernas diretoras de tiro existentes, 15 em 20 em um alvo parado é uma boa percentagem?
Repito que não quero esculhambar e sim, aprender.
Sds
O alvo estava parado, mas o navios estavam em alta velocidade, só este componente já ajuda a entender que apesar de toda a modernidade envolvida nos sistemas, os americanos com uma AB travaram e uma OHP pediu arrego e voltou para a Base com o seu canhão pegando.
Nós atiramos e acertamos mais do que um Arleigh Burke e uma OHP do Tio Sam.
Se está de bom tamanho eu não sei, mas para mim está! rsrsrsrsrs
Fundo do balde: Neste (meu) blogue EH PROIBIDO POSTAR FOTOS DE SPRUANCES SENDO EXCULACHADOS…, sob pena de excumunhão pelo bispo de Santos, Dom Ostro lopes da Sagrada igreja do quadrado triangulo retangulo, razões obvias, não pessoais 🙂
MO
Blz.
Quer dizer que a “maior e melhor” marinha do mundo, com os navios e aviões mais modernos e os melhores tripulantes (tudo de acordo com a propaganda deles) acabou aprendendo algo com uma Marinha que tem de fazer das tripas coração para poder continuar navegando e mantendo a proficiência de seu pessoal…
Isso mais uma vez demonstra o que sempre falo para os amigos – que nosso material humano em nada fica a dever ao das grandes marinhas, ao contrário, sempre damos um show nos caras apesar da pindaíba.
Alguém sabe como se saiu o Tikuna?
Sds
Ciotada da USS Connolly……..virou saco de pancadas!!!
He he he he he
boa Ostra,
“é coisa de aviaozinhum” rsrs
sds
“Marcelo Ostra em 07 Mai, 2009 às 13:45
Fundo do balde: Neste (meu) blogue EH PROIBIDO POSTAR FOTOS DE SPRUANCES SENDO EXCULACHADOS…,”
Pô Marcelão, foi mal, depois eu vou ler de novo a carta de princípios e regras do Blog…
Mas foi pensando justamente em vc que eu deixei a foto em tamanho menor lá no alto da matéria, justamente pra não te fazer sofrer mais!
Abs!
Se fosse a “Lili” o alvo teria afundado!
Vai ter no blog perifoto feita pelo Tikuna?
Sds
Nunca pensei em ver uma SPRUANCE, chamada de escolta revolucionária, acabar assim!SNIF!SNIF!
Me dói o coração ver o Connolly partir tão cedo. Ele foi o primeiro Spruance que eu tive a oportunidade de visitar em Santos (não me lembro se foi em 83 ou 84). Naquela época eu achava um roubo um tripulante querer me cobrar 5 dólares por um boné do navio – hoje eu acharia isso uma pechincha …
“uma” Spruance, o que é “uma” Spruance, uma navia ?, destroiera ? ou contratorpedeira ?
MO
Xi, Marcelão… O seu Spruance preferido e detonado já teve a foto aumentada pelo Galante, que não teve tanta pena de ti como eu… Se bem que ele também conheceuo Connolly, né? Então nesse caso acho que vc pode desculpar o cara. Abs!
que nada ele nem se lembra do Conolly (aquele narigudo tem um Spruance a mais que eu, o Arthur w Radford) :-s
o Conolly foi o primeiro, o preferido é o Hayler
O pior e ver “AS” Spruances … argh, eh complo contra eu 🙂
Antônio, foi em 1983
MO
Ostra,
seu comentario me fez lembrar que na lingua inglesa, navio é feminino.
Foi estranho no inicio até entender…coisas como “she is a beauty” quando referindo-se a um navio como o CVN Theodore Roosevelt…por exemplo.
sds
risos, sei Dalton, mas em portuga navio eh macho, she eh coisa de aviaozinhum …. heheheheheheda e
, é jato
tipo assim , se voa e leva passageiros eh boing, se voa, é a jato e não leva passageiros é caça e se anda e tem esteiras é tanque de guerra
hehehehe
MO
General, enquanto nao aparece alguem mais capacitado do que Eu, tentarei responder sua pertinente pergunta: com o fim da guerra fria, os EUA diminuiram o tamanho de sua marinha, porem novos navios já estavam em costruçao, a classe Arleigh Burke, considerada superior. como nao houve interesse de outras marinhas devido ao custo de operaçao, já que sao navios grandes, e nao havia interesse em coloca-los na reserva, custa dinheiro manter na reserva e o congresso americano poderia vetar novas construçoes alegando que há navios na reserva, nao houve escolha, era afundar ou mandar para o ferro velho. espero ter respondido.… Read more »
Dalton, needless dizer que vc tem nossa procuração
valeu !
MO
Obrigado Dalton!
Outubro/Setembro de 1983 UNITAS XXIV USS Canolly – DD 979 (Cdr Maixner) USS Scott – DDG 995 USS Jesse L. Brown – FF 1079 (Cdr David W. Vail) USS Milwaukee – AOR 2 (Ficou um dia na barra e foi pro Rio) USS Skipjack – SSN 585 (fundeou proximo a Ilha das Palmas) USS Spiegel Grove – LSD 32 (Escalou só no Rio) VU-6 – FleComPron Six COMDESRON 14 O Skipjack foi capa de jornal. Olha o nivel dos “nativos”: (Manchete) “A BOMBA ESTA EM SANTOS!” (Parto do texto) “segundo pescadores, a água fervia, estava evaporando ao redor do submarino”… Read more »
Via ser assim com as FREEM se vierem mesmo, a quilha será batida em 2011 levando 14 anos pra ficar pronta lá pra 2021 a segunda masi 14 anos e assim por dinate
Pô…a galera não perdoa nem mesmo um errinho de português!!!
A foto da F42 é de arrepiar!!!
Ví a 1ª vez no ano passado e não canso de ficar de boca aberta!
MO,
Calma, toma uma “aspirínica” anti estresse Spruancínica que passa….ohohoh..
Sds.
aLGUÉM QUE entende de navio poderia me explicar porque afundaram este navio?
Provavelmente estaria em condições de operação na Marinha do Brasil
Os EUA estão com muito dinheiro e por isso ficam afundando navios de guerra caros sem se preucupar com o prejuízo ou o Brasil está numa pindaíba que tudo que ainda pode ser usado , mesmo que seja em mau estado, está virando item de luxo!
Direto do fundo do balde???? Pega leve com o amigão MO, rsrsrsrsrsrs.
Tá tirando onda, né Direto??? Sem falar na inveja que estamos sentindo de vç participando desse mega evento naval.
Um forte abraço meu amigo.