Venda de submarinos U214 ao Paquistão é adiada por motivos políticos
A Alemanha já tinha concordado em vender três submarinos U214 aos paquistaneses, mas o fechamento do negócio tem sido postergado por conta da instabilidade política reinante no Paquistão.
Para os alemães o negócio de US$ 2 bilhões é economicamente atraente, mas é politicamente arriscado. Em 2006, o Governo Alemão deu o aval ao Paquistão, inclusive com um crédito de exportação de US$ 1,4 bilhão.
Mas agora que o país tornou-se infestado por insurgentes do Talibã e da al-Qaida, que querem desestabilizar o governo local e lançar ataques ao Afeganistão, a venda dos submarinos foi congelada.
As negociações tem se arrastado e a venda dos submarinos U214 vai precisar da aprovação do conselho de segurança nacional da Alemanha, que repetidamente vem adiando a decisão.
O ministro da defesa do Paquistão esteve visitando os alemães recentemente, mas parece que a decisão final só será tomada após as eleições federais na Alemanha, que ocorrerão em setembro.
NOTA do BLOG: A Índia e o Paquistão são adversários tradicionais também no mar e a compra dos U214 visa fazer frente à ameaça representada pelos submarinos “Scorpène”, que estão sendo construídos pela Índia.
Bom com tudo isto exposto, creio que o retorno radar seja perceptível não ?
Nota recentemente publicada no Defense Industry Daily, dizia que p/ evitar o tal do conselho, este projeto seria conduzido sem um contrato formal…
É bem o caso do “jeitinho” nacional fazendo escola.
Quais seriam os mastros???
Entre o 1º periscópio e o mastro de ESM???
Aquele atrás do 2º periscópio, encoberto pelo radar???
E o mais largão, ultimo da fila???
O 214 tem um mastro so para o MAGE??
Radar pq o mage fica no periscopio.
Me corrige ai Galante
P ultimo é o Snorkel
Isso, Corsário, tem um mastro só pra MAGE. O mastro mais largo à esquerda é o snorkel.
Não precisa mais logar???
Tem lugar pra fotinho!!!
Gostei dos novos recursos e layout na área para comentários, principalmente o da mãozinha (não sei o nome).
Cada submarino deve custar aproximadamente 650 milhões de dólares aos Paquistaneses. Afinal, alguém sabe quanto custará cada scorpene brasileiro?
o valor total esta em 8 bilhões de euros se nao estou enganado.
Levando-se em consideração que cada novo submarino nuclear frances de verá custar 2 bilhões de euros. levando-se em consideração que cada novo submarino U214 custará 650 milhões de dólares aos paquistaneses. Levando-se em consideração que o submarino scorpene é muito semelhante ao U214, o preço deles deve ser equivalente. Assim a conta de 8 bilHões de euros do projeto brasileiro para 4 scorpenes e a assessoria tecnica para construção do casco do sub nuclear NÃO ESTÁ BATENDO. Um sobrepreço de pelo menos 2 bilhões de euros, levando-se em consideração que os franceses irão fornecer um submarino nuclear completo, o que… Read more »
testando
testando
Henrique no preço dos subs está incluído a construção da Base de Submarinos e do estaleiro tb, pois, apesar do mesmo ser usado pela DCNS por 20 anos, depois ele será da MB.
[…] Venda de U214 ao Paquistão é adiada por motivos políticos […]