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Marinhas normalmente não deixam fotografar os hélices de seus navios no dique, principalmente dos seus submarinos. Nas fotos, os hélices de dois submarinos U214, de duas marinhas diferentes.

O conhecimento do formato das pás do hélice e do seu número pode facilitar a obtenção de dados de curvas de cavitação, por meio de algoritmos especiais. A assinatura acústica reproduzida pode ajudar a identificar o submarino quando este for detectado no mar. Além do formato e número de pás, o material usado na fabricação também influi muito na assinatura acústica.

Normalmente, o hélice é tratado de forma especial nos contratos de compra de submarinos. O construtor oferece modelos de vários tipos de hélice ou instala um escolhido pelo comprador de outro fabricante. Nos contratos fica especificado que o fabricante não pode vender o mesmo tipo de hélice para outro operador.

Em fóruns na internet, leitores reclamaram da exposição dos hélices dos submarinos dos seus países, mas eles podem ficar tranquilos, pois muito provavelmente esses hélices não são os definitivos e serão trocados após as provas de mar.

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