Navio-escola ‘Brasil’ (U 27) faz XXIII viagem de instrução de guardas-marinha

23

shipphotobrasilu27

Cerimônia de despedida será realizada nesta sexta-feira, na Base Almirante Castro e Silva (RJ). Viagem – com tripulação de 410 militares – compreenderá 21 portos de diversos países e abrangerá os continentes americano, europeu e africano

b064-bras

O Navio Escola BRASIL (U 27) partirá da cidade do Rio de Janeiro para a realização de sua Vigésima Terceira Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXIII VIGM). A Cerimônia de Despedida foi realizada hoje (20/06/09), na Base Almirante Castro e Silva, na cidade do Rio de Janeiro e contou com a presença de autoridades civis e militares.

A viagem, que compreenderá 21 portos de diversos países e abrangerá os continentes americano, europeu e africano, tem como missão instruir e adestrar os Guardas-Marinha (GM), a fim de contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros oficiais e para o estreitamento de laços de amizade com nações amigas.

O NE Brasil foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, utilizando o projeto do casco das Fragatas Classe “NITERÓI”. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981, sendo lançado ao mar em 23 de setembro de 1983 e incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986, ocasião em que foi transferido à Esquadra. O índice médio de nacionalização atingido ao final da construção foi de 60%.

O Brasil é dotado de modernos equipamentos, a maioria dos quais oriundos de projetos e desenvolvimentos autóctones, realizados tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais, destacando-se: o Sistema de Simulação Tática e Treinamento (SSTT), importante recurso utilizado na disciplina de Operações Navais para o aprendizado dos GM e cuja versão II, atualizada, está sendo empregada nesta viagem; o Terminal Tático Inteligente (TTI) e o Sistema de Controle de Avarias (SISCAV), totalmente construídos no País.

Sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra FERNANDO ANTONIO ARAÚJO DE FIGUEIREDO, a tripulação deste ano é composta por 410 militares, sendo 32 Oficiais, 219 Praças e 159 Guardas-Marinha, contando também com a presença de servidores civis e de militares das Forças Armadas nacional e estrangeiras, destacando-se um Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro, um Aspirante-a-Oficial da Força Aérea Brasileira, dois integrantes da Marinha Mercante Nacional e congêneres de Marinhas Amigas (Alemanha, Angola, Canadá, Chile, Espanha, França, nglaterra, etc).

A viagem

rota

Rio Grande do Sul (BRASIL), Buenos Aires (ARGENTINA), Montevideo (URUGUAI), Valparaiso (CHILE), Callao (PERU), Guayaquil (EQUADOR), Cartagena (COLÔMBIA), Purto Cortes (HONDURAS), Miami (EUA), Baltimore (EUA), Cork (IRLANDA), Rouen (FRANÇA), Hamburgo (ALEMANHA), Oslo (NORUEGA), Londres (INGLATERRA), Lisboa (PORTUGAL), Barcelona (ESPANHA), Civitavecchia (ITÁLIA), Pireus (GRÉCIA), Istambul (TURQUIA), Casablanca (MARROCOS) e Recife (BRASIL).

O principal propósito da viagem é complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, onde os GM habilitaram-se nos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendência, proporcionando-lhes, ainda, a oportunidade de enriquecimento cultural através do contato com diferentes povos e nações. Considerado o último ciclo na formação do futuro oficial da Marinha, a VIGM inclui tarefas como: ministrar aulas eminentemente práticas de Navegação, Meteorologia, Marinharia, Operações Navais, Controle de Avarias, Administração Naval e Liderança, entre outras, o que permite aos GM aplicar os conceitos recebidos no período acadêmico sobre a peculiaridade da navegação e conduta em águas nacionais e em mares distantes.

Ao término da Viagem de Instrução, os GM serão nomeados Segundos-Tenentes e movimentados para as Organizações Militares da Marinha onde os pertencentes ao Corpo da Armada embarcarão nos navios da Esquadra ou sediados nos Distritos Navais, os Oficiais Fuzileiros Navais serão designados para os diversos Batalhões do Corpo de Fuzileiros Navais e os Oficiais Intendentes poderão servir a bordo como também em Organizações da Marinha em terra.

guarda-marinha

FONTE: Marinha do Brasil / FOTO: NE Brasil – Manuel Hernández Lafuente

NGB – Navios de Guerra Brasileiros – NE Brasil ( U 27) http://www.naval.com.br/NGB/B/B064/B064.htm

NOTA DO BLOG: Desejamos aos oficiais, guardas-marinhas, praças e demais integrantes da XXIII VIGM um mar de tranquilidade durante essa instrução. Um especial abraço aos amigos GM Thálisson Viana, GM Afonso Carvalho e GM Raphael Sarzêdas.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments