O diretor de Transporte Marítimo da Petrobras Transporte S.A – Transpetro, Agenor Junqueira, explicou, em coletiva realizada no dia 10 de setembro (quinta-feira), no Recife, Pernambuco, como será a cerimônia de batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A cerimônia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será realizada no dia 11 de setembro (sexta-feira), no estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Pernambuco.

Segundo a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele ainda irá à inauguração do cais numero 5, realizará o batimento da quilha, visitará o estaleiro , participará de cerimônias com autoridades e fará uma vista à uma biofábrica de cana.

A solenidade possui forte significação na indústria naval. Quando os navios eram feitos artesanalmente, a quilha era a espinha dorsal e simbolizava o início da construção do barco. Hoje, o batimento de quilha simboliza o assentamento do primeiro bloco já pronto.

Junqueira lembrou a cerimônia de corte de aço do navio, realizada em setembro do ano passado, que também contou com a presença do presidente Lula. Dia 11/09 será a instalação do primeiro bloco no dique seco, formando a edificação completa do navio. Uma ação positiva é que o bloco já vai pronto, todo equipado, basta apenas unir as partes para construção total do navio, que vai incorporar a frota da Transpetro no primeiro semestre de 2010.

De acordo com Junqueira, esse projeto tem um grande significado socioeconômico, não só para o Estado, mas também para o país. “São nove mil empregos diretos, sendo seis mil na construção do estaleiro e três mil na construção dos navios. Tudo mão de obra local”, explica.

O Promef é um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e foi diretamente elaborado e executado pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa ação criará aproximadamente 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em suas duas etapas. A primeira tem a previsão da construção de 26 navios (petroleiros e gaseiros). Está previsto um investimento de US$ 2,5 bilhões. Já na segunda etapa, outros 23 navios serão construídos.

FONTE: Portal Fator

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AlCar

Prezado Marcelo Antes de qualquer coisa, não querendo polemizar, nem fazer qualquer crítica pessoal, apenas rebater seus comentários, tal qual o atual comentário, quanto o anterior (abaixo citado), quero dizer que as críticas só devem ser feitas se fundadas em fatos, ou pelo menos indícios, sem qualquer menosprezo aos empreendimentos localizados fora do eixo Sul-Sudeste. “Marcelo Ostra em 25 Mai, 2009 às 17:13 Tarkus, Alcar Esperemos então, o aço foi cortado aonde ? em Suape ? “Para mim (opinião pessoal, não tecnica) começa no batimento de quiha, pois o aço cortdo pode ir para qualquer casco, desde que compativel as… Read more »

Marcelo Ostra

ahhhhhhhhh bateram é ???????????????????

ahhhhhhhhhhhhh tah de QUAL NAVIO ????al (Cade o nome do navio ????????), de qual classe, qual projeto ?????

imprença …

Mod MO

AlCar

Prezado Marcelo

Nesse caso, como dito, as críticas não são pessoais e desculpe por tê-lo interpretado erroneamente. Apenas, como já tinha dito em postagens anteriores, acredito que na imensidão de péssimas notícias de descompromisso com o Brasil que nos chegam cotidianamente, quando chega uma notícia assim, boa, falando de desenvolvimento, e, principalmente, geração de empregos, temos mais é que aplaudir.
De qualquer forma, reitero, a crítica não foi pessoal e… afinal de contas, como todos participantes desse blog, torcemos pelo engrandecimento de NOSSO BRASIL.

Marcelo Ostra

Que nada AlCar

Alem de Vc, o Tarkus e um ou outro, não há com quem debater isso, seus comments são sempre muito bem vindos !!!

Abs
Mod MO

AlCar

Mais algumas notícias: “Estaleiro assina contrato com Transpetro para construção de mais sete navios POSTADO ÀS 18:57 EM 11 DE Setembro DE 2009 Na cerimônia de batimento da quilha para a construção do primeiro navio do Estaleiro Atlântico Sul, na manhã desta sexta-feira (11), o presidente da empresa, Angelo Bellelis, e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, assinaram um contrato para a construção de mais sete navios do Promef 2 – Programa de Modernização e Expansão da Frota. “Em janeiro de 2007, assinamos com a Transpetro o nosso primeiro contrato, para a construção de 10 navios petroleiros do tipo Suezmax… Read more »

Marcelo Ostra

Fala AlCar Tava sumido, fazia um certo tempo que vc não postava ! Mas acho que vc não interpretou corretamente minha critica, na qual eh referente a “Noticia refrerente ao batimento de quilha de um navio” … EU espeava ao menos (pelo menos)o nome do navio fosse divulgado por quem deu a noticia No caso, nada alem Em tempo, sou Transpetro de carteirnha, um dos maiores admradores de sua Frota e um dos maiores colecionadores de fotos dos navios da Transpetro do Brasil (Digo isso com segurança, pois são pouquissimos os com o mesmo gosto e os que conheço se… Read more »

Cabral

Se meu já saudoso pai estivesse aqui ficaria muito feliz em ver em Pernambuco um grande estaleiro, falta ainda a esperada base naval, mas já um comerço.

AlCar

Cabral
Realmente, este estaleiro é muito importante para Pernambuco. É o começo de um sonho de desenvolvimento e sucesso, ansiado por todos.