arihant

Índia lançou submarino nuclear sem reator

No mês passado a Marinha da Índia lançou o seu primeiro submarino nuclear, o INS Arihant. Isto veio depois de muitos anos de trabalho e pesquisa. Mas agora foi revelado que o Arihant foi lançado sem o seu reator nuclear (!).

Não se sabe exatamente o que foi colocado dentro do submarino. Só se sabe que o mesmo não poderá se locomover por meios próprios. Em algum momento o submarino deverá voltar para o estaleiro e ser desmontado para que o reator seja efetivamente instalado. Existe também a possibilidade de que outros componentes importantes também não tenham sido instalados.

Então por que o submarino foi lançado? Muitos estão questionando o fato e alguns setores da imprensa indiana acreditam que o lançamento do mesmo reduziria as críticas que o projeto vem recebendo. Faz mais de dez anos que os indianos estão construindo o submarino, grande parte deste tempo em segredo, e não atingiram o resultado esperado.

O SSN indiano, inicialmente chamado projeto ATV (Advanced Technology Vessel), seria o primeiro de uma série de cinco embarcações. Os desenhos divulgados até o momento mostram que o Arihant possui certa semelhança com a classe Charlie II da URSS. Também existem comparações com o projeto chinês Shang (Type 093), que entrou em operação dois anos atrás e levou dez anos para ser construído.

Existem especulações que dão conta de que a Índia não obteve sucesso no projeto de desenvolvimento de um reator suficientemente compacto para caber no casco do Arihant. Além disso, pelo deslocamento do submarino (perto de 5.000 toneladas), o reator de 85 MW não teria potência suficiente para levar o Arihanta a 30 nós, como era esperado.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments