N/M Mercosul Suape – PPUW, apresentando o mais novo navio brasileiro
Atracou hoje, dia 30 de maio, ao redor das 10:40 hrs, no cais do Armazém 35 do Porto de Santos, o N/M Mercosul Suape, a mais nova unidade da Marinha Mercante nacional, procedente de Manaus, AM, com escala em Suape, PE.
Transferido recentemente para bandeira brasileira, o Porta Containers Mercosul Suape, unidade da classe VW 2500 mod, foi construído no estaleiro Volkswerft GmbH Stralsund, em Stralsund, Alemanha. Originalmente encomendado pelo armador dinamarquês Maersk Line , do grupo A P Moller, de Copenhaguem, sendo encomendado como Maersk Newbury, foi transferido para sua subsidiária nacional, Mercosul Line Navegação e Logistica Ltda (Mercosul Line), São Paulo, SP, realizando o processo de transferência e nacionalização em Manaus.
O moderníssimo navio de 5a. geração possui as seguintes caracteristicas técnicas:
- N/M Mercosul Suape – PPUW (Ex M/V Maersk Newbury – 2BLC8 – bandeira inglesa)
- IMO: 9356141 – Bandeira Brasil – Porto de registro: Manaus
- Batimento de quilha: 07 de agosto, 2008 – Lançamento: 11 de outubro, 2008 – Entrega ao trafego: 21 de novembro, 2008 (Como Maersk Newburry)
- Dwt: 35.221 t. – Grt: 25.888 t. – Nrt: 12.688 t. – Deslocamento a plena carga de aproximadamente 45.000 t. – Comprimento Total: 210,54 m, Boca: 29,88 m – Calado máximo: 11,40 m – MCP: 1 motor diesel Man-B&W de 7cy tipo 7L70MEC, com 29.598 bhp de potência e 108 rpm, desenvolvendo velocidade máxima de 22,10 nós em passo contínuo
- O navio está capacitado para o transporte de 2.478 Teus, divididos em 992 teus nos porões e 1.486 teus no convés, incluindo 488 unidades refrigeradas
Desejamos navegações tranquilas e mares serenos para o Mercosul Suape.
Fotos: Lauro Franguetto Filho – www.pbase.com/portofsantos – Santos Shiplovers + Marcelo Ostra
Agradecimento: Praticagem de Santos – Prático Fábio de Melo Fontes
bonito navio
cor feia e cafona
(Risos) realmente Dornier, fases jus ao seu Nick :-). De navios mercantes es um otimo entusiasta aereo 🙂
De fato as cores de “Sua Majestade Maersk” sao realmente feionas e cafonas, opinão compartilhada por 0,000000000000367 % dos shiplovers do mundo, porcentagem esta a qual NAO me incluo
Risos, mas valeu
Abs
Mod Mo
Basque, até onde sei todos nosso rojetos construídos aqui de navios deste porte e tenologia foram projetos construídos sob licensa de estaleiro estrangeiro, sendo os ultimos sob minha ótica (neste nivel ou equivalente a época) os N/M Aliança Brasil e Aliança Europa, em 1993/4
Ou seja se possuimos tal tecnologia, para navios deste nível tecnologico de projeto e equipamentos nossos, desconheço
Abs
Mod MO
Caro amigo que viu ele pasar por Macapá, inadvertidamente e sem querer apaguei sua msg, peço gentileza posta-la novamente, e pelo publicamente minhas desculpas pela minha desatenção
Minhas sinceras desculpas
Mod MO
Estalando de novo
Ei, MO…
Temos capacidade (estaleiro e tecnologia) de se construir um destes grandões por aqui, ou só “importando” mesmo ??
Sds.
Exatamente,
Nos so montamos o navio, o que é feito aqui é a parte bruta apenas, casco e superestrutura, o “caro” ( projeto, maquinário, equipamentos, motores, e etc…) vem de de fora, tivemos um navio encomendado também no estaleiro EISA,( por armador Americano) que alias ficou muito bom para transporte de graneis, projeto de alta tecnologia!
O “M/V GYPSUM INTEGRITY”o nome ja diz o que ele transporta ne…
http://www.shipspotting.com/modules/myalbum/photo.php?lid=914305
E por sinal a unica foto dele no shipspotting é a do Sr Rogério Cordeiro, que ficou muito boa.
Sds Mercantes