Mais um SSBN russo para o desmanche
Em uma cerimônia ocorrida hoje, 14 de agosto, no estaleiro Zvezdochka a Rússia disse adeus a mais um dos seus SSBN.
O K-496 Borisoglebsk, um SSBM classe Delta III, havia sido descomissionado em dezembro do ano passado depois de 30 anos de serviços prestados à Marinha da URSS e à Marinha da Rússia.
O Borisoglebsk ganhou destaque nos jornais de todo o mundo quando, em março de 1993, colidiu com o USS Graling (um SSN classe Sturgeon), que o seguia de perto. O SSN norte-americano perdeu o contato quando o SSBN russo, após atingir o limite norte de sua área de patrulha, mudou de rumo. O contato só foi estabelecido quando ambos estavam muito próximos e em rota de colisão. Não houve tempo para evitar o choque. Na época o submarino foi identificado pelo ocidente como senso o K-407 Novomoskovsk. Após a colisão o SSBN foi encaminhado para o estaleiro Zvezdochka onde foi reparado.
A classe Delta formava a espinha dorsal da frota de SSBN da URSS desde que o primeiro submarino entrou em atividade em 1973. Um total de 12 míssies da família R-29 Vysota podem ser transportados.
O desmanche do submarino será financiado pelos EUA e pelo Canadá e todo o processo ocorrerá no próprio estaleiro de Zvezdochka. Até o momento a Rússia já desativou mais de 200 submarinos de propulsão nuclear que foram construídos na época da URSS.
FOTO: DefenseImagery.mil