Visita famosa em Mangaratiba
Fotografado dia 3 de setembro, fundeado em Mangaratiba aguardando atracação para embarque de minério de ferro, o VLBC “Dong Fang Ocean”, de bandeira panamenha, originalmente construído e marcado como o ex VLCC “Exxon Valdez”.
Ele foi protagonista em 24 de março de 1989, do maior vazamento de petróleo no Estado do Alaska (estimado em 150.000 m3), no qual ficou mundialmente conhecido, quando em viagem totalmente carregado de Valdez, AK, para o porto de Long Beach, CA., em Price Willian Sound.
O acidente causado por erro de navegação de seu comandante, Capt. Joseph Jeffrey Hazelwood, encalhando o navio nos recifes de Bligh, ao redor das 12h do dia 24 de setembro de 1989, causando um dos maiores desastres ambientais do mundo.
O Navio, após ser adquirido pela Cosco, foi convertido em graneleiro, sendo utilizado principalmente no transporte de minérios, sendo sem dúvida uma visita inusitada e curiosa no mundo dos shiplovers.
Principais características do navio:
- Nome: Dong Fang Ocean
- Prefixo: 3EPL6
- Bandeira: Panamá
- Tipo de Navio: VLBC (Very Large Bulk Carrrier), ex VLCC (Very Large Crude Carrier), convertido em 2008
- Ex Nomes: Exxon Valdez (até 07.1990), Exxon Mediterranea (até 03.1997), S/R Mediterranean (até 03.2005), Mediterranen (até 01.2008)
- Construtor: National Steel & Shipbuilding Co. (NASSCO) – San Diego, Ca – 12.1986
- Armador: COSCO Shanghai Ship Management Co Ltd (COSHIPMAN) , Shanghai, . R. P. da China
- Deadwight: 213.855 t.
- Grt: 111.088 t.
- Nrt: 33.626 t.
- Loa: 300,85 m
- Boca: 50,65 m
- Calado: 19,66 m
Foto: Cesar T. Neves – http://www.flickr.com/photos/diarioportuario/