Enquanto isso, em outro BRIC…
A segunda de três escoltas “stealth” indianas do Project 15-A foi lançada ao mar no dia 18 de setembro. O navio de 6.800t, batizado INS Kochi, foi construído nos estaleiros Mazagon em Mumbai. Projetado pelo Directorate of Naval Design, o navio é uma evolução da classe “Delhi”.
O navio, cujo design stealth o fará menos vulnerável ao ataque de mísseis, será equipado com sistemas se armas no estado-da-arte, incluindo o míssil supersônico BrahMos, o míssil LRSAM (Long Range Surface-to-Air Missile) e um sistema de radar 3D phased array MFStar.
O INS Kochi será equipado com sistemas CIWS AK-630 com canhões de tiro rápido e um canhão de médio calibre. O navio também será equipado com lançadores de torpedos e foguetes anti-submarino, um sonar de casco NPOL indiano Humsa-NG e vai operar dois helicópteros anti-submarino.
Complexidade de projeto
O progresso na construção da classe “Kolkata” Project 15A de destróieres de mísseis guiados (DDG) tem sido lento e o custo dos três navios gira em torno de Rs84,59 bilhões. O projeto foi aprovado em 2000 e o primeiro navio de 6.800t só deverá entrar em serviço em 2012. Mais três navios deverão ser construídos com a designação Project 15B e sete fragatas (FFG) do Project 17A.
O trabalho nos Project 15A foi atrasado por causa da demora na finalização do projeto e na entrega dos sensores e armas russos. O estaleiro russo Baltisky Zavod Shipyard também demorou na entrega dos eixos e dos propulsores (ao custo de US$ 20 milhões para cada navio).
A primeira entrega ocorreu em 2005, a segunda será em 2009 e a terceira em 2010. Além disso, foi necessário refazer parte do projeto com os navios já em construção por causa de mudanças de vários itens.
Também houve atraso na entrega de motores diesel para os navios, porque os fabricantes Wartsila, SEMT Pielstick, Caterpillar, MTU e MAN estão com sua produção comprometida até 2013.
Cada Project 15 será equipado com propulsão COGAG, com quatro turbinas a gás DT-59 da Ukrainian Zorya Production Association produzindo 64.000hp, para dois propulsores de passo controlável com duas caixas de engrenagens redutoras.
Também serão instalados dois motores diesel Bergen/Garden Reach Shipbuilding & Engineering-built KVM de 9,900hp. A energia a bordo é produzida por quatro geradores Wartsila WCM-1000 de 1mWe, com motores Cummins KTA50G3 e geradores Kirloskar 1MV AC.
Os DDG Project 15A têm comprimento de 163m e boca de 17,4m. O armamento será composto de duas células verticais para 48 mísseis Barak-2 com alcance de 70km, duas células para 32 mísseis Barak-1, 16 mísseis BrahMos lançados verticalmente e um canhão Arsenal A-190E de 100mm.
Os principais sensores serão o sonar de casco panorâmico Humsa-NG desenvolvido locamente pela DRDO e BEL e um sonar rebocado de baixa-frequência ainda a ser selecionado entre o EDO ALOFTS, THALES’ Captas-Nano, ATLAS Elektronik’s ACTAS e o L-3 Ocean Systems LFTAS.
Os DDGs serão equipados com um radar 3D active phased-array ELTA EL/M-2248 MF-STAR multifunção e um radar EL/M-2238 L-band STAR para busca em baixas e médias altitudes. Haverá uma sistema de contramedidades ELBIT Systems Deseaver.
A integração e controle dos sistemas de armas e sensores será feita pelo (IPMS – integrated platform management system) L-3 MAPPS canadense, enquanto o sistema de combate será o Electronic Modular Command & Control Applications (EMCCA Mk4), o sistema de comunicações CCS Mk4 e um sistema de banda larga de integração de dados baseado em ATM.