Submarino Nuclear: Por que Jobim não foi à audiência?

0

Despachos internos e encontro com o Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos “impediram” a presença de Jobim na audiência pública

Na última terça-feira, 18 de agosto, ocorreu na Câmara dos Deputados em Brasília, a audiência pública sobre o acordo com a França para a aquisição de equipamentos e transferência de tecnologia para a Marinha do Brasil.

Esta audiência aconteceu na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e precede a votação do acordo pelo Congresso Nacional. A assinatura do acordo está prevista para coincidir com a visita do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil, durante os festejos da independência, em 7 de setembro.

No entanto, os principais interlocutores do acordo, o Ministro de Defesa e o Comandante da Marinha, não compareceram ao evento. Também não mandaram representantes. O Ministério da Defesa alegou “compromissos anteriormente assumidos” para a ausência do ministro Nelson Jobim.

No site do Ministério da Defesa, a agenda do ministro pode ser acompanhada dia a dia. Ali consta que o senhor ministro Nelson Jobim estava na Capital Federal no dia 18 de agosto, mesmo local onde ocorreu a audiência pública. Também foi informado que o senhor ministro realizou, às 15:00h, despachos internos (lembrando que a audiência foi marcada para às 14:30h). Após seus “despachos internos”, Jobin recebeu o Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Quais seriam estes “despachos internos” e qual a importância dos mesmos para que o ministro deixasse de comparecer à audiência pública que trata de um dos maiores programas, senão o maior, da pasta comandada por ele?

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gerson

Meus caros,

Todos sabemos que um debate seria otimo, mais, nesta altura do campeonato este debate só poderia trazer problemas, quem sabe até a suspensão do programa. Pois como sabemos os nobres politicos só pensam neles e o Brasil que se f…. , sendo assim acho que o Jobim acertou em não ir a este circo!!

Musashi

Realmente, aqui era somente uma turba querendo desmerecer o projeto.
Acredito que o movimento do Jobim foi bastante inteligente.

Lucas Calabrio

Prezados
A informação postada foi retirada de que fonte?
Se for de um novo garganta profunda me digam.
Sds

Lucas

Desculpem a criação de outro post, mais esqueci de colocar o link onde diz que o submarino nuclear brasileiro ficaria pronto em 6 anos.

http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=%20117501

Hornet

Respondendo à pergunta da matéria: porque o executivo tem a prerrogativa de comparecer em reuniões marcadas pelo legislativo quando bem quiser e quando a agenda permitir. Isto é constitucional. O executivo não pode e nem deve desmarcar compromissos já agendados, sejam quais forem, para atender a um outro poder da República. E isso não tem nada demais, é totalmente normal e acontece todo dia, tanto em Brasília como na Câmara Municipal de cada cidade do Brasil. Não fosse assim, o executivo não governava, só ficaria prestando contas ao legislativo. Seja como for, e segundo o site da Câmara dos Deputados:… Read more »

Robson Br

Tudo tem seu tempo. Com essa crise no senado, não é hora de se expor. Mandar representantes é uma fria, pois alem de não ter autonomia vão ficar expostos. O chefe é o NJ, por isso se ele não for é melhor ninguem ir.

Lucas

Sim, o programa esta contando com a antipatia de alguns deputados e o excelentíssimo ministro não comparece a audiência, como disse o amigo Baschera foi uma tremenda bola fora, e to começando a desconfiar que tem alguma coisa neste acordo que esta por debaixo dos panos, não foi o proprio comandate da marinha que disse que com um recurso de R$1bilhao o submarino nuclear brasileiro ficaria pronto em 6 anos, mais como se faz para encurtar o tempo do processo de projeto e construção da embarcação pela metade, que antes era prevista 12 anos, tem alguma coisa nesse contrato com… Read more »

Hornet

Ainda sobre a questão da discussão do submarino nuclear no Congresso: PLENÁRIO / Pronunciamentos 20/08/2009 – 19h41 Crivella lê nota da Marinha sobre a construção de submarino nuclear Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) leu nota encaminhada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em que a Marinha do Brasil nega informações divulgadas no último dia 15 pelo jornal O Globo, em matéria intitulada “Submarinos com preço no céu”. Na nota, Jobim afirma que é um erro presumir que a Marinha optou entre um projeto alemão e um francês para desenvolver o submarino brasileiro de propulsão nuclear,… Read more »

Renato

Acho que o senhor ministro deveria ter comparecido a Camara. Atitudes como essa são dão margens a mais comentarios. Diante de seu posto, ele deveria ter mais responsabilidade e atitude. Somos uma nação com uma carencia enorme de bons exemplos por parte de de nossos governantes.

Callia

Nossos deputados e senadores são em sua maioria semi analfabetos , na esmagadora maioria traidores e na maxim
a maioria corruptos , eles querem é a fatia deles do bolo , estão tristinhos por causa.Fora que o momento é conveniente para usar qualquer coisa para afastar os holofotes do poeta do maranhão.

é simples: Se politico fala contra , significa que é bom para o país.

Obviamente tem muita coisa por baixo do pano nesse acordo.Ainda bem se tiver.

O submarino é necessario e todo mundo aqui sabe o porque.

SDS

Flavio

Acredito que não comparecer foi um erro.

Mas, se ele realmente tinha compromissos, que vá dia 26 como combinado e esclareça tudo aos deputados. O que menos precisamos agora é de deputados querendo emperrar as coisas. Se começarem a “xiar” e não tiverem as devidas explicações, podem crer que vem mais uma CPI por ai.

Hornet

Flamenguista, o que o Jobim fez foi escolher o dia para discutir o assunto com o Congresso e não fugir da discussão. A prerrogativa de escolher dia e hora pertence ao executivo, e o Jobim se valeu disso. Conforme a nota que postei acima: “Sem representantes do Governo, o deputado Raul Jungmann informou ter ligado para o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Segundo o deputado, o ministro se propôs a debater na Câmara o acordo com a França na próxima terça-feira, dia 26, em sessão aberta.” Portanto, dia 26 o Jobim debaterá com a Câmara este assunto, sem problema algum.… Read more »

Lucas

Olá amigos do Blog, comenta-se muito sobre o submarino nuclear brasileiro, mais gostaria de saber mais sobre este sub. vai contar com Míssil de Cruzeiro? e se contar, qual o modelo? e também sobre seus sonares,sistemas de armas, armamentos ,etc.
Sei que informações deste tipo são difíceis de encontrar, mas deve-ser ter alguma idéia do que ele possa usar não?

Srs moderadores desculpe o Offtópico mais acho que este assunto é do interesse de todos que aqui frequentam.

Baschera

Bola fora senhor NJ…..

Sds.

Flamenguista

Caro Hornet.
Apesar de a ausência do senhor ministro ter amplo respaldo legal, tal atitude cria, inevitavelmente, um clima para especulações. Se o senhor ministro insistir em fazer valer suas prerrogativas de membro do executivo, isso não vai ajudar em nada a intenção de popularizar o debate sobre o tema defesa, além de fortalecer os críticos “de plantão” que, ao meu ver, estão utilizando todas as armas para desqualificar o acordo entre o Brasil e a França, no que tange a compra de submarinos. Logo irão “fazer fogo” contra a aquisição de helicópteros, etc.
Abraços a todos.

Lucas Calabrio

Prezados
Poderes independentes, necessitam de acertos para os encontros e não ao bel prazer de qualquer deputado e ou senador(e vice versa) para convoca-lo, pois da a entender que o Jobim não faz nada e eles se matam de tanto trabalharem, quando na verdade é o contrário.
sds