Comissionado o Brendan Simbwaye
Foi comissionado oficialmente na Marinha da Namíbia o navio-patrulha Brendan Simbwaye na terça-feira passada (2 de maio). O Presidente da Namíbia, Sr. Hifikepunye Pohamba, esteve presente na cerimônia ocorrida em Walvis Bay.
O navio recebeu este nome em homenagem ao heroi nacional Brendan Simbwaye que morreu nas mãos das tropas coloniais da África do Sul em local desconhecido entre 1971 e 1972.
O presidente também lembrou da inestimável ajuda recebida do Governo Brasileiro desde 1994 para formar a marinha daquele país, incluindo a formação de oficiais e o treinamento da tripulação do novo ‘NaPa’. Em 2004 a Marinha do Brasil transferiu a ex-Corveta Purus para a Marinha da Namíbia.
A construção do navio foi feita pelo estaleiro INACE do Ceará e começou em 25 de fevereiro de 2005. O navio foi lançado ao mar em 30 de abril de 2008 e entregue à Marinha da Namíbia em 16 de janeiro desse ano.
O Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, viajou no início da semana para participar da cerimônia na Namíbia, mas com o desaparecimento do Voo AFR 447 da Airbus acabou retornando para o Brasil.
FONTE: Jornal New Era, Namíbia
Este navio foi vendido ou doado?
Vendido !!! Junto foi doado uma velha Imperial Marinheiro.
Qual foi o prazo em que a unidade foi construída? Prazo normal ou houve atraso?
Estamos dando os primeiros passos de uma longa caminhada.
Esse projeto foi totalmente concebido no Brasil ou foi apenas a construção de um projeto comprado???
marujo,
O governo de lá pediu para se reduzir o ritmo da construção devido a problemas financeiros. O Inace constrói um NAPA desses em 2 anos.
Sds,
Obrigado, Igo. O projeto não é brasileiro. Parece-me que é da Vosper Marine, de Singapura.
Segundo a página da Inace, eles estão construindo duas lanchas patrulha para a Marinha da Namíbia. São barcos de 20,90 m. Este barco patrulha objeto da nota tem 46 m.
Além disso, ainda segundo a própria Inace, estão sendo construídas 5 lanchas de patrulha de 22,80 m e dois navios patrulha de 500 t com 54,20 m, todos para a MB.
Fora inúmeros barcos de uso civil para clientes de vários países.
Mas qualificar outro estaleiro p/ fazer o serviço, tá dificil…
Como é, vão arranjar concorrência p/ esse INACE ou este vai se tornar “a Embraer dos barcos patrulha”???
Segundo o Site da INACE existe uma encomenda de 7 navios patrulha a serem entregues este ano.
Acredito que o INACE tenha capacidade de construir um navio patrulha em 6 meses.
saudações