ACRUX IV – Operação multinacional no Pantanal
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), o comandante da Agência Fluvial de Porto Murtinho, Capitão – Tenente Carlos Henrique de Souza Gomes e demais autoridades recepcionaram, dia 20, quarta-feira, pela manha, comandantes, oficiais e marinheiros de cinco navios brasileiros da Marinha do Brasil dos estados de MS e MT no porto geral.
Segundo o Capitão – de – mar e guerra, comandante da Flotilha de Mato Grosso, Cláudio da Costa Lisboa, a estada em Porto Murtinho trata-se da Operação Multinacional – Acrux IV, com a participação da Marinha do Brasil e as Armadas do Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia que atracarão em Porto Murtinho, amanha, dia 21.
A Operação ACRUX é uma operação ribeirinha combinada que possibilita estreitamento dos laços de amizade entre os países, consolidação de entendimentos profícuos entre as Marinhas e, marca, a presença das forças na região de fronteira.
Informou que só de participantes da marinha brasileira serão quatrocentos homens, e dos demais países, cerca de trezentos marinheiros que permaneceram em Porto Murtinho até o dia 31 de maio.
Segundo o prefeito Nelson Cintra receber a visita das autoridades e seus respectivos comandados do Brasil e dos demais países ser muito importante. Disse que a Prefeitura Municipal em parceria com a 2ª Companhia de Fronteira e diversos colaboradores organizaram algumas atividades esportivas e culturais para que os militares possam conhecer a cidade, interagir com os moradores e conhecerem o trabalho bem sucedido realizado pelo Poder Executivo murtinhense através da Secretarias de Assistência Social e Educação e Cultura que assistem mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens, a exemplo dos projetos sócio – culturais, Coral Meninas Cantoras, Banda Musical e Toro – Candil – Encantado e Bandido.
FONTE: MS Notícias
Visto por esse angulo, U-17 Parnaíba parece um Nae.
O nosso valente e “velhinho” Monitor continua na ativa. E creio que por bastante tempo,pois suas máquinas são novas, alem do fato dele possuir capacidade de receber 1 helicóptero orgânico. Naquelas regiões, isso é muito importante.
abraços.
O Parnaíba é o Rei do rio, deve ter poder de fogo superior a toda Marinha boliviana, e quiça do Paraguai.
Os patrulhas tbm marcaram presença, e o navio patrulha PENEDO P 14, mais uma vez marcando posicao na acrux 2009…
Os patrulhas sempre estao na atividade eles que tem a ligaçao direta com a populaçao ribeirinhas, o P14 PENEDO tem sempre nos ajudado nessa açao para os tratamentos dentarios e ajuda médica as populaçao ribeirinhas, queria agradecer a todos os tripulantes do P14 do navio patrulha PENEDO por essas açoes…
O meu irmao serve por la, queria dar boa sorte a todos, estou torcendo por vcs…
Bjus…
Parabenz a todos militares pela operaçao…
nao deixamos a desejar…
abraços.
um abraco a todos os militares da 1ªcia opesp, especializada em reconhecimento, por ter feito um exelente trabalho por traz das linhas inimigas e sem o qual a infantaria combinada dos paises envolvidos nao teria conseguido cumprir sua missao.
Nós não queremos reconhecimento, nós fazemos o RECONHECIMENTO.
OPERAÇÕES ESPECIAIS os quarenta estão em todos os lugares