Atlântico Sul construirá mais sete petroleiros tipo Aframax
A Transpetro assinou nesta sexta-feira (11/9) contrato no valor de US$ 1,2 bilhão com o Estaleiro Atlântico Sul para a construção de sete novos petroleiros do tipo Aframax. As embarcações foram licitadas nos lotes 1 e 2 da segunda etapa do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da subsidiária da Petrobras. A concorrência foi disputada com o estaleiro Eisa, do Rio de Janeiro.
O contrato foi assinado durante a cerimônia de batimento de quilha do primeiro Suezmax que está sendo construído pelo EAS para o Promef I. O evento conta com a presença do presidente Lula e diretores da Petrobras e Transpetro.
Com a assinatura do novo contrato, o Atlântico Sul passa a contar com uma carteira de 22 petroleiros e o casco da P-55. “Nós estamos construindo o estaleiro ao mesmo tempo que estamos construindo os navios. Temos obras civis junto com industrial. É uma situação bastante peculiar e desafiadora, mas estamos conseguindo realizar nossas tarefas”, disse o presidente do EAS, Ângelo Bellelis. O primeiro Suezmax deve ser concluído em abril de 2010.
A Transpetro também assinou contrato com a Superpesa para a construção de três navios de transporte de tipo bunker, também do Promef 2. A concorrência foi disputada com os estaleiros Rio Nave e Rio Maguari. Os navios terão 80 m de comprimento e 15 m de boca, com calado máximo de 4,5 m. As embarcações poderão receber óleo diesel e óleo combustível e terão capacidade de transporte de 4 milhões de litros.
A Transpetro continua negociando com o Estaleiro Mauá – único ofertante para o lote 3 da concorrência – novo preço para a construção de três navios do tipo produto. A subsidiária da Petrobras considerou as propostas do estaleiro acima do preço de mercado e abriu nova cotação com a empresa.
FONTE: Energia hoje