Super Lynx da MB faz bonito na TWS-2009
A atuação do AH-11A Super Lynx N-4006 (Lince 06), embarcado na Fragata Liberal (F-43), durante a Comissão TEAM WORK SOUTH recebeu elogios das nações participantes da referida Comissão (Chile, Inglaterra, França e Estados Unidos).
Por ocasião da realização de um exercício anti-submarino, na madrugada do dia 21 de Junho, período de 00:00 às 02:00 HS, o Lince 06 foi utilizado para realizar busca MAGE e radar do submarino chileno SS-20 “Thomson” (IKL 209).
Após obter um ruído MAGE, com as características do radar daquele submarino, a aeronave tomou a proa do ruído a fim de investigar a origem do mesmo, foi então que o fiel da aeronave, que mantinha vigilância visual, observou a esteira do referido submarino.
Após disseminar ter avistado tal esteira, os outros meios envolvidos no exercício confirmaram com seus sensores a presença do elemento hostil na posição informada.
Cabe enaltecer a prontidão do fiel da aeronave, CB MV GONZAGA, fiel com maior número de horas de voo na Marinha e um dos poucos militares da MB a obter a significativa marca de 4.000 horas de vôo em aeronave “LYNX”.
Mais uma vez o HA-1 elevou o nome da Aviação Naval contribuindo para abrilhantar a participação da MB na referida Comissão.
HA-1: “Os olhos e ouvidos da Esquadra” marcando sua participação na TEAM WORK SOUTH 2009.
Invenire Hostem et Delere – Encontrar o inimigo e destruí-lo!
Fonte e fotos: ComForAerNav