Construção de navios ganha força com o gigante Goliath
Estaleiro Atlântico Sul encomendou dois superguindastes, que custaram US$ 68 milhões. O primeiro chegou ontem a Suape
Chegou ontem a Suape o gigante que vai agilizar a construção dos navios no Estaleiro Atlântico Sul. O navio Saga Morus, com bandeira de Hong Kong, atracou às 10h no cais de acabamento do EAS, trazendo a bordo o equipamento fabricado pela WIA. O descarregamento das 170 partes do superguindaste vai demandar sete dias, e serão necessários mais quatro meses para sua montagem. Em funcionamento, o Goliath terá 100 metros de altura (o equivalente a um prédio de 30 andares), vão (distância entre as “pernas”) de 164 metros e capacidade para içar 1,5 mil toneladas.
O EAS encomendou dois Goiliaths à WIA ao preço de US$ 68 milhões. O que chegou ontem começará a operar em novembro, no dique seco do estaleiro. Já o segundo chegará no final de outubro e entrará em operação em março de 2010. Os guindastes estão entre os maiores do mundo e possuem a mesma capacidade dos que estão instalados nos estaleiros mais modernos da Ásia. Em Suape, eles poderão operar conjuntamente, de forma sincronizada, com dois operadores cada.
“Esses superguindastes vão reduzir bastante o tempo de construção dos navios no dique seco. A montagem de um Suezmax, que duraria entre seis e sete meses, será feita entre 2,5 e 3 meses a partir de megablocos”, explica o presidente do EAS, Angelo Bellelis. A montagem tradicional de um Suezmax, que tem 274 metros de comprimento, seria feita com 92 blocos. Com os superguindastes, serão apenas 12 megablocos.
O EAS possui em carteira dez petroleiros do tipo Suezmax e cinco Aframax encomendados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras na área de transporte, além do casco da plataforma P-55. O primeiro Suezmax deverá singrar os mares em abril de 2010. Em agosto deverá acontecer o batimento de quilha, quando os primeiro blocos de aço são levados para o dique seco para serem montados. Neste mesmo mês, chegará ao cais de acabamento a porta-batel, que faz o fechamento do dique, que tem 400 metros de comprimento, 74 de largura e 12 de profundidade.
O estaleirorepresenta um investimento de R$ 1,4 bilhão. Atualmente, 6,5 mil pessoas participam da construção civil do empreendimento, que termina em dezembro deste ano. No momento, 70% da obra foram concluídos. Outros 2,5 mil trabalhadores atuam na operação, pois as duas coisas correm em paralelo, número que deverá chegar a 3 mil até o final do ano. De acordo com Bellelis, já foram cortadas 14 mil toneladas de chapas de aço. “Elas já foram jateadas e pintadas. Entram agora no processo de soldagem e submontagem”, explica o executivo.
Promef 2
Além das embarações já contratadas, o EAS aguarda o resultado das negociações da segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro. O estaleiro pernambucano disputa a construção de mais sete navios – mais quatro Seuezmax e outros três Aframax.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, comemorou a chegada do Goliath. “É mais uma etapa que vai sendo vencida. Significa que o estaleiro segue dentro do cronograma e que Pernambuco a cada dia ganha mais importância na área naval”, observou. Nesta segunda-feira, Bezerra Coelho lança no Empresarial JCPM o Suape Business, evento que deverá ser realizado entre outubro e novembro, reunindo players importantes nas áreas de petróleo, gás, naval e offshore.
Navios da Marinha
Outra oportunidade que poderá surgir para Pernambuco na área naval são embarcações que deverão ser licitadas pela Marinha brasileira. Especula-se que, em dez anos, serão licitadas 32 fragatas, sendo oito numa primeira fase, além de 50 navios-patrulha. Se o negócio não interessar ao EAS, poderá interessar ao segundo estaleiro que vem sendo negociado para Suape, fruto de uma parceria entre a Galvão Engenharia e a Alusa.
“Essas encomendas vão gerar mais negócios e mais empregos, delineando uma indústria militar importante no Brasil. Queremos fazer parte disso”, defende o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Os poucos estaleiros que atendem a esse tipo de encomenda estão concentrados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. “A hora agora é de definir a tecnologia, dominada hoje pelos franceses, alemães e espanhóis”, completa o secretário.
O protocolo de intenções para construção do segundo estaleiro foi assinado no final de abril em Houston, nos Estados Unidos. Para tanto, o governo do estado reservou uma área de 75 hectares na Ilha de Tatuoca (mesmo local do Atlântico Sul). O investimento poderá chegar a US$ 350 milhões. As coreanas Komac e Samgdong ficarão responsáveis pelo projeto e gerenciamento da construção. Já a holandesa SBM Off Shore NV comparece com seu “know-how” na fabricação de sondas – e aqui o interesse é na licitação de 28 plataformas pela Petrobras. As obras devem começar no início de 2010.
FONTE: Diário de Pernambuco / Micheline Batista / COLABOROU: Anderson Soares Verçosa
Xí, outro INCE á vista…
Eta pressa em postar!!!
Aonde se lê: INCE; leia-se: INACE.
Eu sei que esse estaleiro esta sendo construido em Pernambuco…. porq um sobrinho meu e mestre torneiro mecanico especializado em montagem de motores para navios, mas naum e, de geito nenhum localizado em Minas hehehehe!!!inclusive ele colocou umas fotos da area e do local no orkut!!!
gente o erro nao foi do jornal mais sim do secretario a cidade do secretario esta a mais de 800 kilometros do litoral ele e totalmente leigo em assuntos navais, quanto a nova base naval possivelmente ela sera no porto do recife que esta sendo substituido por suape e pela estrutura que a marinha tem na cidade vila naval, hospital e escola de aprendizes marinheiro [ olinda ]e etc e mais a base da força aerea e mais o exercito tem dois quarteis em olinda de artilharia de costa e anti-aerea, isto tudo conta na proteçao de uma base .
Cabral,
E vc acredita que a MB vai licitar essas 12 Fragatas???????????
Alem disso, devemos acrescentar 24 corvetas na conta??????????
Meu amigo, vamos falar sério: A MB não tem grana nem para manter os helis voando em número satisfatório, quanto menos comprar 36 navios.
abraços.
Cada vez mais se confirma minha opinião sobre a imprensa naciona. Bando de irresponsáveis e incopetentes, SALVO HONROSAS EXCESSÕES COMPROVADAMENTE (conheço pessoalmente algumas), que se botam a falar sobre o que não sabem e ao visto nem sequer procuram quem sabe para acessossorá-los com informações corretas. Ficam misturando informações de assuntos diferentes somente para deixar a notícia mais lucrativa na hora de vender o jornal ou para o site ter mais acessos.
“Especula-se que, em dez anos, serão licitadas 32 fragatas, sendo oito numa primeira fase, além de 50 navios-patrulha”
Pessoal não vamos criar tempestade em um copo com água, a MB vai precisar substituir grande parte da sua frota, sendo assim não considero exegero a quantida de 32 fragata, se a MB construir 12 fragatas e 24 covertas teriamas 36 fragatas (para os críticos de plantão, Corveta Inhauma é um fragata leve) sendo assim antes de críticar vamos analisar os fatos sem preconceitos.
Daquilo que se especula,em quantidades de meios, retira-se a metade. Desta metade, imagina-se que, se tudo for promissor e der muito certo, 30% se torne realidade e esteja sendo usado na Marinha do Brasil daqui a 20 anos.
Basta olhar o exemplo das fragatas classe niterói.
Caro AJS
Obrigado pela observação feita. Concordo plenamente.
Abraços.
Ostra, O sr. se assustou com a quantidade de fragatas que a MB vai licitar?????????? Isso é quase nada, pois lembresse que a mesma vai abrir licitação para a construção de 12 couraçados, cada um equipados com 15 canhões de 505mm (20 pol.). Esses couraçados deverão fazer a escolta dos 12 novos NAE de 140.000 tons de deslocamento que a MB vai licitar. Isso sem falar nos 24 cruzadores pesados, que juntando com os 82 destróieres por sua pessoa citados, fecham a conta no quesito escolta bem equipada para a MB. Abraços. Agora, uma pergunta: Estaleiro em Minas Gerais??????????? Ohhhhhhh……….… Read more »
Bem se tiver alguem que não saiba o que é uma fragata vou falar aqui em poucas palavras como surgiu esta forma de se classificar belonaves. As belonaves eram classificadas como fragatas , corvetas , naus , navios de linha e etc de acordo com o numero de cobertas , coberta seria neste caso os conveses de canhões. Outra coisa que as pessoas observam nas fichas tecnicas de varias embarcações é que a velocidade é informada em nós, um nó seria a velocidade de uma milha nautica por hora e esta última corresponde a 1852,4 m . pessoal Agora esta… Read more »
Conheci um instrutor de mergulho Mineiro em Noronha e perguntei de sacanagem:
-Hey, mas Minas tem praia?
E ele de mais sacanagem ainda:
-tem sim, Guarapari!
Hahahahaha
Estes investimentos em Suape(Dois estaleiros, sendo ao menos um gigante), não favorece a instalação/localização em Pernambuco da Esquadra do Nordeste?
Caro Guppy
Eu acredito, que melhor será, que a futura base naval fique relativamente distante de Suape, por motivo de estratégia, dificultando em caso de um ataque, que o inimigo na mesma surtida, atinja a frota e o local de produção dos meios.
Abraços
Como pernambucano, me sinto bastante feliz. Esta é uma grande oportunidades para construimos nossas fragatas, navios patrulhas,
espero.Infelismente não tive a oportunidade de visitar mas comenta-se que trata-se de grande estaleiro.
Estaleiro em Minas só tem duas opções ou Rio São Francisco que ultima mente de tão assoreado não da nem pra navegar de jangada ou o lago de Furnas .rsrsrs
ai parabens para os caras ai querer é poder XD
tomara que o projeto de suape continui
É falta de assessoria mesmo. Estaleiro em Minas? Onde?
Direto da redassaum do jornau que escreveu esta noticia
“Ei o que é fragata mesmo ????”
E tem gente que ainda comemora, na proxima vamos ver deverá ser 82 contratorpedeiros ??? (ei o que eh isso mesmo), em um estaleiro em Goias !!!!
Este post de msgs dedveria morrer aqui .. mas tem gente que vai dar trela …
Po padilha, ate vc meu, vc vive vendo as coisas e ainda acredita em cada coisa, ta ta bom meu deve ser no Sete Lagoas Shipyards, em 7 lagoeas, MG …
Mod MO
Mudando um pouco o foco, apesar de erros crassos na reportagem, qual seria a viabilidade de fabricação de navios da marinha no EAS ou em eventual outro estaleiro que estão querendo implantar em Suape?
De qualquer forma, como postei, eu acho interessante o desenvolvimento de uma indústria naval em Pernambuco, principalmente pela filosofia de também apoiar o desenvolvimento tecnológico ao firmar parcerias com a Universidade.
Bom ,havendo espaço em carteira e havendo o estaleiro, por que não se comercialmente for viavel para o estaleiro, se bem que imaginando um eventual futuro (se se concretizar) creio que as encomendas off shore irão ocupar boa parte das carteiras de encomendas dos estaleiros …
Abs
Mod MO
“Os poucos estaleiros que atendem a esse tipo de encomenda estão concentrados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.”
Minas tem mar?????
PELAMORDEDEUS!!!!
32 fragatas?!? Seria a segunda maior marinha do mundo! Os caras estão fora da realidade! Vai ser mais pra 6 fragatas e umas dez Corvetas, se der tanto.
“… serão licitadas 32 fragatas, sendo oito numa primeira fase, além de 50 navios-patrulha.”
32 fragatas! Tudo bem que meus conterrâneos pernambucanos gostam de exagerar as coisas. Mas isso aí já é demais. rsrsrsrs
Vai ver são fragatas voadoras que estão concorrendo no FX2. rsrsrsrs
Falando sério agora, o cara misturou concorrência de caças com construção de fragatas e navios de patrulha. Deve ser isto.
De qualquer forma, já se começa a especular aonde serão construídos os navios para a MB, e isso é o que importa.
Grande Noticia!!!!
Quem dera 32 fragatas e 50 NaPaOc….
Será ali a construção dos Nae brasileiros, quem viver verá!!!
Prezados Trazendo mais informações sobre a matéria, repasso trecho de reportagem da Gazeta Mercantil, de 03/04/2009, transcrito no site http://www.webtranspo.com.br/modais/aquaviario/4496-estaleiro-ja-leva-riquezas-ao-nordeste.html : “Investimentos içados A partir deste mês, o galpão de 12 mil metros quadrados começa a dobrar de área. Ao mesmo tempo, o empreendimento assina contrato com o BNDES para a liberação de mais R$ 542 milhões do Fundo de Marinha Mercante. Os recursos vão bancar a ampliação e a compra de outros equipamentos de grande porte como os “Golias”, dois guindastes tipo pórticos, de 1.500 toneladas e 110 metros de altura que estão sendo fabricados pela coreana WIA, na… Read more »