França envia submarino nuclear para buscar caixas pretas

41

rubis-class-ssn

Ministro da Defesa afirma que hipótese de atentado terrorista não está descartada para explicar acidente

O ministro francês de Defesa, Hervé Morin, disse nesta sexta-feira, 5, que a França enviará um submarino nuclear à região do acidente para ajudar na detecção das caixas pretas do Airbus desaparecido. Morin também declarou que hipótese de atentado terrorista não está descartada para explicar o acidente.

“Sempre disse que não podemos descartar o terrorismo”, disse Morin sobre as causas potenciais de destruição do avião. Não há “nenhum elemento ou pista que nos permita corroborar isso, mas a investigação nunca o descartou, pois o terrorismo é hoje a principal ameaça contra nossas democracias”, disse, segundo a AFP.

Morin relatou que não foi informado sobre ameaças contra o voo ou sobre uma eventual reivindicação de autoria, mas alertou que “na maioria dos casos de atentados terroristas contra aviões não houve reivindicação”.

Farol localizador subaquático

As caixas-pretas dos aviões são equipadas com um farol localizador subaquático (ULB). Se você vir a foto de uma caixa-preta, quase sempre verá um objeto pequeno e cilíndrico anexado a uma das extremidades do dispositivo. Ao mesmo tempo que funciona como alça para carregar a caixa-preta, esse cilindro na verdade é um farol.


Foto cedida L-3 Communication Aviation Recorders
Um close de um farol localizador subaquático

Se um avião cai na água, este farol emite um pulso ultrassônico rapidamente detectado pelo sonar e equipamentos acústicos de localização. Existe um sensor de imersão na lateral do farol. Quando a água encosta neste sensor, o farol é ativado.

O farol emite pulsos a 37,5 kHz e consegue emitir som em uma profundidade de até 4.267 m. Uma vez que o farol começa a emitir esse som, faz isso uma vez por segundo durante 30 dias. Esse farol é alimentado por uma bateria protegida que dura seis anos. Raramente o farol arrebenta durante uma colisão de alto impacto.

FONTE: Estadão / Howstuffworks

NOTA do BLOG: A sensibilidade do sistema de sonar passivo do submarino nuclear francês pode ajudar a localizar os sinais acústicos da caixa-preta do avião.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments