O texto abaixo é a reprodução de um comentário de um leitor que se identifica como sendo um fuzileiro naval que serve no 1º Distrito Naval.

O comentário foi deixado na matéria sobre a prisão de três homens que estavam fardados e tentaram invadir as instalações da Marinha no dia 27.05, provavelmente para roubar armas.

“A guarda do Primeiro Distrito Naval, composta por nós, Fuzileiros Navais, do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, está sempre pronta alerta e muito bem preparada para coibir quaisquer iniciativas criminosas como esta recentemente ocorrida e a prova disto é que esta não foi exceção, pois já aconteceram outras tentativas como esta, tambem frustradas, no passado próximo.

Infelizmente o reconhecimento a ações como esta por parte de nossos superiores ainda não se reflete em uma escala de serviço mais folgada que possibilitasse maior engajamento por parte de uma tropa menos desgastada e cansada e destruída por uma escala de serviço tão apertada, tantas missões a cumprir que nos são impostas no dia-a-dia e ainda uma rotina de expediente que muitas vezes é estendida após o horário regulamentar em muitas horas.

E o que se dizer das péssimas instalações nas quais a Guarda do DN é obrigada a habitar todas as vezes que está de serviço, onde somos obrigados a conviver diretamente inclusive com baratas, calor intenso, falta de ventilação (se quisermos sobreviver ao calor temos de levar ventiladores de casa para o Corpo da Guarda) e arejamento mínimo necessário à sobrevivência de um ser humano e ainda muitas outras discrepâncias, como a má vontade do pessoal do Distrito em atender nossas solicitações, que muitas das vezes mais parecem um pedido de socorro vindo de uma “voz do que clama no deserto”

… Parabéns verdadeiros Heróis anônimos que além de vencer todas as dificuldades acima relatadas (que são verídicas pois faço parte desse efetivo e convivo de perto com tudo isso) ainda tem disposição e competencia pra implementar uma Ação Espetacular como essa prendendo esses meliantes, resguardando o patrimônio Naval e Nacional, pondo em risco suas próprias vidas pelo desempenho de um bom Serviço.

Ad Sumus Companheiros, Guerreiros, Fuzileiros, realmente Superiores à Tudo, mais uma vez Parabéns e que Deus nos abençõe e nos guarde todos os dias e a todas as “Guardas” em todos os lugares… …e nos livre não só dos meliantes mas também da falta de consideração e sensibilidade de nossos superiores hierárquicos, que numa situação como essas se inflam de orgulho pra falar em “NÓS” mas no dia-a-dia da convivência da Caserna nos abandonam à própria sorte como acima comentado. Se os meliantes tivessem logrado êxito, cabeças estariam sendo cortadas nesse exato momento, mas mediante seu insucesso, ‘não fizemos mais do que nossa obrigação’… ”

NOTA do BLOG: Se realmente é verdadeira a situação das condições de trabalho da guarda do CFN no 1ºDN, está mais do que na hora de se mudar isso, até como prêmio pela eficiência da guarnição. A Marinha não pode economizar em condições mínimas de trabalho aos seus homens, ainda mais para aqueles que arriscam suas vidas enfrentando bandidos.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Callia

Ad Sumus.

Sopa

Não é de se duvidar, pelo estado que vive nossas forças, e pelo andar da corroagem será só mais um desabafo !!

“Servir nas forças do Brasil é uma B@#$ST#, mas é maravilhoso, servir nas forças dos EUA é maravilhoso, mas é uma B@#$ST#.”

Sds.

Eduardo

Antes de se pensar em gastar bilhões para reequipar a frota, é mais que necessário pensar naqueles que a conduzirão!
Por favor, Marinha e demais forças armadas brasileiras, creio que eu não preciso lembrar que qualquer força é feita primeiramente por homens, que se for o caso, até a vida darão para proteger esta pátria.
Cuidem melhor dos nossos homens!
Abraço.

joao terba

A culpa não é só do governo,olha só a qualidade de vida dos oficiais e dos soldados,adidos militares espalhado por vários países,navios velhos gastando dinheiro em manutenção,cartão corporativo,eles só querem promoção.abraço.

Lobo do Mar

Esta situação não e só na área do 1º DN, mais sim em todos quartéis espalhados
pelo Brasil. Escalas das praças apertado, alojamentos sem condições de habitação,
rancho pegando e muitas outras coisas. Nossos comandantes só pensam na sua carreira,
usam a hierarquia para tudo, hierarquia que só existe de cima para baixo.
Pobres praças que são reféns de OFICIAS CARREIRISTAS.
Sonho um dia nossas forças armadas entrarem em combate real para que nossas praças sejam respeitadas como são as praças de outras nações. DEUS SALVE A MARINHA.

João das Botas

Se fosse um Fuzileiro naval de verdade não estaria tratando de assuntos internos da corporação, que em nada interessam ao cidadão preocupado com os rumos da nossa nação e com a operacionalidade das nossas FFAA.Igual a este já tivemos vários : almirante negro, lamarca, cb anselmo etc…

Marcelo Ostra

Joao, pelo jeito vc nunca chegou perto de um corpo da guarda, nao imagina o que seja escala apertada e um corpo da guarda sem ventilaão e minimas condições

é realmente e opinião como essa que ajudam, principalmente vindo de alguem que pelas palavras demonstra ser de quem “sabe e viveu tudo”

Queria ver deppois de 3 dias em 1 x 1 …

Da um tempo meu !

Mod MO

McNamara

Força Armada não é encosto. Pede para sair!!! O que dizer de um fuzileiro de selva do EB, num pelotão de fronteira, com expediente de doze horas por dia? Jovem, soldado, patriota, convivendo com o calor infernal, mosquitos, chuva inclemente, barro, cobras e toda a sorte de perigos oferecida pela floresta tropical??? E ainda, o perigo de ser atacado, não pela marginália carioca, mas pelo inimigo guerrilheiro, que mora ao lado, no país vizinho???
fuzileiro Naval fresco??? Pede para sair!!!

Marcelo Ostra

Não Mac

Não é bem assim, o FZo tem razão meu, sei muito bem do que ele esta falando,

Ele merece to respeito e compreenção nestas verdades

Mod MO

McNamara

Eu fui soldado, MO. Sei bem o que é um corpo da guarda bem abafadinho e o que é o pelotão de fronteira de que falei.

Monte

Esse McNamara é outro que nunca puxou um “0 as 2 ou um 4 as 6” com Fuzil na mão em prol da nação! Ta falando do que não conhece!!
Abraços.
“Saltar, lutar, vencer!”

julio

Acima de qualquer coisa, em qualquer profissão há que se valorizar o profissional, o ser humano. Acho que não se trata de conforto no corpo da quarda ou escala que permita maior folga, mas, uma condição mais digna ao militar que é responsavel pela segurança da base ou quartel e principalmente valorização daqueles que escolheram a profissão.

João Curitiba

Será que o general Heleno é “fresquinho”? Ele disse com todas as letras que o que os soldados na selva precisam é de ar condicionado e geladeira para os alimentos não estragarem. Que isto era o mínimo que se poderia querer para eles. Que armas e outros equipamentos poderiam esperar, mas pelo menos uma geladeira se fazia necessário.
Alguém vai peitar o general?

Don D

Eu também fui 3o Sargento de um batalhão de infantaria blindada, unidade de elite do EB e sei o que o Fuzileiro ali está dizendo, concordo com ele, precisamos de mais infra estrutura e menos “filet Mignom” no cassino dos oficiais, quanto ao comentário ridículo do Macnamara digo que um combatente de selva está lá por opção, adequado à selva, mas tb tem seu nível proporcional de conforto, pede pra um Guerreiro da selva tirar 24 por 24 aqui em Curitiba no inverno das 4 às 6, a menos cinco de temperatura, ele também iria reclamar bastante, e servir com… Read more »

Roberto CR

João das Botas em 28 Mai, 2009 às 19:43 “Se fosse um Fuzileiro naval de verdade não estaria tratando de assuntos internos da corporação, que em nada interessam ao cidadão preocupado com os rumos da nossa nação… “. Soldado não é pano de chão Sr. João, e este cidadão aqui é preocupado sim com o rumo da nação simplesmente porque é do meu bolso que sai o soldo da turma do ar condicionado e, entre outras coisas, pela condição de quem pode perder a vida em sua defesa. Essa sua opinião sobre o fato só mostra o quanto é necessária… Read more »

zocca

se sofrer para tirar servissos de guarda nos quarteis ganhasse guerra, os americanos não teriam tanto luxo e armamento moderno, tenho certeza que se os fuzileiro forem chamados para defenderem o pais, farão muito mais sacrificios, inclusive o da propria vida se for nescessario.com relação aos oficiais tambem concordo, pois pra eles soldado e cabo,são conciderados bichos,sou policial militar e aqui não e diferente,na comida de soldado, vem asa de frango,pescosso de frango, pe de frango etc, enquanto que para os cuecas de seda, vem peito de frango,coxa de frango, aqui pelo jeito não e diferente da argentina quando da… Read more »

João Curitiba

O general Paton era considerado um líder e seus exércitos sempre eram os mais aguerridos porque seus soldados eram bem tratados. O general fazia questão que eles comessem bem (comida quente), dormissem bem e não perdessem tempo com coisas supérfluas. Por exemplo: seus soldados não precisavam armar e desarmar as barracas. Tinha um pessoal de apoio pra fazer isso. Outro aspecto é que ele fazia questão de estar sempre no front. Outro grande líder militar foi Júlio César. Ele cavava valas junto com seus legionários. Passava sede para que os feridos tivessem o que beber. Cada legionário dava a vida… Read more »

Patriota

Tô vendo que as coisas não mudaram nada continua a mesma @#%¨&¨&( servir as FAs no Brasil, quarteis em pessimas condições,alojamentos apertados e mal ventilados , escala de serviço esgotante, equipamento obsoleto e pra variar os mesmos comandantes pijamas. Eu me lembro como era Infelizmente não temos muitos superiores como o General Heleno grandes oficiais como ele são raridade no Brasil. João das Botas Vc fala isto pq não sabe o que é ser militar vc deve como um destes funcionarios publicos que fica o dia inteiro sentado em uma cadeira em um escritorio bonitinho e arrumado embaixo de um… Read more »

Jaique Sparro

Estou com vcfuzileiro,infante,paraquedista marinheiro e demais praças das nossas FFAA.
Pra se guerreironão não precisa tratar ninguém como bicho,quando o tratamento pros oficiais é bem melhor.

angelo PC

Fui militar e policial militar. Como policial ao longo de 11 anos, somente me lembro de um Ten Cel que saia junto a tropa para operações de policiamento. Vistoriava viaturas, frequentava o rancho e acompanhava flagrantes em Delegacia de Polícia com os subordinados. A tropa dava a vida por ele em uma ocorrência, trabalhavamos horas a mais sem reclamação. Ele era um líder, ao contrário da grande maioria dos “oficiais carreiristas” como foi bem dito anteriormente.

RodrigoBR

A questão é que já deveria ter acabado essa frescura de diferenças colossais de tratamento e condições entre oficiais e os demais praças no Brasil! Um soldado ganha um péssimo salário, péssima alimentação(inclusive o do próprio rancho), péssimas condições de alojamento, etc. Essa $%%$# já deveria ter acabado a muito tempo! No mínimo, a alimentação deveria ser a mesma desde o general ao recruta! Isso obrigaria a aumentar a qualidade da alimentação. Não deveria haver a separação dos ambientes em que os oficiais e praças no rancho! Isso tudo eh frescura! As condições de alojamento também deveriam ser compatíveis com… Read more »

Tadeu

McNamara em 28 Mai, 2009 às 20:12

“…Força Armada não é encosto. Pede para sair!!!…”
________________

Da milenar sabedoria chinesa, escrito a 3.000 anos atrás :
__________________

“O exercito é uma massa que precisa de organização para tornar-se uma força de combate. Sem uma firme disciplina nada se pode alcançar. Porém tal disciplina não pode ser atingida através de meios violentos.”

“Quando o superior cuida bem dos seus soldados,
conquista a lealdade destes. E só se pode mover uma guerra vitoriosa quando existe esta aliança verdadeira entre o comandante e seu exercito.”

Omega

Cortem as verbas para os ‘tataranetos’ dos militares e assim terão recursos necessários para satisfazer à necessidade das forças.

É noticiado que grande parte dos recursos destinado às forças são para soldos e penções que se extendem além dos filhos dos militares.

Farragut

Da última vez que soube, a escala dos SD é “um por um”.

Qto ao usar a internet p/ desabafo, é parte do jogo no mundo de hoje. Este blog é prova disto. certo ou errado, ou a instituição convive c/ isto ou aprende a lidar. É um fenômeno dos tempos atuais.

Direto do Fundo do Mar

Antes de mais nada: Bravo Zulu aos FN da Guarda do 1ºDN! Em segundo lugar, soldado é um ser humano como outro qualquer. Se o 1ºDN ( não vou generalizar a MB ou o Comando dos FN ), não proporciona aos soldados o mínimo no quesito qualidade para o desempenho de suas funções, esta é uma situação que deve sim, ser denunciada para que a opinião pública tenha conhecimento dos fatos. Chega desta discriminação hierárquica extremosa. Vejam, não estou apregoando que soldados e generais possuam o mesmo tratamento. O que estou defendendo é que o mínimo seja feito para todos.… Read more »

Getulio - São Paulo

Como em todo serviço público no país, existem aqueles que trabalham, dedicam sua vida em seu trabalho. Existem aqueles servidores que ao assumirem um cargo no qual deveriam valorizar os subordinados, fazem o contrário, resolvem pisar nestes. A discrepância salarial é gritante. Não fosse isso, as estruturas militares, fora a FAB que é recente, de meados do século XX, as demais remontam o Império Brasileiro. Veja-se a história do Brasil. O dia a dia dos marinheiros distoa dos banquetes diários servidos nas bases navais, principalmente no Rio, onde pessoas são verdadeiros serviçais, como se os servidos fossem monarcas. não difere… Read more »

Azevedo

Apenas curiosidades:
– Ross Perot é da turma de 1953 de Annapolis e teve 19% dos votos na eleição de 1992, considerado % elevado p/ um candidato independente.
– Seu vice na chapa era o almirante Stockdale, turma de 1947 de Annapolis, aviador naval, prisioneiro de guerra no Vietnam, agraciado c/ a Medal of Honor e um Arleigh Burke (DDG-106) receberá seu nome.

Cláudio Melo

Houve o tempo em que os nossos marinheiros eram tratados à chibata.

Melhoramos um pouco nesse aspecto mas muito precisa ser feitos para que as nossas praças sejam tratadas com a dignidade que merecem, seja no glorioso CFN ou em qualquer outra Força.

Como manter alto o moral da tropa se os comandantes descuram das responsabilidades de gestores?

Dunga

Como sempre a gente comenta; realmente tem duas marinhas do Brasil:

A Primeira que o Governo federal vai gastar 17,6 Bilhoes de Reais para construir os Submarinos nucleares;

E a Segunda que não tem peças de reposição; não tem misseis nos navios; não tem verba para manutenção ordinaria de equipamentos; não tem ventilação no dormitorio da guarda; não tem… ;não tem …; não tem…

Qual a Marinha que todos desejam a DA ILHA DA FANTASIA ou a da realidade?

Operti

Concordo que as condições dos praças podem ser muito melhoradas, isso é um fato. Mas, discordo do Getulio no trecho em que ele diz “O dia a dia dos marinheiros distoa dos banquetes diários servidos nas bases navais, principalmente no Rio, onde pessoas são verdadeiros serviçais”. Estão longe de ser banquetes os ranchos dos oficiais “nas bases navais” espalhadas pelo país. A título de exemplo, já estive em quartel de fuzileiros em que o rancho no dia foi um mexido de arroz com frango e legumes, acompanhado de feijão aguado. E embarquei num navio em que o almoço/jantar foi, mais… Read more »

Das profundezas abissais

O GLOBO (EXCLUSIVO) – 29/05/2009 A invasão de três homens ao 1º Distrito Naval, na madrugada de quarta-feira, foi planejada e contou com a participação de um soldado da própria Marinha. Identificado pelos comparsas apenas como Vítor, ele queria roubar quatro fuzis calibre 762 na troca da guarda e vendê-los a R$ 40 mil para traficantes da Vila Cruzeiro. No depoimento prestado dentro do 1º Distrito Naval, os presos Sidclei Silva Oliveira, Luiz Fernando Marins de Freitas e Anderson Ataide de Jesus revelaram que o roubo foi determinado por Lúcio Mauro Carneiro dos Passos, o Biscoito, traficante do Morro da… Read more »

joao terba

Não é atoa que eles querem serviço obrigatório.

Francisco AMX

Esta é a realidade das FABs, enquanto soldados e sargentos além de alguns oficiais de baixo calão, responsáveis por colocar a “cara para bater” não tem um mínimo de condição de higiene e conforto para executar seu trabalho, porém o alto comando da MB, do Rio, é flagrado efetuando compras de caviar, vinho francês, salmão…
Infelizmente estes oficiais são uma praga, uma vergonha, não são diferentes dos políticos, são os capangas de elite destes!
Eta país difícil…mas vamos em frente!

Monte

McNamara: Nossos valorosos soldados e cabos não são a “A turma do porão” na verdade são eles que carregam o piano. CBs e SDs não trabalham para os oficiais eles trabalham para a nação. Se vc serviu mesmo, coisa que não acredito, é uma pena que pense dessa maneira! Poderia ser mais um a ajudar na luta pela melhoria das condições de trabalho desses dedicados jovens.
Abraços.
“Saltar, lutar, vencer”

João Curitiba

Para descontrair: Em uma noite de neblina no mar, o capitão de um navio viu o que pareciam ser as luzes de um outro navio navegando em sua direção. Ele mandou seu sinaleiro contatar a outra embarcação com sinais luminosos. A mensagem era: Mude seu curso para 10 graus sul. Veio a resposta: Mude seu curso para 10 graus norte. Então o capitão respondeu: Sou um capitão, portanto mude seu curso para 10 graus sul. Resposta: Sou um marinheiro de primeira classe. Mude seu curso para 10 graus norte. Essa última mensagem realmente enfureceu o capitão e por isso ele… Read more »

Tarkus

Acho que “Victor” vai virar “Oscar”

Sérgio

Repostado Camarada Ray -camarada de camaradagem, não no outro sentido-, não é de agora q as coisas são do jeito q são. Qdo resolveram adotar um recrutamento mais selecionado, deveriam saber q também haveria uma melhor qualidade de massa encefálica, e é justo vossa repulsa, pois demonstra o total desrespeito com o ser humano, e principalmente os peões que protegem seus iguais, iguais em seres humanos, não hierarquicamente – não é apologia e nem rebeldia – que sentem-se diferentes, mas na hora da dor de barriga ficam na mesma posição que todos os demais. Se houver uma maior atenção da… Read more »

McNamara

É impressionante o ranço existente em certos comentários acima, dos quais respondo ao tal de DonD, que diz que foi 3S numa unidade de elite do EB …deve ser o 20 BIB talvez, de elite, não sei aonde…
E o tal do Rodrigo BR, com comentários esdrúxulos a respeito do Colégio Militar de Manau… eu acho que ele estava sim em algum presídio em Manaus.

Sérgio

João das Botas em 28 Mai, 2009 às 19:43
McNamara em 28 Mai, 2009 às 20:12

João, no seu Nick name, parece estar faltando um “S”, pois ficará melhor caracterizado a sua maneira de ver e do Mc.

McNamara

E mais, quanto ao episódio do Rio de Janeiro, cumprir com o dever, e se achar cheio de razão para contestar o mundo, é ridículo, coisa de adolescente. Fui soldado, tirei serviço de dia, de noite, com chuva, sol frio etc.. . Mas está lá, na história, cumpri com meu dever de cidadão. Esta história de igualdade entre oficiais, sargentos e praças, é balela. A turma do porão pode meter a boca, que é de graça, mas nada vai mudar!

zocca

o operti, sera que não era o caso de se trocar o cozinheiro. brincadeirinha kkkkkkk um abraço

zocca

o mcnamara, voce parece que faz parte do so pra contrariar, alem de demonstrar pelo seu comentario 1 de que e um baita puxa saco de graduado, ou de que voce e um.

McNamara

Não, prezado Zocca, eu faço parte da razão que se sobrepõe à emoção. Simples assim. Abraços.

Lobo do Mar

Venho mais uma vez explicar alguns fotos sobre este debate, ninguém aqui quer igualdade entre Oficias e Praças, queremos respeito, a maioria são excelentes profissionais muitos com nível superior. A maioria dos homens brasilerio já sérvio em alguma força e sabe muito bem o que e ser RECRUTA. Oficias subalterno e intermediário também vivem em estado deplorável em alguns quartéis, mais como disse em outra postagem a maioria são carreiristas, pois sabem que no futuro vão desfrutar das mordomias das patentes. Hoje todas são reféns do mundo político, onde fincam esperando bons empregos no final de suas carreiras sejam estatais… Read more »

Cláudio Melo

Parece-me que o foco da discussão está sendo desviado. O post é baseado na experiência de um FZO. Ele relata que as condições de trabalho são muito ruins para quem está de serviço no corpo da guarda. As condições de trabalho para as praças das nossas FA são adequadas ou não? E para os graduados? O NAE São Paulo sofreu uma explosão em uma das tubulações de vapor, com baixa em vidas humanas em tempo de paz. Isso e aceitável? Meu cunhado estava lá. Era oficial. Já deu baixa. É engenheiro mecânico e está na Petrobras. Ele me contou descreveu… Read more »

Aluisio

O McNamara deve fazer parte da ala fascista das FAs brasileiras que ainda bem,estão se aposentando,mas ainda existem alguns desses vermes entocados nas casernas pelo país afora. São do tipo de sádicos como o acima que acham que praça tem que fazer o que mandam e sem reclamar,e se pedem condições dignas para defender esse país,são fracos e inúteis. Nem na Alemanha nazista existia esse tipo de conduta,sinceramente espero ansioso que essa geração de ignorantes seja substituida em breve por uma geração de mente aberta e bom senso…

McNamara

O Aluísio deve fazer parte da Ala dos sem QI…Aqueles que conhecem a verdade, mas não a reconhecem por incapacidade intelectual, por isso estão onde estão, e são o que são. E o “Monte”, Monte sei lá do que, que tece comentários supostamente desafiadores, porém sem sentido. O comentário que favorece o debate crítico, é sempre bem vindo em uma democracia,porém o que se vê é a turba ignorante enfurecida, ao invés de debatedores munidos de argumentos.

Marcelo Ostra

Calma Mac

A maioria que postou foi soldado tbm, nao eh facil tirar guarda nas condiçoes citadas e creio que todos nos que fomos passamos por iisso e nao gostamos, ainda mais em 1 x 1 ou 2 x 1, isso acaba com o cara

Nao perca a esportiva

Abs
Mod MO

Noel

Repetindo meu ccomentario, no outro post. Ray, ótimo o seu desabafo; como existem Comandantes do DN que acompanham o Blog, seria interessante, confirmar as condições relatadas pelo Ray, não custa nada conferir, e corrigir se for o caso.

Farragut

Se aconteceu como descrito em comentário acima, a prisão dos bandidos não pode jogar para debaixo do tapete as falhas ocorridas.
> um carro ficou parado uma semana dentro do complexo
> o outro carro passou com a “lenda” da emergência médica, mais de 1h da manhã
> existe emergência médica nos hospitais do complexo?
> levou mais de 10 minutos para que isto causasse “estranheza”