Sonar dos EUA ajudará Marinha a localizar caixa-preta do AF 447

0

O comando da Marinha disse nesta quarta-feira que chegaram ao Brasil os equipamentos americanos que vão ajudar a rastrear o sinal emitido pela caixa-preta do avião da Air France. O Almirante Júlio Moura Neto afirmou que a ajuda dos Estados Unidos será importante para o início das investigações sobre as causas do acidente com o vôo 447.

“Os sonares vão ser instalados em navios rebocadores contratados e estão indo para a área, vão ficar andando por lá, e tentando captar qualquer sinal que chegue da caixa-preta. Se nós localizarmos, passamos para a etapa seguinte que é tentar resgatar isso”, disse o almirante. As caixas-pretas emitem um sinal de 37 Mhz em até 6 km de profundidade.

O navio brasileiro Rio de Janeiro (NDD) também será integrado na equipe de buscas da Marinha. A embarcação volta de uma missão no Haiti.

O comandante da Marinha reconhece que o episódio expõe as deficiências dos equipamentos de defesa do Brasil. Julio Moura Neto disse que os submarinos brasileiros não são capazes de mergulhar em grandes profundidades.

“Precisamos construir nossos submarinos de propulsão nuclear. A prioridade é construir 4 submarinos convencionais, de tecnologia francesa, e um submarino nuclear. Também temos que ter navios de patrulha que são fundamentais para estar junto aos campos petrolíferos e patrulhar as águas jurisdicionais”, prevê Moura Neto.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

Quem sabe agora, com as deficiências aparecendo na mídia brasileira e internacional, as autoridades governamentais do Brasil passem a olhar com o devido carinho e respeito, as nossas fôrças armadas, que tanto nos honra nesses e outros momentos.

Baschera

Jacubão,
Infelizmente acho que não, vão olhar para o lado, como sempre foi.
Mas tenho uma pergunta, já que vão mandar o Navio Desembarque Doca R.J. para lá também : Caraca, quanto já custou esta operação combinada de resgate até agora ?

Sds.

João das Botas

Pois é, olha a 4ª frota aí camaradas!!Sem desrespeito às vítimas e familiares. O equipamento será de grande ajuda.

BUENO

Imagina se o MD tivesse a mesma orientação de muitos que vê nos EUA um inimigo. Parabéns para o MD pelo reconhecimento da defasagem das nossas forças.

BUENO.

Noronha

ora que vai pagar a conta somos nos, quanto a operaçao nao tem nada de combinada porque o governo frances nao que prejudica a airbus.

AJS

Os equipamentos são para os rebocadores franceses.

AJS

…o rebocador frances…

Alexandre Marlon

“Os equipamentos são para os rebocadores franceses” AJS

Assim que estiver concluída a missão tanto os rebocadores quanto os equipamentos, retornarão aos respectivos lugares de origem.

Mauricio R.

Mas e que diferença faria um SSN nacional nessa operação??? O SNA francês tb não pode submergir, até aonde se pensa que as caixas-pretas se encontrem.

Seria o caso de a MB equipar-se c/ algo semelhante ao “Nautile”, que é um submarino p/ profundidades abissais.

Ah é espero que c/ essa exposição das vergonhas marinheiras nacionais, se mexam e providenciem sonares VDS e/ou Towed Array p/ as fragatas “Niterói” ou Type 22 B-1!!!

Igo

São sonares ou hidrofones??