Submarino peruano Arica (SS36) no DESI
O submarino peruano BAP Arica (SS36) atracou no dia 30.04 no pier da Base Naval Point Loma, em San Diego, na costa Oeste dos EUA. O Arica, que é da classe IKL209-1100, é o primeiro submarino peruano a visitar San Diego e sua missão é participar do Programa DESI da US Navy (Diesel Electric Submarine Initiative), que visa preparar a Marinha Americana no enfrentamento da ameaça dos submarinos convencionais. Submarinos da Colômbia, Chile e Brasil também já participaram do DESI.
O hardware, software e peopleware das forças anti-submarino da US Navy foram concebidos inicialmente para enfrentar a ameaça dos submarinos nucleares soviéticos. Com o fim da Guerra Fria, descobriu-se que esses equipamentos e suas tripulações não estavam preparados para detectar, classificar e combater os modernos submarinos convencionais diesel-elétricos, que são extremamente silenciosos e de pequeno tamanho. As novas doutrinas operacionais estão sendo desenvolvidas com auxílio do Programa DESI.
A Marinha Peruana é a maior operadora de submarinos IKL209 da América do Sul e conta com 6 unidades em operação. O Brasil é o segundo, com 5 unidades.