Aniversário da Aviação Naval: Esquadrão HA-1
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das fragatas classe “Niterói”, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios.
Ao HA-1 são também atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, busca e salvamento (SAR) e EVAM.
O HA-1 atualmente opera com 12 aeronaves Westland Super Lynx Mk-21A (AH-11A), que substituíram os Westland Sea Lynx Mk-21 (SAH-11).
Com a chegada das novas aeronaves, a missão do Esquadrão foi ampliada para atender a todos os meios de superfície, com plataforma de pouso, da Esquadra.
Armamentos como torpedos anti-submarino (Mk-44 e 46), bombas de profundidade e os mísseis ar-superfície Sea Skua, fazem parte de sua configuração de combate.
Em 2008 foi assinado contrato com a empresa FLIR Systems INC. para a aquisição do sistema estabilizado multi-sensor de vigilância “FLIR” (Equipamento de Observação Infravermelho) SEA STAR SAFIRE III, a ser instalado nas aeronaves do HA-1, como parte do programa de modernização da frota dos AH-11A da MB.
FOTOS: MB
Ele tem um bronca danada um do outro. Uma brincadeira salutar é claro. Mas a relação dos pilotos de SL e dos Sea King é igual ao dos pilotos de caça e transporte na FAB.
Essa primeira foto do post ficou sensacional, parece uma pintura.
Robson Br,
A MB optou por deixar o HA-1 com a missão ASuW, ficando a ASW para o HS-1 (1° Esqd. de Helicópteros Anti-Submarino). Assim mesmo os AH-11A também são utilizados para ASW, armados com torpedos e bombas de profundidade.
Rodrigo, os SL da MB podem ser armados com até 04 MAS Sea Skua,
dê uma olhada neste link: http://www.naval.com.br/blog/?p=14509, aqui ele aparece nesta configuração.
Abraços,
Legal! Valeu pela informação…
Bom saber disso…
O Super Lynx do Brasil dispõe de algum sistema de ataque de superfície além do torpedo?
Rodrigo,
Sim, os Super Lynx utilizam o míssil Sea Skua.
Conheço o comandante da BaeNSPA que foi piloto de Super Lynx e comandante do HA-1 e, durante um evento da Aviação Naval, ao perguntar para um integrante deste Esquadrão, se ele voava o Sea King tb, ele respondeu:” Ei, eu piloto Ferrari e não caminhão”, rrs, só para exemplificar o Spirit of Corps do HA-1.
Sds,
Devargazinho a MB está se equipando. Novos ares (ou mares). Esta modernização aumentará muito a capacidade desses vetores.
Pena que nossos Westland Super Lynx tem pouca capacidade AS.
é isso aí Alexandre, aquelas brincadeiras de caserna, claro! Todos são da Aviação Naval. Outro dia, conversando com um piloto de A-1, perguntei se ele gostaria de voar um dia na Esquadrilha da Fumaça? Ele respondeu: “Esse negócio de ficar dando pirueta não é comigo, eu gosto mesmo é de atirar e jogar bomba…!!!” RSRS, é claro, na brincadeira, deixou bem claro que admira muito os seus colegas do EDA e um dia qeum sabe… Assim como perguntei se ele gostaria de passar para o F-5EM, pois era da BASC. Ele disse: “Por que? o A-1 é uma aeronave espetacular,… Read more »
Sem problema algum Marcelo Tadeu. Falar de aviação naval acaba remetendo a FAB afinal fazem parte da mesma engrenagem. Vc é de Santa Cruz? Abraços
Aproveitando a matéria e o assunto. Há pouco tempo, não sei se no Blog ou em revista especializada, foi divulgada uma foto na qual 2 membros da Marinha, se postavem à frente de um Laboratório de manutenção da FAB no qual faz manutenções no sistema da Flir. Essa reportagem mencionava o fato do pessoal da Mar estarem sendo treinados na manutenção do equipamento q passariam a utilizar. Mencionei o assunto c/ um Of. do Exer e este mencionou q foi mandado à França um oficial da arma para obter dados s/ isso no pacote de transferência dos EC’s. Por ser… Read more »