Comissionado o Brendan Simbwaye
Foi comissionado oficialmente na Marinha da Namíbia o navio-patrulha Brendan Simbwaye na terça-feira passada (2 de maio). O Presidente da Namíbia, Sr. Hifikepunye Pohamba, esteve presente na cerimônia ocorrida em Walvis Bay.
O navio recebeu este nome em homenagem ao heroi nacional Brendan Simbwaye que morreu nas mãos das tropas coloniais da África do Sul em local desconhecido entre 1971 e 1972.
O presidente também lembrou da inestimável ajuda recebida do Governo Brasileiro desde 1994 para formar a marinha daquele país, incluindo a formação de oficiais e o treinamento da tripulação do novo ‘NaPa’. Em 2004 a Marinha do Brasil transferiu a ex-Corveta Purus para a Marinha da Namíbia.
A construção do navio foi feita pelo estaleiro INACE do Ceará e começou em 25 de fevereiro de 2005. O navio foi lançado ao mar em 30 de abril de 2008 e entregue à Marinha da Namíbia em 16 de janeiro desse ano.
O Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, viajou no início da semana para participar da cerimônia na Namíbia, mas com o desaparecimento do Voo AFR 447 da Airbus acabou retornando para o Brasil.
FONTE: Jornal New Era, Namíbia