Marinha resgata tripulante enfermo em navio mercante
A Marinha do Brasil informa que na noite do dia 05 de outubro (segunda-feira), a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recebeu fax da empresa Oceanus Agência Marítima S/A, solicitando apoio médico especializado para um dos tripulantes embarcado no Navio Mercante “Rebekka N.”, de bandeira liberiana. O tripulante, de 61 anos de idade, também filipino, apresentava fortes dores no peito e pressão alta, com sintomas de angina. O navio graneleiro, de 322m de comprimento, havia partido do porto de Tubarão-ES com destino à Coréia do Sul e encontrava-se a, aproximadamente, 620 milhas náuticas (1.240Km) a leste de Cabo Frio-RJ.
A CPES informou o fato ao Serviço de Salvamento da Marinha instalado no Comando do 1º Distrito Naval (SALVAMAR SUESTE) que solicitou ao Comando-em-Chefe da Esquadra a disponibilização da Fragata “Independência” que se encontrava em exercício no litoral do Espírito Santo. A Fragata interrompeu o exercício e navegou ao encontro do Navio Mercante “Rebekka N.”, a fim de resgatar o tripulante enfermo.
Ainda na noite do dia 05, um médico da Marinha, por telefone, passou a orientar o Comandante do Navio Mercante. Na tarde do dia 6 de outubro a Fragata aproximou-se do Mercante e enviou um helicóptero, modelo “Super Lynx”, com médico cardiologista. O helicóptero pousou no Navio Mercante, resgatou o tripulante enfermo e o transferiu para a Fragata “Independência”. Após aproximar-se da costa, cerca de 1h do dia 07 de outubro, o tripulante enfermo foi transportado por helicóptero da Fragata até o Aeroporto de Vitória-ES, onde foi recebido por equipe médica contratada pela empresa de navegação responsável pelo navio e conduzido ao Hospital Santa Rita.
Mais uma vez a Marinha do Brasil sente-se orgulhosa em poder contribuir para o salvamento de uma vida humana no mar.
FONTE: Comando do 1º Distrito Naval