vl-mica-naval-3

vinheta-destaqueO MBDA VL MICA é um sistema de defesa antiaérea que emprega o mesmo míssil ar-ar usado no caça Mirage 2000 e no Rafale, adaptado para o lançamento vertical (Vertical Launch), a partir da superfície. Cada míssil pesa 112kg e tem uma ogiva de fragmentação de 12kg. O VL MICA oferece cobertura de 360°, alcance efetivo de cerca de 10km (máximo de 20km, segundo o site do fabricante), para alvos a cerca de 9.000m de altitude.

O desenvolvimento do VL MICA começou em 2005, pelo financiamento da DGA (Délégation Générale pour l’Armement) no âmbito do Programa “Salva”, com o apoio das Forças Armadas francesas.

Segundo o fabricante, o míssil MICA é o único em sua categoria no mundo capaz de ser equipado com uma cabeça rastreadora por radar ativo ou um rastreador IR: esta capacidade oferece a garantia de uma resposta eficaz contra ataques de saturação em um ambiente com severas contra-medidas eletrônicas.

O VL MICA utiliza um sistema de lançamento vertical para garantir cobertura em todos os azimutes. A munição está alojada num ambiente fechado, que atua tanto como recipiente de armazenamento e lançamento (ver os silos verticais nas imagens abaixo), garantindo a proteção dos mísseis contra as condições ambientais. Este sistema tem a vantagem de reduzir as operações de manutenção preventiva, com uma simples verificação periódica, que melhora significativamente a vida útil do míssil.

O VL MICA faz parte do sistema de armas das fragatas FREMM oferecidas à Grécia. O sistema também seria uma opção de baixo custo para o Brasil, no lugar do Aster, caso a FREMM seja selecionada como a futura escolta brasileira.

vl-mica-naval

vl-mica-naval-2

NOTA do BLOG: Leia aqui como é feita a proteção de forças-tarefa no mar contra aeronaves e mísseis inimigos.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments