Direto para a praia
Essa faina (manobra) e esse equipamento que pode ser visto na foto acima, sobre o convés do SS Chesapeake, são conhecidos como SALM ou Single Anchor Leg Moor. Nada mais é do que um flutuante que, lançado ao mar, permite ao navio-tanque o bombeamento de combustíveis direto para a praia, dispensando viagens de embarcações de desembarque com caminhões-tanque.
O próprio navio lança o flutuante, depois de remanejamentos nos tanques que levam os combustíveis e nos tanques de lastro, para ganhar inclinação suficiente para lançar o flutuante pelo bordo. Esse sistema permite ao navio ficar ao largo operando mesmo em condições de mar bravo, amarrado ao flutuante como se fosse uma bóia.
O navio
O SS Chesapeake (AOT 5084), foi construído em 1964 pelo estaleiro Bethlehem Steel Sparrows Point Yard, de Baltimore, Maryland para a Hess Shipping Corp. Foi entregue para o serviço comercial em 29 de outubro de 1964 com o nome de SS Hess Voyager. Recebeu o nome SS Chesapeake em 1980.
Em 1987 passou para a Administração Marítima e foi colocado na Frota de Reserva de Prontidão (Ready Reserve Fleet – RRF). Foi ativado da RRF e colocado em serviço com o Comando de Transporte Marítimo (Military Sealift Command – MSC) em 2000, sendo operado pela Interocean Ugland Management Corp., contratada pelo MSC para tripular e manter o navio.
O SS Chesapeake é um dos treze navios-tanque de uso comum operados pelo Comando de Transporte Marítimo. Pode descarregar até 257.000 barris de JP-5 desde uma distância de cerca de sete quilômetros da praia.
- Deslocamento: 14.977 ton (leve) e 48.993 ton (carregado).
- Dimensões: 224 m de comprimento, 31 m de boca e 12 m de calado máximo.
- Propulsão: Vapor; 2 caldeiras Combustiion Enginering e 2 turbinas a vapor Bethlehem gerando 15.000, acopladas a um eixo propulsor.
- Velocidade: máxima de 14 nós.
- Armamento: nenhum.
- Tripulação: 37 homens.
- Capacidade de Carga: 257.000 barris de óleo combustível ou derivados.