Contagem regressiva para a volta do ‘A12’
Estão sendo feitos os últimos ajustes no navio-aeródromo São Paulo (A12), para o início de suas provas de mar, depois de um longo período de reparos. Mas os jatos AF-1 Skyhawk só deverão voltar a operar normalmente nele no ano que vem. Em 2009, provavelmente, serão feitos somente toques e arremetidas para o início da requalificação dos pilotos.
As fotos do post são de 8 de junho de 2004, quando o NAe São Paulo operou com o USS Ronald Reagan (CVN 76), de passagem pelo Brasil. Na foto abaixo, um AF-1 fazendo toque e arremetida no Reagan.
Ae galera, algo que achei muito interessante foi o A12 visto pelo Google Maps atracado no RJ…
O link segue abaixo:
http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=rio+de+janeiro+-+rj&sll=-22.788012,-43.181119&sspn=0.028566,0.038581&ie=UTF8&ll=-22.894234,-43.170465&spn=0.003568,0.006866&t=h&z=18
O QUE REALMENTE FOI EFETUADO NESTES 3 ANOS PARADO
Prezado Marcelo Ostra
Valeu pela atenção, e apesar de noviço no assunto procuro pesquisar e ler sobre o assunto.
Abraço
Bom Dia Senhores Enquanto o BRASIL vacila e brinca de virar potencia ou superpotencia olhem isto O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que o país vai receber em breve mísseis de fabricação russa com alcance de 300 quilômetros. “Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham”, disse Chávez na capital venezuelana, Caracas, após voltar de uma viagem de 10 dias por países da África, Ásia e Europa, entre eles a Rússia. Chávez disse que os mísseis são apenas para uso defensivo. “Não vamos atacar ninguém, estes são apenas instrumentos de defesa, porque nós vamos defender… Read more »
Bom Dia Senhores
O meu muito obrigado e a minha reafirmativa de apreço e admiração ao blog e seus moderadores em tempo muito obrigado GALANTE e NUNÃO
Forte Abraço Senhores
Aee o opalão vai volta com tudo, só falta agora pra dar um ânimo na força naval brasileira alguns novos meios para se operar no NAe brasileiro, pois como todos sabemos os Skywalk já estão mais para avião de treinamento avançado do que para uso em combate.
Viu que grande o nosso SP em primeiro plano??? ahahahaha Espero que o opalão fique firme agora e os A4 que forem modernizados ganhem uns amiguinhos europeus mais tarde, rs.
é só impressão minha ou o A12 é maior que o Reagan ?
Não, claro que não, o USS Ronald Reagan tem 333 metros de comprimento contra 266 do A-12 São Paulo, é apenas o angulo da foto que realmente da a impressão de que o A-12 é maior.
Abraços.
Prezados
Alguém saberia informar como anda o sistema de defesa e quais armamentos ele possui?
sds
O qeu teria que ser feito para o são paulo lançar aviões masi pesados, trocar a catapulta?
NAo sei responder Blau Blau,mas o novo NAe classe Gerald Ford vai usar catapulta eletromagnética, mas não sei se aumenta ou não ou se aumenta se seria o suficiente para lançar o rafale com peso total.
sds
Blau…
nao há nada a se fazer. As catapultas C13 americanas, utilizadas tambem no Charles de Gaulle frances tem um comprimento muito maior, cerca de 100 metros e portanto nao haveria como instala-las abaixo do convoo do Sao Paulo que nao foi projetado para receber catapultas maiores e mais pesadas.
Apesar do Charles de Gaulle ser praticamente do mesmo comprimento que o Sao Paulo, possui um convoo muito mais largo e espaçoso e foi projetado desde o inicio para levar 2 C13.
sds
Lucas, valeu pela reposta, perguntei isso porque, vi qeu o comprimento do são paulo de do charles de gaulle, sao praticamente as mesmas apesar de o charles de gaulle de o dobro da boca do são paulo.
Abraços.
Uma excelente notícia, mas esses períodos de reparos pra quem tem só um é um problema.
Vc´s conhecem o ditado, então não vou OUSAR repetir.
Mas quando esse um volta é reconfortante.
Sd aos do blog
Dalton, muito obrigado pela explicação.
Abraços.
O NAe São Paulo tem capacidade de catapultar o Rafale, a catapulta suporta até 20.000 toneladas, e o Rafale cheio com bombas para Strike é de 19.500, tanto que quando ele estava com a França como Foch 99 ela ja operou o Rafale em carga máxima, e os elevadores suportam o peso do Rafale,
Grande abraço a todos.
Ele tá sempre voltando………..mas não volta.
Parabéns a todos da MB pelo “milagre” que fazem para deixar este bicinho ai no mar.
Sei que foram anos fora de sua casa, mas, vamos fazer festa, o OPALÃO voltou.
e que traga doutrina para a MB e de preferência, com ares franceses logo logo
Prezados Galante, Poggio Marcelo Ostra e Nunão
Dêem uma olhada nesse sita e verifiquem se da para postar, para futuro debates
http://pbrasil.wordpress.com/projetos/mar-de-tita/projetos-mt/nivel-i-mar-profundo/projeto-posseidon/
Abraços
Acho que está na hora do Lula ir visitar o Obama..
Ele sai de lá com um porta aviões e varios navios de desembarque/tanque alem de umas fragatas..
Cara, esse Reagan é realmente um navio bonito. Foi esse que ficou na baia de guanabara por alguns dias, né? Eu o via todo dia da ponte rio-niterói. Bichão imenso, parecia muito maior que o São Paulo. Sem falar na cor, que não é cinza chumbo, é um cinza-esverdeado.
Deveríamos abrir outro processo de concorrência para construção de um novo NAE com transferência de tecnologia. De preferência para construção em um novo estaleiro, próprio para a construção de NAEs e navios de grande porte.
Com um prazo de entrega similar ao submarino nuclear, teríamos ao final do processo meios para criar nossa 3ª frota.
Aooo opalão!!!!!!!!
“Jázim” ele vai estar operacional com S2’s, A4’s e Rafales M..
Eu tenho fé, rsrsrsrs.
Foram instalados dois reparos de sistema AA Simbad à boreste.
Ha previsão para instalação à bombordo.
Senhores
Vamos dizer a verdade são muito bonitos rsrsrsrs
SDS Senhores
Better later than never.
Quanto ao armamento o A12 possui dois poderosos lançadores duplos SIMBAD que estão em entre as mais poderosas armas construidas pelo homem, só perdendo para o Arco e Flecha, coquetel molotov, taco de beisebol e baliadeira(Só que é nordestino conhece o poder dessa).
Caros Senhores Moderadores Como no caso do amigo PróPatria tenho um comentario censurado préviamente neste blog comentario este postado em diversas matérias desta mesma pagina por ser cabivel logicamente a todas comentario tecido com respeito sem ofensas alias coisa que nunca o fiz nem aqui nem em outro lugar qualquer pois não é do meu perfil ofender pessoas ou despespeita-las seja la de qualquer forma em assim sendo compartilho da indignação do caro amigo PróPatria principalmente lembrando nos que o blog ………… blog este pelo qual sempre tive o maior respeito e admiração ter sido montado e administrado por um… Read more »
Observação a pagina referida é no blogaereo onde não consigo postar comentario algum parece que me bloquearam …………… espero com sinceridade estar errado
Lucas,
Vi o artigo, creio que as especificações (ou algumas delas) coloariam problemas opeacionais a MB, como por exemplo o calado de 12 m, mas sem duvida merece ma apciação mais detalhada Sugiro a nite, um bate papo n chat sobre
Abs
Mod MO
Urutau,
Sua resposta está lá no Blog Aéreo, assim como o comentário liberado (porque caiu no anti-spam).
quais as viaje q. promete para o opalão em 2010????
Estão dizendo que o São paulo vai voltar ao mar desde o ano passado, e até agora nada, espero que seja este ano ainda.
Ainda é questionavel a capacidade da MB em manter operativo o NAe São Paulo, cada Saida dele ao Mar deve custar uma fortuna, e o Mar não tá pra peixe, no que diz respeito aos recursos para a Força Naval.
Quando vai começar o programa A-4M?
O A12 PRECISA DE NOVOS CAÇA POIS OS A4 JA SAO OBISOLETO OS CAÇA DE OUTRAS FORÇAS SAO MUINTO MAIS MODERNO RAPIDO
o chaves conversa demais coisa tipica de ditador só para faser media com a população e se manter no poder,é um governante insignificante e fanfarão,até um exercito colombiano bem treinado da conta dele facil facil é só ele continuar provocando e acabara igual sadan,ter armas e não saber usar de pouco adianta,não sei porque mas quase todos os paises quando fasem uma compra militar costam de alarmar,ainda mais os ditadores,ai vem uma potencia bem treinada la de fora e da uma surra,ditador gosta de levar seus paises a ruina.