Agora vai
Após aprovação dos EUA, Skyhawk neozelandeses serão vendidos finalmente
A ‘novela’ da venda dos 17 Skyhawk da Força Aérea da Nova Zelândia, desativados desde 2001, está perto de um final. A companhia privada ATAC, com sede nos EUA, vem negociando a aquisição destas aeronaves faz algum tempo. O negócio esbarrou no governo dos EUA.
Três diferentes órgãos federais tiveram que avaliar a negociação e emitir um parecer favorável para a venda. O congresso norte-americano e a agência para a regularização de álcool, armas e tabaco já haviam emitido um parecer favorável. Faltava apenas o Departamento de Estado, que aprovou a venda na semana passada.
Juntamente com os Skyhawk serão adquiridos 17 jatos Aermacchi MB339 de treinamento avançado.
Segundo Wayne Mapp, Ministro da Defesa da Nova Zelândia, a conclusão da venda deve ocorrer nos próximos meses. O negócio está avaliado em 115 milhões de dólares.
Os novos donos arcarão com as despesas de inspeção e a Nova Zelândia deverá entregá-los em condições de voo. Para isso, os Skyhawks deverão receber apenas alguns reparos que, segundo o próprio ministro, não representará grandes custos.
Assista o vídeo da TV neozelandesa 3news clicando na imagem abaixo
Com informações do New Zealand Herald e do 3news.co.nz
NOTA DO BLOG: apenas para efeito comparativo, e com o propósito de gerar debate, seria melhor a Marinha do Brasil ter adquirido os aviões da Nova Zelândia ao invés de modernizar 12 aeronaves A-4KU?
LEIA TAMBÉM: