Continuam as buscas à aeronave do voo AF 447 da Air France
A Marinha do Brasil informa que, atualmente, três de seus navios operam no local indicado da queda da aeronave da Air France (voo AF 447) – o Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, a Corveta (Cv) “Caboclo” e a Fragata (F) “Constituição”.
O comandante da fragata “Constituição” assumiu o Comando da Cena de Ação (CCA) marítima e a coordenação das buscas no mar. A área circular com raio de 120 milhas náuticas, centrada na posição onde foi avistada, pela aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), no último dia 2, uma esteira de 5 km de destroços, foi dividida em três setores, sendo um para cada navio da Marinha do Brasil. Com isso, a área de busca de cada navio fica reduzida.
Dessa forma, caso algum objeto ou mancha de óleo seja avistado por aeronave da FAB, o Comandante da Cena de Ação direcionará o navio da Marinha mais próximo da área indicada para investigar. Se for o caso, a fragata “Constituição” empregará sua aeronave orgânica AH-11A Lynx para sobrevoar objeto avistado e auxiliar direcionamento do navio. Até o presente momento, não houve identificação positiva de qualquer destroço.
Além do NPa “Grajaú”, da Cv “Caboclo” e da F “Constituição”, a Marinha emprega outros dois navios nas buscas, com as seguintes previsões de chegada ao local:
- Fragata “Bosísio” – dia 6, às 12h; e
- Navio-Tanque “Gastão Motta” – dia 7, às 21h.
Devido a problemas logísticos, os três Navios Mercantes deixaram, ontem, 3 de junho, a área de busca e retomaram suas rotas.
Condições meteorológicas na área de busca:
- céu encoberto;
- vento Nordeste com intensidade de 5 nós;
- visibilidade boa (8 a 10 milhas náuticas);
- temperatura do ar: 28° C;
- estado do mar: 1 (ondas 0 a 0,1 metros);
- temperatura da água do mar: 30° C; e
- corrente Nordeste com 1 nó.