Concurso para a EN: Provas em outubro
Estão marcadas para os dias 10 e 11 de outubro as provas objetivas do processo de admissão à Escola Naval, uma das mais procuradas pelos jovens que desejam seguir a carreira militar.
“Serão realizadas provas objetivas de física, matemática, português e inglês, além de uma redação. Em um segundo momento serão os testes físicos e psicológicos”, disse o chefe do serviço de recrutamento distrital, comandante Francisco Sales. A previsão é de que todo o processo seja concluído ainda este ano, já que o resultado final deve ser publicado em13 de janeiro de 2010 e os selecionados começarão o curso em fevereiro.
Em todo o Brasil 2.648 jovens – do sexo masculino – entre 18 e 23 anos se inscreveram para concorrer às 55 vagas disponibilizadas pela instituição. “Esse processo seletivo é sempre procurado pelos jovens, isso acontece, na minha opinião, porque é grande o interesse de seguir carreira como oficial. E essa é uma ótima oportunidade”, disse o chefe do serviço de recrutamento distrital.
Os aprovados passarão quatro anos na Escola Naval estudando para se tornarem futuros oficiais da Marinha. Ao término do curso, os alunos recebem o título guarda naval. “Como guardas navais, os alunos vão fazer uma viagem de um ano por vários países do mundo, é a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos na Escola Naval. Depois dessa viagem eles são promovidos a Segundo Tenente”, explicou o comandante Sales.
Durante os quatro anos que permanecem na escola Naval, em regime de internato, os alunos têm todas as despesas como alimentação e moradia pagas pela Marinha do Brasil. Além disso, eles recebem uma remuneração mensal para as despesas pessoais. Esses valores são varáveis. Os estudantes do primeiro ao terceiro ano recebem R$725,00. Já os do último ano ganham um auxílio de R$824,00.
Esse é apenas o primeiro passo para quem quer ingressar na carreira militar. “Ao fim do curso os alunos recebem um diploma de curso superior e ao longo da carreira podem realizar diversos cursos para ascender a postos superiores”, explicou o comandante Sales.
FONTE: Tribuna do Norte