Navio pesqueiro da Nigéria encalha no litoral do RN
Um navio africano encalhou em plena areia da praia de Buzios, no Rio Grande do Norte. A imagem inusitada chamou a atenção no litoral sul do estado, neste domingo. A embarcação pertencente a uma empresa de pesca da Nigéria e foi arrastada para a praia na maré alta. Sete tripulantes africanos estavam a bordo e dois se feriram. Eles foram internados, mas já foram liberados.
A capitania dos portos abruiu inquérito para apurar os motivos do encalhe. Será feita uma perícia na embarcação e todos os tripulantes serão ouvidos, por meio de um intérprete, já que nenhum fala português, apenas inglês e línguas locais como haussá, ibô e iorubá.
A marinha vai verificar a documentação, saber o motivo pelo qual eles estavam na costa brasileira e o que teria acontecido com o barco para que chegasse a encalhar. As investigações podem durar até três meses, mas o capitão dos portos, Francisco Vasconcelos, acredita que dentro de duas ou três semanas já terá concluído o trabalho. A Polícia Federal, a quem cabe a fiscalização da permanência de estrangeiros no país, ainda não tinha conhecimento oficial do caso.
O fato levanta suspeita porque segundo especialistas, uma travessia do atlântico com motor em funcionamento perfeito e a plena velocidade levaria em torno de oito dias. A tripulação disse que levou sete dias com o motor em pane.
FONTE: O Globo / IMAGENS: InterTV
NOTA DO BLOG: Como um navio estrangeiro vem parar numa praia brasileira sem ser visto por nossa Marinha ou Força Aérea?