vinheta-clipping-navalO verão ainda não deu o melhor ar de sua graça, mas brindou a quinta-feira, 9, com um belo sol capaz de recepcionar aproximadamente 40 veleiros, incluindo o navio escola da Marinha do Brasil Cisne Branco, que atracaram em Boston para o Sail Boston 2009 Tall Ships festival. Uma mostra do que há de mais belo na categoria nas marinhas mundiais.

A exposição fica aberta ao público até o dia 13, das 10 às 18 horas. O Cisne Branco está ancorado no pier Fish, em South Boston, próximo à embarcação portuguesa, Sagres. Outros navios estão abertos para visitação no Seaport World Trade Center, Battery Wharf, Rowes Wharf, the Boston Harbor Shipyard and Marina em East Boston, Moakley Courthouse Dock no Fan Pier e no Outer Harbor do Cottage Park em Winthrop.

O Cisne Branco é similar a uma réplica das galeras do século XIX, com sua silhueta inspirada nos Clippers. O navio foi construído pelo estaleiro holandês Damen e foi lançado ao mar pela primeira vez em 4 de agosto de 1999, na cidade de Amsterdã, na Holanda.

Foi incorporado a Marinha do Brasil, as margens do Rio Tejo, em Portugal, na cerimônia oficial de largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.

A tripulação do Cisne Branco em Boston conta com 41 homens, sendo 10 oficiais, mais 30 alunos. Poucos dias antes de chegar a Massachusetts, os tripulantes brasileiros foram acionados por rádio a ajudar náufragos de uma pequena embarcação que estava a deriva próximo à Carolina do Norte.

O Cisne Branco volta para o Rio de Janeiro na segunda-feira, 13.

FONTE: OJB

NOTA DO BLOG: “Ancorado no pier” não, por favor!

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments