Modernização dos IKL 209 na América do Sul
Peru estuda modernizar seus submarinos na Argentina
O governo do Peru está analisando a viabilidade de realizar serviços de manutenção e modernização de meia-vida dos seus submarinos classe 209 na Argentina.
Entendimentos entre os dois países já começaram e no dia 2 de outubro a ministra da Defesa argentina, Nilda Garré, e o vice-ministro da Defesa peruano, Rafael Aíta Campadónico oficializaram o estabelecimento de negociações e a formação de uma comissão técnica bi-nacional. Caso a proposta argentina seja aceita, os serviços ocorrerão no estaleiro estatal argentino CINAR (Complexo Industrial Naval Argentino).
A Marinha Peruana possui uma frota de seis submarinos da Classe U209, sendo duas unidades do modelo 209/1100 e quatro do modelo 209/1200.
Colômbia modernizará dois submarinos com a ajuda da HDW
Os submarinos colombianos Pijao (S-28) e Tayrona (S-29), construídos pela HDW em 1970 e entregues à Marinha daquele país cinco anos depois,serão modernizados no próprio país.
A empresa alemã Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH (HDW), do grupo ThyssenKrupp Marine Systems AG, e a empresa britânica Marine Force International LLP (MFI) foram contratadas para a modernização desses dois submarinos.
Os trabalhos ocorrerão nos estaleiros públicos de COTEMAR (Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval, Marítima y Fluvial) e serão concluídos em 2011.
Chile moderniza submarinos equatorianos
Em dezembro de 2008 o estaleiro Asmar da Base Naval chilena de Talcahuano iniciaram os trabalhos para a modernização do submarino Shyri (SS-101) da Marinha do Equador. A modernização também se estenderá para o Huancavilca(SS-102). O Chile venceu uma licitação internacional, avaliada em 120 milhões de dólares,
O Shyri deve ser entregue em maio de 2011 e o término dos trabalhos no Huancavilca está previsto para 2012
LEIA TAMBÉM: