Aramar lança concurso de 400 novas vagas para engenheiros
O Centro Experimental de Aramar (CEA), em Iperó, irá gerar 400 novas vagas em várias áreas de engenharia para a continuidade do projeto do protótipo do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro, conhecido como Laboratório de Geração Nucleo-Elétrica – Labgene (imagem de CAD acima). As vagas serão ocupadas por intermédio de concurso público nacional, que ainda não tem data prevista e seu edital ainda não foi divulgado pela Marinha do Brasil.
Duzentas vagas serão criadas para atuar em atividades de projeto e a outra metade relacionadas com a construção e operação das instalações. A previsão da Marinha é de concluir o projeto em 2014, iniciando em seguida o comissionamento e os testes operacionais necessários.
Atualmente, de acordo com o site da Marinha do Brasil, estão trabalhando em Aramar cerca de 271 militares e 1.025 funcionários civis. O setor de comunicação social da Marinha disse que com a decisão de se construir o primeiro submarino de propulsão nuclear houve um significativo incremento das atividades já planejadas para o Programa Nuclear da Marinha (PNM), decorrente do aporte de recursos necessários para viabilizar sua conclusão.
FONTE: Jornal Cruzeiro do Sul / COLABOROU: Colt
Parabéns à Marinha do Brasil por levar este projeto de grande conhecimento, essencial para a ciência com os radio-isótopos e a confeção do motor nuclear para o submarino atômico brasileiro. Espero ainda que diferente da aeronautica (acidente no lançamento de Alcantara), a Marinha tenha um plano B, evitando-se que no caso de um acidente naquela localidade, seja por acidente mesmo, fatalidade, ou atentado, e não haja solução de continuidade por falta de pessoal especializado. Até hoje a aeronautica não conseguiu recuperar-se. Por favor, dupliquem tudo, equipamentos, equipes técnicas, plantas etc. Inclusive façam dubles em outra região. Como a questão é… Read more »
Em tempo 1:
O melhor é seguir o exemplo russo, criando redundância, inclusive de fábricas de aviôes, vários sukhoi ou migs foram fabricados por empresas diferentes, que até competiam entre sí.
Neste campo nuclear penso que do mesmo modo, sendo estratégico, deve-se criar equipes que trabalhem em locais separados, inclusive de estados, unindo dentro dos interesses do país, ainda que sob o controle da Marinha ou da Defesa.
Valeu Castor.
Muito providenciais as informações.
Sds
Valeu Zero Uno,
só espero que os políticos pensem o mesmo… por pelo menos , os próximos 20 anos, que é o tempo previsto pela END, para chegar a ter 3 subs nucleares.
Se não houver continuidade nas próximas administrações, nada se concretizará.
*Não tinha voltado a este post ainda, portanto amigo, releve a demora em responder…
Vlw Castor!
Abraço
Jptmartini Não tem tubos para lançamento vertical de mísseis, mas estão previstos dois tubos horizontais para tais lançamentos, como no scorpene. Djba Não dá para trabalhar sobre a figura que foi postada, mas vamos lá, pelo menos para as partes mais importantes. Na maquete eletrônica, o que está em bege é o vaso do reator. Os 6 pitocos verdes que estão lateralmente ao reator (3 de cada lado) são as bombas de circulação. Mais para ré (esquerda) existem duas grandes colunas verdes, são os geradores de vapor. Na foto da maquete do submarino, o reator está logo acima da tarja… Read more »
Essa imagem aí é do reator?
Caro Felipe_TP, Este foi um valor estimado só para exercitar a calculadora e ter uma pequena dimensão do quanto representaria possivelmente o custo com esta mão de obra e mostrar para alguns que quando falamos em gastar 8 bilhoes com os submarinos temos de icluir o gasto com esta mão de obra e que não é meramente realizar um compra de “prateleira”. O valor a ser pago aos engenheiros, obviamente, deve variar com forma de concurso, ou seja, se o indivíduo será contratado como oficial ou civil. Alem disso, em nenhum momento quiz fazer uma estimativa acurada de quanto isto… Read more »
Isso mesmo Marcelo Ostra, eu nao lembrava o nome certo!
Mais sera que nao sai mesmo?!
Martini, isso é opinião pessoal, não posicionamento do PN
Ve soh, se esta dificil sair NPa de 500 t. dado a estaleiro fuleiro (que levou mais de dois anos para fazer um de 300 t., quem dirá um projeto desta magnitude
tomara eu esteja errado …
Abs
Mod MO
R$ 3.000 se salário para engenheiro? Coitados, vão pegar só a babas dos engenheiros.
Eh vendo por esse lado, eu concordo com vc!
Mas tomara que voce esteja errado msm…
Abraço
Ahh blz…
Vlw gaspar!
Tava achando meio estranho mesmo!
Concordo com MARCOS PESADO. Se com concurso a coisa já é difícil imagine se fosse outro tipo de “seleção”. Provavelmente iríamos ter muitos apadrinhados como sempre foi na História deste País, quando não se exige concurso. Uma notícia off-topic que poderia ser postada no blog naval quanto no aéreo são as notas que sairam na Isto-é desta semana sobre a Base de Alcântara e sobrea as investigações da Polícia Federal sobre a Operação Luxo envolvendo a ex-militar da marinha.
Seria legal se alguém com conhecimento técnico colocasse uma legenda explicitando os componentes principais das duas fotos.
Djba,
Acredito que o problema maior não seria nem esse, imagine o prejuízo aos planos da MB se o MP identifica a possibilidade de não ser licito o processo e solicitar a paralisação do mesmo. Quanto tempo se levaria para provar que Chico não é parente/amigo do Zé??
As universidades estão participando do processo, não tanto como a maioria queria, mas a USP, UFRJ e UFMG estão contribuindo para o projeto.
Sds,
Pedro Rocha em 06 Jul, 2009 às 10:12
A Argentina perdeu o Submarino Santa Fé. Ele foi encalhado por sua prórpia tripulação quando foi atacado no na madrugada do dia 25 de Abril de 1982.
Um Lynx da Brilliant atacou o ARA Santa Fé com torpedos Mk 46. Em seguida, os Wasp da Plymuoth e do Endurance dispararam mísseis AS.12 que atravessaram a vela. O submarino foi abandonado e sua guarnição refugiou-se na ilha.
Submarinos a nível de importância na defesa naval e nacional, não tem nada de “sub”, eles são “up” ! Más um sub nuclear não resolve tudo sozinho, espero que no futuro possamos ter uma esquadra de pelo menos 21 submarinos, 18 convencionais e 3 nuclerares. Para o tamanho do nosso mar territorial isto seria o mínimo necessário, para serem realmente efetivos em sua capacidade dissuasiva. A capacidade do submarino de lançar mísseis de médio/longo alcance é fundamental, porque as grandes potências militares do norte, que são as únicas a oferecerem possibilidade real de ameaça militar ao Brasil, tem como estratégia… Read more »
oh, concordo com vcs…
a maquete de um sub, nuclear ou convencional passa pelo “tunel de vento” a fim de verificar sua aerodinamica ??? ou nao tem nada a ver ??
gaspar em 06 Jul, 2009 às 14:18
Submarinos fazem testes de HIDRODINÂMICA…
Abraços.
Tadeu em 06 Jul, 2009 às 13:39
Concordo inteiramente com o seu comemtário. Muito lúcido mesmo. Parabéns!
Abraços.
Martini, misseis ??? no SSN Tabajara, vc se refere a posição vertical tipo SSBN ? se foi isso que entendi ele não terá (na verdade nem terá submarino, mas … vai … ) o suposto projeto de SSN, ele nao disparará misseis balisticos (silos)
Bom particularmente pouco creio que um dia saia o BNS Tabajara … pelo menos em nossa vida ainda …
Mod MO
Tadeu, Acredito que um SNA é mais simples do que um SNB. Embora, os franceses, se não me engano, construiram primeiro o sub balístico para depois o de ataque. Sem mencioanr que falar em subnuc já complicado quem dirá se fosse lançador de mísseis. Alem disso, os tubos de torpedos podem lançar misseis em alguns casos. Excetuando a Rússia e a China, se não me engano, todos os países que detem tecnologia de subnuc não possem mais submarinos convencionacionais. Acredito ser muito melhor possuir, nos próximos 30 anos, 6 a 9 subnuc do que um número elevado de 18 convencionais.… Read more »
Grande noticia!…
jptmartini,
essa maquete do sub nuclear eh antiga… a atual maquete do nosso futuro sub nuclear, AINDA NAO EXISTE, NEM NO COMPUTADOR…
Olá senhores! Excelente noticia, investimentos em “massa” critica é que possibilita o maior retorno! Saber fazer é muito bom, mas saber fazer e aperfeiçoar é ótimo! Eu gostaria, reconhecendo minhas limitações de entusiasta leigo, de destacar o quê representou os submarinos para a Guerra das Malvinas / Falklands: Começando pelo ARA São Luiz, a força tarefa inglesa consumiu muitos recursos para localizá-lo e neutralizá-lo, hoje sabemos que o São Luiz em vários momentos do conflito obteve contato periscópio, só não obtendo sucesso por falha nos seus torpedos! Após suas tentativas de engajamento o submarino sempre escapava impunemente das modernas Fragatas… Read more »
so nao concordo com o “meio” de selecao…
acho que para casos especificos cmo esse o concurso nao seja a melhor forma de selecao dos candidatos…
a MB deveria buscar as melhores mentes nas universidades brasileiras… ir direto a fonte…
outra forma seria fazer entrevistas com cada candidadt e em segunda fase eles teria de mostrar na pratica o que sabem e por ai vai…
Caro Gaspar, ainda bem, não há opção. Para ingresso no serviço público em cargo de provimento efetivo somente por concurso público (artigo 37, II, da CF/88):
“II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”
SDS
Olha o investimento de 8 bilhões começando a aparecer! Se isso realmente acontecer como está na notícia, significa:
400engenheiros x 3000,00reais (Salário aproximado) x 12 meses x 10 anos = 144.000.000 milhões de reais. Este valor corresponde somente em termos apoximados o que deve ser gasto com mão de obra do reator sem contar o próprio reator! Mas significa um excelente investimento em criação de massa crítica.
Muito bom, excelente notícia!!
Pelo jeito dessa vez sai!
Vendo na maquete percebi que não tem suporte para lançamento de misseis!
To certo ou falei m#@&da!
Muito bom para voces….ao menos tem um projecto com objectivos claros. Gostaria de por aqui uma questao que ja pus antes mas acho que ninguem se atreveu a discutir. Se um submarino for localizado ele tera hipoteses de escapar a perseguicao e destruiiicao? ….ou depois de localizado e practicamente impossivel de escapar? Conseguiria um SNA escapar a um barco do tipo KDX-III? ou vice versa?!! agradecia esclarecimentos ….porque parece-me que devido ao numero de armas que leva um submarino pode ter importancia mas nao uma importacia capital num conflito armado. Nunca vi ter ….mesmo nas Malvinas nao teve apesar de… Read more »
Melhor notícia que foi dada até hoje para min,com certeza para milhares de pessoas.
Uma ótima noticia
Fica a pergunta de todos os servidores de ARAMAR….
” Quanto ao nosso pequeno salário como vai ficar ? ”
Estamos cansados de promessas……
boa noite nao sei se e por ter uma visao mais a frente ou ignoracia da minha parte mas acredito muito em novas e boas ideias mas nao seria mas inteligente que ao inves de criarmos uma arma nuclear nos criacemos uma arma que anulace as armas ou os efeitos nucleares assim alem da arma ainda teriamos a solucao e nao e tao dificil assim fazermos com que essa ideia se torne realidade para sermos o numero um do mundo. pensem so um pouquinho nessa ipotese.no que poder ajudar estarei a disposicao e so pensarmos no que e nessessario para… Read more »
Gostaria de saber mais sobre os concursos.
Até quando vai esse concurso?
qual local?
sou estudante de engenharia de controle e automação eu posso me inscrever?