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Fotografado dia 3 de setembro, fundeado em Mangaratiba aguardando atracação para embarque de minério de ferro,  o VLBC “Dong Fang Ocean”, de bandeira panamenha, originalmente construído e marcado  como o ex VLCC “Exxon Valdez”.

Ele foi protagonista em 24 de março de 1989, do maior vazamento de petróleo no Estado do Alaska (estimado em 150.000 m3), no qual ficou mundialmente conhecido, quando  em viagem totalmente carregado de Valdez, AK, para o porto de Long Beach, CA.,  em Price Willian Sound.

O  acidente causado por erro de navegação de seu comandante,  Capt. Joseph Jeffrey Hazelwood, encalhando o navio nos recifes de Bligh, ao redor das 12h do dia 24 de setembro de 1989, causando um dos maiores desastres ambientais do mundo.

O Navio, após ser adquirido pela Cosco, foi convertido em graneleiro, sendo utilizado principalmente no transporte de minérios, sendo sem dúvida uma visita inusitada e curiosa no mundo dos shiplovers.

Principais características do navio:

  • Nome: Dong Fang Ocean
  • Prefixo: 3EPL6
  • Bandeira: Panamá
  • Tipo de Navio: VLBC (Very Large Bulk Carrrier), ex VLCC (Very Large Crude Carrier), convertido em 2008
  • Ex Nomes:  Exxon Valdez (até 07.1990), Exxon Mediterranea (até 03.1997), S/R Mediterranean (até 03.2005), Mediterranen (até 01.2008)
  • Construtor: National Steel & Shipbuilding Co. (NASSCO) – San Diego, Ca – 12.1986
  • Armador: COSCO Shanghai Ship Management Co Ltd (COSHIPMAN) , Shanghai, . R. P. da China
  • Deadwight: 213.855 t.
  • Grt: 111.088 t.
  • Nrt: 33.626 t.
  • Loa: 300,85 m
  • Boca: 50,65 m
  • Calado: 19,66 m

Foto: Cesar T. Neves – http://www.flickr.com/photos/diarioportuario/

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Marcelo Ostra

Ferrugem …. ??? meu, vc ja viu algum navio de perto ? aonde tem ferrugem ?

Serio, nao localizei

Abs
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Metaleiro4ever

Tem mais ferrugem do que navio, aparenta estar abandonado.

Marcos T.

Tá judiado o bichinho.

Marcelo Martins

Existe alguma convenção ou tratado internacional que determina que todos os petroleiros, ao serem construidos, já tenham casco duplo, para evitar desastres como o do Exxon Valdez, ou isso é livre, depende de quem está encomendando o barco?

Norberto Pontes

Eu acredito que a maioria já é fabricado com casco duplo, agora não tenho certeza…
Então Marcelo Ostra, o comandante enbriagado foi demais.
Parece aquele famoso caso do Titanic, que o comandante deixou o navio nas mãos de um oficial, sem a ampla experiência do mesmo.
Esse tipo de atitude leva a esses tipos de desastres.
é uma pena.

Marcelo Ostra

Marcos T

Judiado??????????

aonde, o navio ta bala,foi convertido e reformado em 2008 ? Desculpa, mas no caso pq e o qu seria judiado ?

Abs Mod MO

Marcelo Ostra

Norberto Me deculpe, ms qalfamoo caso do Titanic ? O Ofical de quarto que estava de serviço no pasadiço era qualificado para a função, o que aconteceu fu cs de um em um milhão, o Atlantico Norte estava uma lagoa, mal fazia marola das ondas no iceberg. Dado a veloc do nvio (tentado obter a fita azul, o record da pasagem Inlgatera x New York, estava full speed ahead). Cuidado com o Titanic Norberto, eh o caso que não é referencia pra quase nada, salvo manual de equipamentos para salvatagem a bordo de navios e os “bunequeiros” adoram contar “causos”… Read more »

Marcelo Ostra

Marcelo,

É regulamento da IMO (International Maritimea Organization), não se é mais prmitdo a fabricação de petroleiros de casco simees e em alguns portos nem é permitido sua operaçã (variadde poo pra porto)

Abs
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Marcos T.

Não sabia da reforma, 20 anos e a ferrugem batendo me pareceu judiado.

Marcelo Ostra

Ahh tah, mas pela foto ele ta bem conservado (pelo menos aparenta), os xinelicos fizeram um bom serviço nele

Abs
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kvowster klevston

Nossa na parte lateral está toda enferrujada,esta parecendo navio abandonado de tão velho.Aonde tem reformas não dá para ver.

Metaleiro4ever

Na formação da ferrugem, ocorre a oxidação do ferro e redução do oxigênio. A soma das duas equações leva à equação geral da formação da ferrugem: Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro) O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio) 2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral da formação da ferrugem) Geralmente o Fe(OH)2 (hidróxido de ferro II) é oxidado a Fe(OH)3 (hidróxido de ferro III), que é muitas vezes representado por Fe2O3 . 3H2O. A presença de ions em contato com o ferro facilita sua oxidação, por isso em regiões litorâneas (contêm maior… Read more »

Marcelo Ostra

Ei vai me dizer que a “ferrugem” que vcs estao se rferindo seria a pintura da linha d´agua ? (a tal parte marron) Se for isso, definitivamente vcs nao viram um navio de perto (não cito como eventualmente tirando o sarro, mas como falta de costume mesmo) Meu, cuidado com afirmações, principalmente “de tão velho”, pois tipo assim lembrar que petroleiros nao tem poroes, por exemplo, agora para ver ou entender mais, bastava conhecer o Exxon Valdez, pra ver as mod, era so olhar e comparar Talvez, claro, por falta de contato com navios devam ter confundido sua linha d’agua… Read more »

Norberto Pontes

Adoro esses petroleiros..
porém, qd velhos correm o risco de romper o casco e vazar óleo.
os de casco duplo ainda tem essa vantagem de suportar melhor a pressão das ondas etc….
bela foto

Marcelo Ostra

Verdade Norberto

O Valdez era single hull, mas so tinha 3 anos quando se acidentou

Era novinho, foi erro do Comte, que estava alcoolizado e o 3rd Off (Oficial de quarto) estava fatigado, por excessivas horas de trabalho (erro na administração de bordo)

ou seja foi uma pota defecada (termo subistutivo pra nao ser editado, por mim mesmo .. rsss) mesmo

Abs
Mod MO

Luiz Otávio Delgado

Parabéns ao site http://www.naval.com.br, pela bela foto do grande, e magnífico navio Exxon Valdez.Penso que devemos aprender com os erros e desenvolvermos a nossas leis de proteção ambiental, pois estamos crescendo em termos de marítimos, e agora o pré-sal; seremos um dos maiores países do mundo. Então devemos crescer no mar e proteger os nossos empregos, a soberania de nosso mar territorial, o nosso ambiente e nossa gente.Parabéns pela foto deste grande e maneiro petroleiro. Me parece num mar calmo e abandonado. O trabalho jornalístico funcionou, mas a televisão deveria mostrar a visita do Exxon Valdez. Luiz Otávio, Porciúncula-RJ date:… Read more »

eriksailor

Ta rendendo… mas so esclarecendo, que nem todos navios fazem a marca de linha d’água pintada, alguns navios tem seus cascos de apenas uma so cor, ou muitos outros, nao usam o “padrão”, vermelho Oxido ( este é o nome correto da cor), pois quem define a cor do casco, é o próprio armador, com comunicação oficial as sociedades classificadoras, quem nao se lembra quando os navios da Fronape possuíam a cor negra em todo o casco?, e a Norsul navegação, tbm adota tal padrão particular… e sem contar inúmeros armadores que adotam outros padrões de cor. Obvio que é… Read more »

Marcelo Ostra

Ihhh Erik agora vc deu um nó na kbeça … kkkkkk (longarina e afins …. kkkk)

ei, linha d´agua verde seria navio não amadurecido 8-P

kkkk
Abs
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eriksailor

E aos desavisados colegas “especialistas”, em oxidação do metal e cascos de navios. Este navio esta com o casco tinindo de novo, acabou de deixar o dique seco, e todo navio graneleiro com mais de 10 anos, é obrigado a passar por uma vistoria tecnica, antes de começar um novo carregamento, e tal vistoria é realizada por um Engenheiro Naval, que sobe a bordo, junto com o Arqueador oficial a serviço da Receita Federal, navios como estes, estão sob as regras das Convenções internacionais, MARPOL, e SOLAS, e alem disso ha as vistorias anuais da Classificadora/Certificadora, e Seguradora de Casco,… Read more »

eriksailor

Amigo Marcelo este nao seria um Capesize? ou um mini VLOC, pois que eu me lembre o Valdez nao era VLCC…talvez eu esteja enganado. E sobre o acidente tive acesso aos relatorios do mesmo ( coisa dificil nao é ), realmente fui uma sucessao de erros. Mas o maior erro partiu da gerencia de frota da EXXON, que na época a convençao STCW ainda engatinhava, os anos 80 foram os piores tempos para MM, mundial, a celeraçao do uso de Bandeiras de Conveniencia, a substituçao de profissonais mais experientes, e a reduçao drastica de tripulaçao, substituiçao de humanos por automaçao,… Read more »

Marcelo Ostra

Meu amigo, então vc acabou de atestar o que falamos (dito, por incrivel que pareça por vc mesmo) ” linhas d´agua são sempre vermelhas”, ou seja caro amigo definitivamente, vc nunca chegou perto de nenhum navio Vc nao reparou que nao cogitamos, AFIRMAMOS, e mesmo assim, sem experiencia vc ponderou e esculhambou o navio, se ao menos tivesse certo, mas …. , quanto os norte coreanos eh normal aparecer em ualquer navio, sob efeito de agua salgada escorrendo (be a ba de navios) Quanto a nao comentar mais, OBRIGADO ! (quem realmente se importa, e vive o naval durante o… Read more »

Metaleiro4ever

“Especialistas”? Sem querer ofender, mas pintura da linha d’agua sempre foi vermelha, nao marron-ferrugem, alias, o navio em questao nem tem muita tinta na linha d’agua. Quando trabalhava na Mitsubishi Motors, uns 15 anos atras, em Nagoya, cuja planta ficava colada ao porto, via muitos navios, inclusive porque ao lado da MMC tinha a siderurgica Nippon Steel, mas confesso que nunca fui fa de navios mercantes, nem prestava atencao, mas lembro que quando atracavam os navios norte-coreanos para levar lixo do Japao p/ Coreia (bicicletas, geladeiras, roupas, calcados, etc.) eles tinham aquela mesma ferrugem escorrendo do conves e os japoneses… Read more »

Marcelo Ostra

Risos Erik ….

posso fazer uma pequena alteração no final da sua frase

Ao inves de navegar é preciso, eu diria ” Ver (e intender o minimo de) navios é preciso”

Vc acredita que independente de estar no texto e visualmente na foto, confundiram a pintura da linha d´agua com ferrugem …… eh mole isso …..

Abs
Mod MO

PS: to esperando vc pegar o ORE Itabira e o ORE Brucutu ai em VIX 🙂

Marcelo Ostra

Não, Erik

Grande demais pra Cape Size (mais de 200.000 dwt) e não tao grande pra cer um ULOC, em verdade um VLBC ou VLOC

Abs
Mod MO