Submarinos: passado, presente, futuro e como pensa o Blog Naval

29

vinheta-especialEste texto foi escrito, originariamente, como um comentário de um dos editores em uma das últimas matérias sobre o projeto do submarino nuclear brasileiro. Mas vale a pena ampliá-lo para deixar claro o objetivo do Blog do Poder Naval e de seus editores, apesar do mesmo já estar claro em matérias, comentários e editoriais anteriores.

O objetivo do Poder Naval Online, ao publicar matérias relativas a submarinos na Marinha do Brasil,  seja do passado, do presente, ou dos planos futuros,  é contribuir para o debate de um assunto que está fervendo na mídia. Não fazê-lo seria, no mínimo, incoerente com a proposta de um Blog que trata de assuntos de defesa. A cada dia, novas matérias saem na mídia, especializada ou não, dada a proximidade da assinatura de acordos importantes.

Então há a necessidade, constante, de reativar discussões, ainda mais em um Blog que está em contínuo crescimento de leitores, de forma a contextualizar historicamente, informar recém-chegados e relembrar veteranos. Para isso, as matérias relacionam passado e presente, novas tecnologias e velhas decisões, assim como mudanças de contexto. Por exemplo, o objetivo de uma matéria histórica é, justamente, ajudar no debate da história. Prognósticos para o futuro sempre são possíveis de fazer, porém o que vai acontecer no futuro não está escrito, o passado sim, é escrito e não é fixo: é construído, interpretado, como sabem historiadores que frequentam este espaço. Assim, o Blog se utiliza do passado para ajudar numa discussão do presente e numa ideia de futuro.

Há diferenças importantes em relação ao passado? Sim, há.

Mas há também permanências importantes, estruturas teimosas, coisas que não mudam com a velocidade que se desejaria.

Portanto, é  fundamental olhar para o passado, e cada um o interpreta como bem entende. O que não se pode fazer é fechar os olhos a esse passado, o que inclui tanto o de mais de 20 anos como o recente, mesmo o do dia de ontem. Muitas vezes, como que hipnotizados por belos discursos, anúncios bombásticos de acordos etc, acabamos não olhando nem para a realidade, que muitas vezes não é doce, embora possa parecer menos amarga do que até pouco tempo.

O Blog do Poder Naval, assim como o Site Poder Naval Online e os dois outros blogs (Aéreo e Forças Terrestres), não estão em campanha contra nada nem contra ninguém, mas sim a favor da discussão de assuntos de Defesa. Nós, os editores, temos nossas posições sobre o Submarino Nuclear, mais do que claras em últimas matérias e editoriais. Mas, em momento algum, isso significa defesa de propostas alemãs em detrimento de francesas, ou vice-versa. Dizer isso sobre o Blog é um pensamento baseado apenas em posições do tipo preto ou branco, sim ou não, isso ou aquilo. A realidade vai muito além, ela é muito mais complexa. E a discussão, nos três Blogs, ajuda a revelar essa complexidade.

O que fazemos aqui é mostrar, dentro das nossas possibilidades, capacidades, dedicação, experiência no assunto e tempo disponível de cada um, todos os aspectos relativos a um assunto “quente “como o dos submarinos, e outros tantos. Os leitores podem aproveitar essas informações e refletir sobre elas, sobre a realidade, o passado e até sobre o futuro. E podem até usar isso para criticar os Blogs, e não nos furtamos a ouvir esse tipo de crítica. Pelo contrário, temos posições, mas não temos a arrogância do monopólio da verdade.

Mas que seja uma crítica bem elaborada, e não tosca ou primária. Porque o debate que queremos promover não é tosco nem primário.

Saudações a todos, e que todos possamos sempre crescer com a grandeza do debate.

SAIBA MAIS:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments