Londres recebe um visitante “ilustre”
HMS Illustrious faz visita a Londres em comemoração aos 100 anos da Aviação Naval britânica
No dia sete de maio, sob um céu tipicamente londrino, o navio aeródromo britânico HMS Illustrious “desfilou” pela velha Londres, comemorando o centenário da decisão do Almirantado (em 7 de maio de 1909) de encomendar a primeira aeronave da Marinha Real, “His Majesty’s Air Ship 1”. Uma decisão que ajudou a transformar as batalhas navais no século XX e continua a ter seu impacto no XXI. No céu, uma formação cerrada de aeronaves de asas fixas e rotativas foi liderada por helicópteros Merlin, seguidos de diversas variantes de Sea King, Lynx, assim como aviões Hawk e Jetstream.
O Oficial comandante do HMS Illustrious, Capitão Ben Key, afirmou na ocasião que era uma honra ter o navio como foco nessa ocasião histórica, dado que a aviação embarcada de ataque é a espinha dorsal da frota e da política de defesa e segurança da Inglaterra. O Comandante da Esquadra, Almirante Sir Mark Stanhope, ressaltou que 80% dos esquadrões a Fleet Air Arm estão sendo empregados atualmente em missões no Afeganistão, Golfo Pérsico, Golfo de Oman, Extremo Oriente, Caribe, Atlântico Norte e Atlântico Sul.
As comemorações do fim-de-semana também incluiram exposições estáticas de aeronaves navais e outros voos por sobre o Tâmisa, a partir do convoo do HMS Illustrious. Para assistir a um vídeo da RN mostrando o deslocamento do navio aeródromo e o sobrevoo da formação de aeronaves, clique na imagem abaixo.
Fonte, vídeo e fotos: Royal Navy