Sonar dos EUA ajudará Marinha a localizar caixa-preta do AF 447
O comando da Marinha disse nesta quarta-feira que chegaram ao Brasil os equipamentos americanos que vão ajudar a rastrear o sinal emitido pela caixa-preta do avião da Air France. O Almirante Júlio Moura Neto afirmou que a ajuda dos Estados Unidos será importante para o início das investigações sobre as causas do acidente com o vôo 447.
“Os sonares vão ser instalados em navios rebocadores contratados e estão indo para a área, vão ficar andando por lá, e tentando captar qualquer sinal que chegue da caixa-preta. Se nós localizarmos, passamos para a etapa seguinte que é tentar resgatar isso”, disse o almirante. As caixas-pretas emitem um sinal de 37 Mhz em até 6 km de profundidade.
O navio brasileiro Rio de Janeiro (NDD) também será integrado na equipe de buscas da Marinha. A embarcação volta de uma missão no Haiti.
O comandante da Marinha reconhece que o episódio expõe as deficiências dos equipamentos de defesa do Brasil. Julio Moura Neto disse que os submarinos brasileiros não são capazes de mergulhar em grandes profundidades.
“Precisamos construir nossos submarinos de propulsão nuclear. A prioridade é construir 4 submarinos convencionais, de tecnologia francesa, e um submarino nuclear. Também temos que ter navios de patrulha que são fundamentais para estar junto aos campos petrolíferos e patrulhar as águas jurisdicionais”, prevê Moura Neto.
FONTE: Terra