Biocombustíveis para a USN
O NAVAIR (Naval Air Systems Command) está desenvolvendo um programa de biocombustíveis para uso em motores GE F414. Uma aeronave Boeing F/A-18E/F Super Hornet será devidamente modificada e deverá voar na metade do 2010.
Mas antes que um F-18 voe com biocombustível, testes em laboratório ocorrerão em Pax River. Na segunda fase um motor F414 será testado estaticamente na própria fábrica da General Electric em Lynn (Massachusetts). Esta etapa ocorrerá provavelmente em dezembro o janeiro próximo.
Juntamente com este projeto o NAVAIR pesquisará biocombustíveis para navios da USN também.
O tipo de biocombustível a ser empregado é derivado de plantas como camélias, jatrophas e algas. Etanol e biodiesel foram descartados, pois são perigosos para uso embarcado e reduziriam muito a autonomia da aeronave. Além disso o biodiesel possui esteres que absorvem água facilmente (propriedade ruim em um ambiente marítimo).
Nos primeiros testes estáticos e de voo serão utilizados misturas de biocombustíveis e derivados de petróleo na proporção 1/1. Biocombustiveis possuem algumas desvantagens pois não são tão densos como querosene de aviação e possuem propriedades lubrificantes inferiores.
A USN planeja possuir um biocombustível testado e certificado até 2013.
FOTO: USN
Pois tem lógica… agora fui um pouco burro, lol
Karlus…
este é um programa da marinha americana, portanto nada mais natural eles escolherem o que tem de melhor em aviaçao embarcada e que permanecerá ainda em serviço ainda por mais uns 20 anos, o super hornet.
A USAF tem seus proprios programas para caças e bombardeiros.
abraços
U mais bacana, é qui us cumpanheiro abastecedor dus avião pode trabaiá i tomá uns apritivo ao mesmo tempo eh eh eh !!!!
No Brasil, já foi testado em 1984 o uso de biocombustível em turboélice: http://www.defesanet.com.br/energia/abr_bio.htm
Alguém tem que avisar a Boeing que os Super Hornet que a FAB irá adquirir tem que ser da versão Flex.
Não deixem o cumpanhero saber disso, senão ele vai lá vender alcóol de banana pra US NAVY heheehe…
Agora vai ter caça TotalFlex ahuahau
Já agora a energia solar… não gasta nada… não pode é combater quando o céu estiver nublado. ehehehehe
Agora a sério… como já foi dito é um começo… porque escolheram o SH?
Interessante o projeto!!!
Haja plantas para tanto combustível necessário heim.
Mas é um começo.
Super Hornet totalflex, econoflex ou flexpower? hehehehehe