sp-3

sp-4

sp-2

sp-1

Leia a matéria feita sobre o NAe São Paulo em 2004, pelo jornal Zero Hora, quando o Presidente Lula esteve a bordo. Acesse a matéria clicando aqui.

FOTOS: Zero Hora – Agência RBS / André Feltes

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caipira

Marcos T.

Ás vezes me parece que sua opinião é realmente válida(esse investimento no SNB também parece estranho)….eu só não escrevo muito porque entendo pouco, então procuro ver as opiniões dos amigos, hehehe
Mas eu torço para que a MB tenha acertado…
Que bom que você não se ofendeu por eu ter relembrado seu coment e esquecido a autoria…
Um abraço

RL

Más e ai?

Em que pé estamos em 2009?

Rodrigo

estamos é sem pé!!

mig 29k poder operar no a12??

Robson Br

Por que tanta raiva da MB. Acredito como alguns aqui que está acontecendo mudanças. Realmente a MB é a única que tem um planejamento a longo prazo. Infelizmente estamos saindo do zero, mas estamos saindo. Se olharmos o que está sendo adiquirido pela MB veremos que não estamos atrás de ninguem, principalmente no planejamento de longo prazo.

Igo

RL,

Mais 2/3 meses e a criança estará no mar. Essa é a previsão.

Abraços

Caipira

Senhores, um colega nosso recentemente expos sua opinião aqui no naval, na qual a MB teria feito uma “c…” ao investir no NAe SP e principalmente na compra dos A4 para reiniciar sua aviação de asas fixas, e segundo o mesmo colega (que não me recordo o nome) existe até mesmo na MB um “arrependimento” em ter realizado tais investimentos…
Gostaria de ler mais algumas opiniões á respeito…

Marcelo Tadeu

Diego,

Vc se esqueceu do mísseis Aspide das Niterói. Da onde vc tirou essas informações? Vc é da marinha? Não acredito. Mísseis Otomat e Harpoon, dependendo do bloco são tão antigos como o Exocet que faz ainda um estrago. Leia o Livro”O voo do Falcão cinza” do Cmte Pedro Lynch e vc verá se a Marinha se arrepende do que fez. O Problema da falta de verba não é das FFAA, é político. O São Paulo com uma aviação modernizada tem o seu valor estratégico.

sds

Celio Andrade

Só acho que temos que comprar avioes modernos para o A12.
Fora isso é so gastar dinheiro fora…

Marcos T.

Caipira
Fui eu que falei, e falo de novo se for precisso.
Más vo esperar pra ver a opinião dos outros primeiro.
E para ficar claro não critico as intenções da marinha e sim como as coisas foram feitas, e continuam sendo feitas.
“Pô é meu dinheiro também que tão botando nessa banheira aí.”

diego

O Nae é sem dúvida peça chave no moderno ambiente da guerra naval. A capacidade de carregar modernas aeronaves de combate significa um aumento na capacidade de engajar à distância, aumento na capacidade de dar apoio de fogo naval a tropas terrestres/ anfíbias, aumento na capacidade de monitoramento em virtude dos sensores aero-transportados enfim, um Nae dotado de um moderno grupamento aero-naval é sem dúvidas essencial para qualquer país que queira ter capacidade de projetar poder onde e quando necessário. Entretanto, num país que não tem uma esquadra moderna uma vez que hoje, dispomos de somente 9 fragatas das quais… Read more »

Daniel Camilo

Para pensar:

O mesmo homem que negociou a compra do porta-aviões São Paulo da França em 2000,o Almirante de Esquadra Reformado José Alberto Accioly Fragelli é o MESMO que foi convocado em setembro pelo Comandante da Marinha, Júlio de Moura Neto, para coordenar o Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear.

E aí???

Fred

Colegas, O A-11 foi adquirido em 1959 (se não me engano), e foi todo reformado, com instalação de nova catapulta, novos maquinários, convés ampliado e em angulo. Era um navio bem diferente do que quando foi lançado ao mar em 1945. Já o A-12, continuava como estava desde 1963. Portanto, se não fazia muito sentido reformá-lo nos níveis do A-11 em 1959, seria de bom tom que a MB já postulasse uma idéia de um substituto. Isso já faz 10 anos! se o tivéssemos feito naquela época, hoje teríamos no mínimo um projeto pronto. Mas acredito qua devemos dar valor… Read more »

Fred

Diego,

ví seu post só após colocar o meu…

tens razão em questionar, mas lembre-se de que pretendemos ir para uma nova fase. O SNB é um projeto importantíssimo para a MB, tanto estrategicamente quanto tecnologicamente.

Realmente acredito que ele vá consumir muito do orçamento da MB, mas tenho a sensação de que as coisas estão pra melhorar muito, e com determinação, teremos condições de operar uma Marinha decente.

Dinheiro não falta… apenas está indo para os lugares (leia-se “bolsos”) errados! Lembra-se da ajuda aos bancos que somaram bilhões?

catraca

Senhores…..na minha opinião a única força que tem um Planejamento a longo prazo é Marinha……Sub, Navios e PA e aviões……não é fácil trabalhar nos três elementos concomitantemente, e quando há necessidade e vamos participar de Manobras lá fora, ainda que com equipamento defasado não fazemos feio…….é suficiente ??? Claro que não, mas por enquanto é o que da pra fazer e com louvor…..como disseram ai se não tenho dinheiro pra uma Ferrari não é por isso que vou deixar de ir na festa…..HEhEhEEhEHEHhe

Pra frente e pro alto !!!!

Ricardo

Criticar é facil, quero ver é ir la fazer …

E tambem concordo, o primeiro carro dificilmente sera um Zero

Iniciar uma “doutrina” do zero não é facil… Ainda mais com tantos engenheiros de obra pronta…

Ricardo

Continuo com o que escrevi la em cima…

Criticar é facil, quero ver é ir la fazer…

Mau de brasileiro é isto, so tem guarganta para reclamar, mas na hora de subir as mangas e ir a luta, arrega…

Se não estão contentes façam suas vontades valer…

Como ? No voto… Principalmente ai…

Como eu disse, ta cheio de engenheiro de obra pronta, mas alguem ai que possa fazer a diferença ? Vai fazer o que ?

Juarez Castro

Pois é! Sçao 10 anos de nada e sem conseguir formar nada, mas algunas acham que devemos continuar no mundo dos sonhos, o que vemos: Pilotos de asas rotativas pedindo baixa um após o outro indo voar em empresas privadas, assistimos pilotos mdo VF 1 fazendo vôos a mingua, somente vôos, porque operação 0+0=0, nada de CAP, lançamento de armas e etc.. só proceidmento, horas de vôo sendo gastas em esquadrões de treinamento da FAB, da Marinha uruguaia e etc… e nada, mas tem gente acha istoi omáximo, que temosuma arma de dissuação, eu acredito que temos o maior alvo… Read more »

diego

Caro Marcelo Tadeu, Não esqueci dos mísseis aspide, os mesmos não são mísseis de defesa de área, são mísseis de defesa de ponto. Quanto aos Otomat/ Harpoon que estão sendo adquiridos aqui na A. Latina ambos são mais modernos que nossos exocett e têm alcances maiores aliás, o harpoon sempre teve alcance maior e já que tocamos no assunto, aproveito para levantar outra questão, por q fabricar um míssil anti-navio nacional com alcance menor do que o dos mísseis hoje em uso na A. latina? Quanto ao que sinto pela MB, tenho profundo carinho pela mesma e lamento que muitos… Read more »

diego

Caro Marcelo Tadeu, Não esqueci dos mísseis aspide, os mesmos não são mísseis de defesa de área, são mísseis de defesa de ponto. Quanto aos Otomat/ Harpoon que estão sendo adquiridos aqui na A. Latina ambos são mais modernos que nossos exocett e têm alcances maiores aliás, o harpoon sempre teve alcance maior e já que tocamos no assunto, aproveito para levantar outra questão, por q fabricar um míssil anti-navio nacional com alcance menor do que o dos mísseis hoje em uso na A. latina? Quanto ao que sinto pela MB, tenho profundo carinho pela mesma e lamento que muitos… Read more »

João Gonçalves

Citando Diego: “Num país com uma esquadra que mal sobrevive é valido manter um NAE ( sem grupamento aéreo moderno e equipado)? É válido construir um submarino nuclear?” Esta frase é duma clarividência que amplifica a perplexidade pelos outros comentários de quantos aqui parecem estar cegos pelo seu amor à marinha brasileira. Não há que sonhar um sonho repetidamente desfeito, há que sonhar com um objectivo realista. Vejam o exemplo do Chile. A marinha chilena é hoje bem mais capaz que a brasileira e não tem porta-aviões, nem sonha com submarino nuclear. Aqui em Portugal estamos sempre a torcer pelo… Read more »

Fred

Ricardo, Acho que todos nós temos o máximo interesse em ver nossas forças armadas bem equipadas e modernizadas. Todos os participantes desse blog tem o mesmo interesse, senão sequer o visitariam. Alguns de nós já fizeram ou ainda fazem parte das FFAA, e muitos aqui expressam sua frustração em ver o descaso de vários governos. O que nos sobrou foi a esperança de ver uma esquadra completa ao mar com todos os recursos disponíveis. Todos os países do chamado BRIC (Brasil, Russia, India e China) tem NAes ou estão trabalhando para tê-los. Acredito que a India esteja a frente nesse… Read more »

Marcelo Martins

É triste mesmo……..enquanto o São Paulo está parado a anos, sem nunca ter mostrado realmente pra que foi comprado, os americanos já estão pousando no CVN 77!!

Fernando A.G.Molina

Muito bonitas as fotos, mas gostaria mesmo de saber quando ele voltara a ativa. Não era só consertar o eixo??? Demora tanto assim???
Alguem tem alguma informação???

Abraços
Fernando

Farragut

Gostaria de somar ao debate: – É bastante provável que vozes tenham se manifestado de forma responsavelmente crítica quando das decisões sobre a aviação de asa fixa e o NAe para render o “Minitz” Gerais. Tomadas as decisões, estas vozes lealmente silenciaram. – Sem discutir vaidades, deixo o link para um interessante obituário e a citação “o sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão”. http://www.nytimes.com/1996/06/09/us/thomas-connolly-86-top-gun-admiral-dies.html – O longo prazo de um planejamento não pressupõe que ele seja o melhor. – Comentário de 10 de março: “Se queremos FFAA de primeiro mundo, seria interessante importarmos alguns conceitos como accountability.… Read more »

João Gonçalves

Caro Ricardo, já não é a primeira vez que vejo alguém, a propósito dos planos para as FA’s brasileiras mencionar o BRIC. Mas me digam, que tem o “B” a ver com o “RIC”? Os três têm populações imensamente maiores que o Brasil. Os três têm economias muito maiores do que a Brasileira. Os três têm um desenvolvimento tecnológico muito maior que o Brasil. E mais importante: os três estão geográficamente localizados em zonas muito mais instáveis do que o Brasil, e por isso os três têm a BOMBA ATÓMICA. Agora me digam, para quê comparar o que não é… Read more »

Fred

sr. João…

quem trouxe os BRICs à cobversa fui eu, e não Ricardo.

A propósito, acho que o Brasil em certos aspectos está muito à frente de India, China e Russia.

Se a Marinha Portuguesa decidiu não ter NAes, ótimo. Não temos o “guarda-chuva protetor” de uma OTAN para nos basear quando fazemos nosso planejamento.

O Brasil decidiu ter, e não foi quando comprou o A-12, mas sim quando comprou o A-11. Faltou planejamento, faltou avaliar melhor o cenário futuro, faltou um monte de coisas. O que não faltou e não falta é palpiteiro…

João Gonçalves

Caro Fred, tem razão, o assunto do BRIC foi trazido por si. Já tinha postado o meu comentário quando me apercebi do erro. Só não percebi o comentário sobre a opção de NAe’s por parte da Marinha Portuguesa. Julgo que o facto de eu ser português, não tem de trazer logo uma comparação com a marinha do meu país. Parece que há uma disputa latente e permanente. Não está em causa comparações com a Marinha de Portugal, é óbvio que são dois cenários económicos e estratégicos completamente diferentes. Aquilo que estava em causa é a comparação e equiparação que foi… Read more »

Caipira

Dose de otimismmo!

O a12 vai voltar ao mar em breve e para 2014/15 já teremos um lote de “Rafale” naval para a MB….

hehehehe

Fred

Oi João, Não é disputa entre Brasil e Portugal, não… Coloquei a Marinha Portuguesa como exemplo, mas outras Marinhas européias também seguem o mesmo caminho, em termos operacionais. Eu sou da opinião de que o Brasil tem que olhar para todo o Atlantico Sul se quiser levar a sério sua defesa costeira, e para isso precisa contar com meios que dêem cobertura à esquadra. Mas concordo contigo de que NAes e SBNs são meios caros, vão impor um grande peso na balança do orçamento naval brasileiro, e temos muitas coisas a fazer… De resto, seu comnetário é sempre muito bem… Read more »

Daniel Camilo

Façam suas orações. Em 21 de julho de 2009, ele volta a navegar, pelo cronograma!!!

Adsumus!!!

Marcelo

Caros postulantes:

Tenho certeza que dentre alguns dos que aqui manifestaram suas opiniões, deve haver alguêm com “informações” concretas de lá de dentro sobre a volta do A-12.
Alguêm sabe aqui em “detalhes” como estão os reparos finais ?
Já existe a previsão da primeira navegação para testes ?
Bem acredito que dentre todos aqui as informações começarão a aparecer.
Vamos lá pessoal !

[…] reportagem do vídeo acima foi exibida no SBT e mostra a fase final dos trabalhos no NAe São Paulo (A12), que está retornando ao setor operativo da Esquadra revitalizado e com algumas modernizações. […]

Formasamara

Отлично сделали, есть чему поучиться.

Dizainerin

Хорошо придумали, главное с толком и расстановкой.