Conheça as aeronaves empregadas pela MB no resgate ao voo AF447
AH-11A Super Lynx – 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1)
- Fabricante: Westland
- Motor: 02 Rolls-Royce Gem 42-1 Mk 1017 de 1.120SHP cada
- Comprimento: 15,16m (com os rotores girando)
- Altura: 3,48m
- Diâmetro do rotor principal: 12,80m
- Peso: 5.126kg (máximo)
- Velocidade: 132 nós (cruzeiro)
- Alcance: 564km (981km com tanques suplementares)
- Autonomia: 2H10min (3H10min com tanques suplementares)
- Navio embarcado: Fragata Constituição (F-42)
UH-13 Esquilo Biturbina – 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)
- Fabricante: Eurocopter
- Motor: 02 turboeixos Allison 250 C20F de 420SHP cada
- Comprimento: 10,91(com os rotores girando)
- Altura: 2,94m
- Diâmetro do rotor principal: 10,69m
- Peso: 2.540kg (2.600kg com carga externa)
- Velocidado: 121,5 nós (cruzeiro)
- Alcance: 707km
- Autonomia: 3H20min.
- Navio embarcado: Fragata Bosísio (F-48)
UH-12 Esquilo – 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)
- Fabricante: Helibrás/Eurocopter
- Motor: 01 Turbomeca Arriel de 650HP
- Comprimento: 10,91(com os rotores girando)
- Altura: 2,94m
- Diâmetro do rotor principal: 10,69m
- Peso: 2.100kg (máximo)
- Velocidado: 126 nós (cruzeiro)
- Alcance: 666km
- Autonomia: 3H20min
- Navio embarcado: Navio de Desembarque Docas Rio de Janeiro (G-31)
UH-14 Super Puma – 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2)
- Fabricante: Eurocopter
- Motor: 02 turboeixos Turbomeca Makila 1A1 de 1.877SHP cada
- Comprimento: 14,76m
- Altura: 4,92m
- Diâmetro do rotor principal: 15,60m
- Peso: 9.000kg (máximo)
- Velocidado: 120 nós (cruzeiro)
- Alcance: 618km
- Autonomia: 3H20min.
- Navio embarcado: Navio de Desembarque Docas Rio de Janeiro (G-31)
Arte: Rudnei Dias da Cunha /FONTE: ComForAerNav, Aviação Naval Brasileira, A Macega, Westland e Eurocopter.
NOTA do BLOG 1: As aeronaves UH-12 e UH-14 foram deslocadas da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para Fortaleza, de onde partirão para embarcar no NDD Rio de Janeiro, conforme Nota nº25.
NOTA do BLOG 2: As aeronaves AH-11A Super Lynx e UH-14 Super Puma, ainda possuem capacidade de realizar HIFR (Helicopter In Flight Refueling), ou seja, conseguem permanecer “on station” por mais tempo.