reator_labgene.jpg

O Centro Experimental de Aramar (CEA), em Iperó, irá gerar 400 novas vagas em várias áreas de engenharia para a continuidade do projeto do protótipo do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro, conhecido como Laboratório de Geração Nucleo-Elétrica – Labgene (imagem de CAD acima). As vagas serão ocupadas por intermédio de concurso público nacional, que ainda não tem data prevista e seu edital ainda não foi divulgado pela Marinha do Brasil.

Duzentas vagas serão criadas para atuar em atividades de projeto e a outra metade relacionadas com a construção e operação das instalações. A previsão da Marinha é de concluir o projeto em 2014, iniciando em seguida o comissionamento e os testes operacionais necessários.

Atualmente, de acordo com o site da Marinha do Brasil, estão trabalhando em Aramar cerca de 271 militares e 1.025 funcionários civis. O setor de comunicação social da Marinha disse que com a decisão de se construir o primeiro submarino de propulsão nuclear houve um significativo incremento das atividades já planejadas para o Programa Nuclear da Marinha (PNM), decorrente do aporte de recursos necessários para viabilizar sua conclusão.

maquete_submarino_nuclear-brasileiro.jpg

FONTE: Jornal Cruzeiro do Sul / COLABOROU: Colt

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments