Flotilha do Mato Grosso

Hoje, 20 de outubro, a Flotilha de Mato Grosso completa seu 133º aniversário de criação, representando um longo período de contribuição na defesa da fronteira oeste de nosso País.

A Flotilha de Mato Grosso foi criada em 20 de outubro de 1876, fruto da visão da Marinha em defender os interesses nacionais na fronteira oeste e dentro de um contexto geopolítico de pós-guerra da Tríplice Aliança. Hoje, a Flotilha conta com 9 navios, sendo 4 Navios-Patrulha, 1 Monitor, 1 Navio de Transporte Fluvial, 1 Aviso de Transporte Fluvial, 1 Navio de Apoio Logístico Fluvial e 1 Navio de Assistência Hospitalar, este incorporado à Marinha do Brasil no corrente ano, e que tem atuado efetivamente na condução de assistências cívico-sociais e médico-hospitalares às populações ribeirinhas ao longo dos rios Paraguai e Cuiabá. A Flotilha dispõe ainda de um Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque, que presta apoio na realização das Operações Ribeirinhas e de Patrulha Fluvial e de um Grupo de Mergulho, com atuação relevante em diversos incidentes de Busca e Salvamento.

No histórico destes 133 anos de existência, ressalta-se o esforço perene de se manter e aprimorar a capacidade operacional da Flotilha para o cumprimento de suas atribuições, que abrangem amplo espectro de atividades, com a execução de operações de extrema complexidade, como as Operações Ribeirinhas – que exigem forças especialmente configuradas e preparadas para tal – como também a nobre tarefa de concorrer para melhorar o bem-estar das populações ribeirinhas da região, por meio da prestação de assistência cívico-social, capacidade ampliada com a recente incorporação do NAsH TENENTE MAXIMIANO.

Nesta data de tão relevante significado, comemoramos e rememoramos os fatos históricos que marcaram a presença da Marinha em nossa região desde tempos idos, em especial a criação de nossa FloFlotilha.

“FLOTILHA, UM SÓ TIME, UM SÓ RUMO”

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments