u214-papanikolis

Segundo o Grupo Jane´s, a Marinha alemã está mantendo conversações com a ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) acerca do submarino U214 originalmente encomendada pela Marinha Helênica, após prolongadas dificuldades contratuais entre a Alemanha e a Grécia.

A unidade em questão é o submarino Papanikolis (S120), o primeiro de quatro submarinos U214 encomendados por Atenas no ano 2000. O Governo grego se recusou a aceitar o submarino em 2006, após as primeiras provas de mar, por causa de “deficiências técnicas”. A Grécia ainda se recusa a aceitar o submarino e tem deixado de efetuar os pagamentos, pedindo uma revisão do contrato de nove anos.

u214

Em setembro de 2008, a Agência de Defesa alemã BWB (Bundesamt für Wehrtechnik und Beschaffung) realizou extensas provas de mar com o Papanikolis e certificou a navegabilidade do submarino.

A integração do Papanikolis à Marinha Alemã seria relativamente simples, porque a classe U214 é similar à U212 em serviço naquela marinha. No entanto, o negócio seria feito fora do orçamento regular, para não obstruir o terceiro lote do U212 planejado.

Uma vez que o U214 foi construído sob especificações gregas, será necessário fazer modificações em alguns equipamentos, para satisfazer exigências operacionais da Marinha Alemã.

Segundo o Jane´s, a Grécia deve à TKMS um total de 609 milhões de euros (US$ 839 milhões) em pagamentos pendentes. O segundo U214 grego Pipinos (S121) encontra-se fazendo provas de mar em Piraeus. A prontificação das demais unidades, Matrozos (S122) e Katsonis (S123), prossegue normalmente.

Abaixo, o vídeo promocional grego do U214 e do programa de modernização Neptune II para a instalação de propulsão AIP nos U209 helênicos.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments