Esquadrão HA-1: 50.000 pousos a bordo
O Esquadrão HA-1 é dotado de aeronaves que compõem os sistemas de armas dos escoltas da Marinha do Brasil, as quais operam dia e noite.
Essas aguerridas máquinas de guerra detêm atualmente a marca de 55.072 horas de vôo, 11.018 Destacamentos Aéreos Embarcados (DAE) e 50.659 pousos a bordo, dos quais 10.305 ocorreram no período noturno.
Decorridos mais de 30 anos do primeiro pouso a bordo realizado pelo Esquadrão em 30 de janeiro de 1979 a bordo da Fragata Niterói, pelo então Lince N-3024 (SAH-11 Lynx), ocorreu o pouso de número 50.000 na Fragata Defensora, no dia 16 de fevereiro, por ocasião de uma Avaliação Operacional das Fragatas Classe Niterói, realizado pela aeronave AH-11 A Super Lynx N-4004.
Em 03 de julho, o Lince 04, retornou àquele navio, agora armado com quatro mísseis Sea Skua e customizado com dizeres alusivos ao feito, para que fosse confeccionada uma foto comemorativa.
Esses números vêm a demonstrar a eficiência e a dedicação de todos os “LINCES”, tanto os que outrora serviram no Esquadrão HA-1, quanto os que atualmente trabalham em prol da Marinha do Brasil e de nossa Pátria, de maneira a estarem sempre prontos a cumprir seu lema: “INVENIRE HOSTEM ET DELERE”(Encontrar o inimigo e destruí-lo).
Fonte e fotos: ComForAerNav
Nota do Blog: BRAVO ZULU HA-1!
Senhores,
gostaria de parabenizar todos os integrantes do Esquadrão HA-1 pelo profissionalismo com o qual tem desempenhado suas funções, congratulações por mais este feito, “50.000 pousos a bordo´´.
Grato.
Profissionalismo e Credibilidade são as palavras que definem operadores e máquinas em questão.
O legal é a modularidade das FA brasileiras !!
Vejam o exemplo da foto…
Com apenas um Linx, estavam transportando toda o nosso estoque de misseis Sea Skua…
Espero ver o numero de 100 mil pousos pela MB com navios de ultima geração!! Parabéns a MB.
É tá na hora de trocar…
Com “SeaHawk” e aquela “eca” francesa á caminho, tá na hora de de se pensar em um novo helo, de preferência bi-turbinado, que faça aquilo que não fazem as “equinhas” francesas e este digno exemplar de um design mais que bem sucedido.
Alfredo Araújo,
Pior é que vc está certo. Lamentável.
Sds.
Parabéns ao Esquadrão!
Que o número de pousos seja sempre igual ao das decolagens.
Sds.
Os 100 NH-90 eu posso entender, qnto aos 20 tiger vai saber se bem que existe vida inteligente alem da asa rotativa francesa.
Agora 30 esquilos, tá mais do que sabido que eles tem mto pouca serventia, pois alguns estão em serviço na MB.
será que 100 nh90, 20 tiger’s e 30 esquilos resolveriam??
sonhar nao custa..
Em relação aos SH-60 qdo chegam , alguem poderia me informar?
Kurita,
2011.
Abraços,