NAe São Paulo em 2004
Leia a matéria feita sobre o NAe São Paulo em 2004, pelo jornal Zero Hora, quando o Presidente Lula esteve a bordo. Acesse a matéria clicando aqui.
FOTOS: Zero Hora – Agência RBS / André Feltes
Leia a matéria feita sobre o NAe São Paulo em 2004, pelo jornal Zero Hora, quando o Presidente Lula esteve a bordo. Acesse a matéria clicando aqui.
FOTOS: Zero Hora – Agência RBS / André Feltes
Marcos T.
Ás vezes me parece que sua opinião é realmente válida(esse investimento no SNB também parece estranho)….eu só não escrevo muito porque entendo pouco, então procuro ver as opiniões dos amigos, hehehe
Mas eu torço para que a MB tenha acertado…
Que bom que você não se ofendeu por eu ter relembrado seu coment e esquecido a autoria…
Um abraço
Más e ai?
Em que pé estamos em 2009?
estamos é sem pé!!
mig 29k poder operar no a12??
Por que tanta raiva da MB. Acredito como alguns aqui que está acontecendo mudanças. Realmente a MB é a única que tem um planejamento a longo prazo. Infelizmente estamos saindo do zero, mas estamos saindo. Se olharmos o que está sendo adiquirido pela MB veremos que não estamos atrás de ninguem, principalmente no planejamento de longo prazo.
RL,
Mais 2/3 meses e a criança estará no mar. Essa é a previsão.
Abraços
Senhores, um colega nosso recentemente expos sua opinião aqui no naval, na qual a MB teria feito uma “c…” ao investir no NAe SP e principalmente na compra dos A4 para reiniciar sua aviação de asas fixas, e segundo o mesmo colega (que não me recordo o nome) existe até mesmo na MB um “arrependimento” em ter realizado tais investimentos…
Gostaria de ler mais algumas opiniões á respeito…
Diego,
Vc se esqueceu do mísseis Aspide das Niterói. Da onde vc tirou essas informações? Vc é da marinha? Não acredito. Mísseis Otomat e Harpoon, dependendo do bloco são tão antigos como o Exocet que faz ainda um estrago. Leia o Livro”O voo do Falcão cinza” do Cmte Pedro Lynch e vc verá se a Marinha se arrepende do que fez. O Problema da falta de verba não é das FFAA, é político. O São Paulo com uma aviação modernizada tem o seu valor estratégico.
sds
Só acho que temos que comprar avioes modernos para o A12.
Fora isso é so gastar dinheiro fora…
Caipira
Fui eu que falei, e falo de novo se for precisso.
Más vo esperar pra ver a opinião dos outros primeiro.
E para ficar claro não critico as intenções da marinha e sim como as coisas foram feitas, e continuam sendo feitas.
“Pô é meu dinheiro também que tão botando nessa banheira aí.”
O Nae é sem dúvida peça chave no moderno ambiente da guerra naval. A capacidade de carregar modernas aeronaves de combate significa um aumento na capacidade de engajar à distância, aumento na capacidade de dar apoio de fogo naval a tropas terrestres/ anfíbias, aumento na capacidade de monitoramento em virtude dos sensores aero-transportados enfim, um Nae dotado de um moderno grupamento aero-naval é sem dúvidas essencial para qualquer país que queira ter capacidade de projetar poder onde e quando necessário. Entretanto, num país que não tem uma esquadra moderna uma vez que hoje, dispomos de somente 9 fragatas das quais… Read more »
Para pensar:
O mesmo homem que negociou a compra do porta-aviões São Paulo da França em 2000,o Almirante de Esquadra Reformado José Alberto Accioly Fragelli é o MESMO que foi convocado em setembro pelo Comandante da Marinha, Júlio de Moura Neto, para coordenar o Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear.
E aí???
Colegas, O A-11 foi adquirido em 1959 (se não me engano), e foi todo reformado, com instalação de nova catapulta, novos maquinários, convés ampliado e em angulo. Era um navio bem diferente do que quando foi lançado ao mar em 1945. Já o A-12, continuava como estava desde 1963. Portanto, se não fazia muito sentido reformá-lo nos níveis do A-11 em 1959, seria de bom tom que a MB já postulasse uma idéia de um substituto. Isso já faz 10 anos! se o tivéssemos feito naquela época, hoje teríamos no mínimo um projeto pronto. Mas acredito qua devemos dar valor… Read more »
Diego,
ví seu post só após colocar o meu…
tens razão em questionar, mas lembre-se de que pretendemos ir para uma nova fase. O SNB é um projeto importantíssimo para a MB, tanto estrategicamente quanto tecnologicamente.
Realmente acredito que ele vá consumir muito do orçamento da MB, mas tenho a sensação de que as coisas estão pra melhorar muito, e com determinação, teremos condições de operar uma Marinha decente.
Dinheiro não falta… apenas está indo para os lugares (leia-se “bolsos”) errados! Lembra-se da ajuda aos bancos que somaram bilhões?
Senhores…..na minha opinião a única força que tem um Planejamento a longo prazo é Marinha……Sub, Navios e PA e aviões……não é fácil trabalhar nos três elementos concomitantemente, e quando há necessidade e vamos participar de Manobras lá fora, ainda que com equipamento defasado não fazemos feio…….é suficiente ??? Claro que não, mas por enquanto é o que da pra fazer e com louvor…..como disseram ai se não tenho dinheiro pra uma Ferrari não é por isso que vou deixar de ir na festa…..HEhEhEEhEHEHhe
Pra frente e pro alto !!!!
Criticar é facil, quero ver é ir la fazer …
E tambem concordo, o primeiro carro dificilmente sera um Zero
Iniciar uma “doutrina” do zero não é facil… Ainda mais com tantos engenheiros de obra pronta…
Continuo com o que escrevi la em cima…
Criticar é facil, quero ver é ir la fazer…
Mau de brasileiro é isto, so tem guarganta para reclamar, mas na hora de subir as mangas e ir a luta, arrega…
Se não estão contentes façam suas vontades valer…
Como ? No voto… Principalmente ai…
Como eu disse, ta cheio de engenheiro de obra pronta, mas alguem ai que possa fazer a diferença ? Vai fazer o que ?
Pois é! Sçao 10 anos de nada e sem conseguir formar nada, mas algunas acham que devemos continuar no mundo dos sonhos, o que vemos: Pilotos de asas rotativas pedindo baixa um após o outro indo voar em empresas privadas, assistimos pilotos mdo VF 1 fazendo vôos a mingua, somente vôos, porque operação 0+0=0, nada de CAP, lançamento de armas e etc.. só proceidmento, horas de vôo sendo gastas em esquadrões de treinamento da FAB, da Marinha uruguaia e etc… e nada, mas tem gente acha istoi omáximo, que temosuma arma de dissuação, eu acredito que temos o maior alvo… Read more »
Caro Marcelo Tadeu, Não esqueci dos mísseis aspide, os mesmos não são mísseis de defesa de área, são mísseis de defesa de ponto. Quanto aos Otomat/ Harpoon que estão sendo adquiridos aqui na A. Latina ambos são mais modernos que nossos exocett e têm alcances maiores aliás, o harpoon sempre teve alcance maior e já que tocamos no assunto, aproveito para levantar outra questão, por q fabricar um míssil anti-navio nacional com alcance menor do que o dos mísseis hoje em uso na A. latina? Quanto ao que sinto pela MB, tenho profundo carinho pela mesma e lamento que muitos… Read more »
Caro Marcelo Tadeu, Não esqueci dos mísseis aspide, os mesmos não são mísseis de defesa de área, são mísseis de defesa de ponto. Quanto aos Otomat/ Harpoon que estão sendo adquiridos aqui na A. Latina ambos são mais modernos que nossos exocett e têm alcances maiores aliás, o harpoon sempre teve alcance maior e já que tocamos no assunto, aproveito para levantar outra questão, por q fabricar um míssil anti-navio nacional com alcance menor do que o dos mísseis hoje em uso na A. latina? Quanto ao que sinto pela MB, tenho profundo carinho pela mesma e lamento que muitos… Read more »
Citando Diego: “Num país com uma esquadra que mal sobrevive é valido manter um NAE ( sem grupamento aéreo moderno e equipado)? É válido construir um submarino nuclear?” Esta frase é duma clarividência que amplifica a perplexidade pelos outros comentários de quantos aqui parecem estar cegos pelo seu amor à marinha brasileira. Não há que sonhar um sonho repetidamente desfeito, há que sonhar com um objectivo realista. Vejam o exemplo do Chile. A marinha chilena é hoje bem mais capaz que a brasileira e não tem porta-aviões, nem sonha com submarino nuclear. Aqui em Portugal estamos sempre a torcer pelo… Read more »
Ricardo, Acho que todos nós temos o máximo interesse em ver nossas forças armadas bem equipadas e modernizadas. Todos os participantes desse blog tem o mesmo interesse, senão sequer o visitariam. Alguns de nós já fizeram ou ainda fazem parte das FFAA, e muitos aqui expressam sua frustração em ver o descaso de vários governos. O que nos sobrou foi a esperança de ver uma esquadra completa ao mar com todos os recursos disponíveis. Todos os países do chamado BRIC (Brasil, Russia, India e China) tem NAes ou estão trabalhando para tê-los. Acredito que a India esteja a frente nesse… Read more »
É triste mesmo……..enquanto o São Paulo está parado a anos, sem nunca ter mostrado realmente pra que foi comprado, os americanos já estão pousando no CVN 77!!
Muito bonitas as fotos, mas gostaria mesmo de saber quando ele voltara a ativa. Não era só consertar o eixo??? Demora tanto assim???
Alguem tem alguma informação???
Abraços
Fernando
Gostaria de somar ao debate: – É bastante provável que vozes tenham se manifestado de forma responsavelmente crítica quando das decisões sobre a aviação de asa fixa e o NAe para render o “Minitz” Gerais. Tomadas as decisões, estas vozes lealmente silenciaram. – Sem discutir vaidades, deixo o link para um interessante obituário e a citação “o sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão”. http://www.nytimes.com/1996/06/09/us/thomas-connolly-86-top-gun-admiral-dies.html – O longo prazo de um planejamento não pressupõe que ele seja o melhor. – Comentário de 10 de março: “Se queremos FFAA de primeiro mundo, seria interessante importarmos alguns conceitos como accountability.… Read more »
Caro Ricardo, já não é a primeira vez que vejo alguém, a propósito dos planos para as FA’s brasileiras mencionar o BRIC. Mas me digam, que tem o “B” a ver com o “RIC”? Os três têm populações imensamente maiores que o Brasil. Os três têm economias muito maiores do que a Brasileira. Os três têm um desenvolvimento tecnológico muito maior que o Brasil. E mais importante: os três estão geográficamente localizados em zonas muito mais instáveis do que o Brasil, e por isso os três têm a BOMBA ATÓMICA. Agora me digam, para quê comparar o que não é… Read more »
sr. João…
quem trouxe os BRICs à cobversa fui eu, e não Ricardo.
A propósito, acho que o Brasil em certos aspectos está muito à frente de India, China e Russia.
Se a Marinha Portuguesa decidiu não ter NAes, ótimo. Não temos o “guarda-chuva protetor” de uma OTAN para nos basear quando fazemos nosso planejamento.
O Brasil decidiu ter, e não foi quando comprou o A-12, mas sim quando comprou o A-11. Faltou planejamento, faltou avaliar melhor o cenário futuro, faltou um monte de coisas. O que não faltou e não falta é palpiteiro…
Caro Fred, tem razão, o assunto do BRIC foi trazido por si. Já tinha postado o meu comentário quando me apercebi do erro. Só não percebi o comentário sobre a opção de NAe’s por parte da Marinha Portuguesa. Julgo que o facto de eu ser português, não tem de trazer logo uma comparação com a marinha do meu país. Parece que há uma disputa latente e permanente. Não está em causa comparações com a Marinha de Portugal, é óbvio que são dois cenários económicos e estratégicos completamente diferentes. Aquilo que estava em causa é a comparação e equiparação que foi… Read more »
Dose de otimismmo!
O a12 vai voltar ao mar em breve e para 2014/15 já teremos um lote de “Rafale” naval para a MB….
hehehehe
Oi João, Não é disputa entre Brasil e Portugal, não… Coloquei a Marinha Portuguesa como exemplo, mas outras Marinhas européias também seguem o mesmo caminho, em termos operacionais. Eu sou da opinião de que o Brasil tem que olhar para todo o Atlantico Sul se quiser levar a sério sua defesa costeira, e para isso precisa contar com meios que dêem cobertura à esquadra. Mas concordo contigo de que NAes e SBNs são meios caros, vão impor um grande peso na balança do orçamento naval brasileiro, e temos muitas coisas a fazer… De resto, seu comnetário é sempre muito bem… Read more »
Façam suas orações. Em 21 de julho de 2009, ele volta a navegar, pelo cronograma!!!
Adsumus!!!
Caros postulantes:
Tenho certeza que dentre alguns dos que aqui manifestaram suas opiniões, deve haver alguêm com “informações” concretas de lá de dentro sobre a volta do A-12.
Alguêm sabe aqui em “detalhes” como estão os reparos finais ?
Já existe a previsão da primeira navegação para testes ?
Bem acredito que dentre todos aqui as informações começarão a aparecer.
Vamos lá pessoal !
[…] reportagem do vídeo acima foi exibida no SBT e mostra a fase final dos trabalhos no NAe São Paulo (A12), que está retornando ao setor operativo da Esquadra revitalizado e com algumas modernizações. […]
Отлично сделали, есть чему поучиться.
Хорошо придумали, главное с толком и расстановкой.