Corveta NRP ‘João Roby’ atracando em Angra do Heroísmo
Cumprindo a última etapa do exercício FOCA 091, um exercício conjunto entre a marinha e o exército portugueses, que a levou até à ilha das Flores, a corveta N.R.P. “João Roby”, entrou no Sábado, dia 11 de Julho, na baía de Angra do Heroísmo, para atracar no cais do porto das pipas. A manobra de entrada na mítica baía, faz-se inserida num cenário fantástico, entre o Monte Brasil e a sua gigantesca fortaleza de S. João Baptista (construida durante o domínio filipino e denominada de S. Filipe) e a moldura da arquitectura barroca da cidade património da humanidade.
O N.R.P. “João Roby” (F487 – o segundo da série de quatro navios da classe “BAPTISTA DE ANDRADE” ) foi construído pelos estaleiros da Factoria de Cartagena (Espanha), sob planos de concepção inteiramente portugueses que apresentam uma importante evolução da classe “João Coutinho” no que respeita a armas e equipamentos. Foi concebido para o desempenho de missões de escolta oceânica, dispondo de armamento antisubmarino, de superfície e antiaéreo, bem como de equipamento de detecção submarina, superfície, aérea e de controlo de tiro. Lançado à água em 6 de Outubro de 1973 foi entregue à Armada Portuguesa em 18 de Março de 1975.
Em 1976, esteve prevista a sua modernização com misseís Exocet. Posteriormente, enquanto se falava na aquisição de fragatas classe “Amazon”, fizeram-se planos para vender os quatro navios à Colômbia, negócio que nunca se veio a confirmar. Hoje restam três navios. A “Oliveira e Carmo” (F489), foi desarmada em 2003.
No princípio do século XXI o navio sofreu uma remodelação, na qual lhe foi retirado o armamento (TLT Mk.32) e sensores (Diodon) anti-submarino e os radares de busca aérea (Plessey) e direcção de tiro (Vega), adequando-o essencialmente para o desempenho de missões de Vigilância e Salvaguarda da Vida Humana no Mar, permitindo assim uma significativa redução de pessoal.
Características
Deslocamento | 1400t |
Comprimento | 84,59m |
Boca | 10,3m |
Calado | 3,58m |
Pontal | 6,20m |
Velocidade Máxima | 22nós |
Propulsão | |
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2 Motores OEW Pielstick 12 Pc2.2 V 400 Diesel | 12.000hp |
Armamento e sensores | |
1 peça de 100mm Creusot-Loire Mod.68 | |
2 peças de 40mm Bofors 40mm 40/L70 | |
1 radar de aviso de superfície KH5000 Nucleus | |
1 radar de navegação Racal Decca RM 316P | |
Guarnição | |
Guarnição | 70 |
Força de desembarque | 34 |
Pelo que entendi, ela foi completamente “desarmada” dos sensores para a guerra moderna.
Ela presta o mesmo serviço que nossas Corvetas Imperial Marinheiro.
Sds.
As corvetas genericamente ( classe “João Coutinho” e classe “Baptista de Andrade”), ainda são os navios de menor gasto da Armada, se tivermos em consideração PREÇO/MISSÃO.
Eu embarquei nas duas classes de corveta, e foram dos melhores anos que passei, muitas missões, tanto nacionais como pelo mundo.
N.R.P.”João Roby” foi onde estive embarcado mais tempo, um “grande” navio.
Oliveira Pereira
A data de lançamento à água está correcta? De onde foi tirada essa informação? Seria importante saber…
Obrigado