NRP ‘Arpão’, o segundo U214 português, foi batizado hoje
Hoje, 18 de Junho, teve lugar no estaleiro Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW) a cerimónia de baptismo do N.R.P. Arpão, o segundo submarino português da classe “Tridente”.
Os submarinos da classe “Tridente”, classificados oficialmente como U-209PN, são na realidade submarinos tipo U-214, com propulsão independente da atmosfera, através dum sistema de células de energia. Para alimentar este sistema dispõem de depósitos de hidrogênio e de oxigênio.
Estes submarinos, os maiores U-214 até agora construidos, têm 67,9 metros de comprimento, estão preparados para realizar missões até 45 dias no mar, atigem 20 nós de velocidade máxima em imersão e mergulham a profundidades superiores a 400 metros, como já o provaram nas provas de mar que têm realizado.
O NRP Arpão deverá ser entregue à Marinha portuguesa em 2011, um ano depois da entrega do seu irmão gémeo.
O Tridente e o Arpão levam uma tripulação de 32 elementos, estando preparados para tripulantes femininos. Têm uma capacidade extra de transporte de 10 pessoas, possivelmente forças especiais.
Cada submarino está equipado com oito tubos lança torpedos de 533mm, torpedos WASS SpA Black Shark, minas SEI SpA MN 102 Murena, sonar CSU 90, Sistema de navegação Raytheon MINS, sistema de COMINT/ESM SAAB Avitronics todos integrados e geridos pelo ATLAS Elektronic GmbH ISUS 90. Os U-209PN terão capacidade de defesa anti-aérea.
O NRP Arpão deverá começar provas de mar em Janeiro de 2010.