Royal Navy testa novas tecnologias anti-submarino no Exercício Blue Toreador
Em abril de 2009, a Royal Navy realizou exercícios anti-submarino (ASW) no Mar Arábico, envolvendo o submarino nuclear de ataque HMS Talent (foto acima), da classe “Trafalgar”, as fragatas Type 23 HMS Somerset e HMS Portland, e o navio de assalto anfíbio HMS Ocean. O destróier americano USS Mitscher também participou.
Os exercícios serviram basicamente para avaliar a capacidade dos novos sonares das fragatas Type 23 e dos helicópteros Merlin, com seus sonares Thales FLASH.
Os novos sonares towed array Thales 2087 e de casco 2050 das fragatas, o 2076 do HMS Talent e o sonar FLASH de mergulho (que equipa os helicópteros Merlin), puderam ser testados uns contra os outros.
O sonar rebocado 2087 de baixa frequência, que equipa as Type 23, é descrito pela Royal Navy como “impressionante”. As fragatas combinaram suas varreduras de sonar ativo com os Merlins, que operaram a partir do HMS Ocean. Os helicópteros pairavam sobre as áreas de busca mergulhando seu sonar FLASH para localizar o HMS Talent.
O submarino nuclear, por sua vez, pode testar suas habilidades de atacar os navios e treinar táticas evasivas, contra múltiplas ameaças. O HMS Talent conseguiu “sombrear” uma Type 23 e fazer o registro detalhado de suas máquinas e ruído do casco, simulando uma operação de inteligência. Em foto mais abaixo, o destróier americano USS Mitscher na perifoto feita pelo HMS Talent.