Resgatado canhão histórico em Salvador

0

Um canhão de ferro antigo foi encontrado na área do complexo do Comando do 2° Distrito Naval, em Salvador, no dia 24 de julho, durante escavações para instalação de uma estação elevatória, do projeto de saneamento Bahia Azul. Na ocasião, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), realizou visita técnico-funcional à localidade, para uma avaliação especializada do objeto.

No período de 19 a 21 de agosto, a equipe de historiadores, arqueólogos e restauradores da DPHDM fez a vistoria da data aproximada do canhão, concluindo que o achado seria do século XVII ou XVIII. Em seguida, foi realizado o georeferenciamento, que consiste na identificação do local onde o objeto foi encontrado, observando o fato do canhão estar sob uma área de aterro.

De acordo com os técnicos, o canhão de ferro possui grande valor histórico, medindo cerca de 2 metros de comprimento, com peso de 2 toneladas. Sua utilização foi naval e terrestre, tendo disparado granadas e balas sólidas. Por fim, o grupo iniciou os procedimentos de preservação e identificação, constatando ser o canhão de origem francesa.

Tão logo o tratamento seja finalizado, o canhão deverá compor o acervo do Comando do 2º Distrito Naval, como objeto de decoração.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments