Prestes a ser comissionado, LHD 8 demonstra economia de combustível
A Marinha dos EUA (US Navy) informou que seu mais novo navio de assalto anfíbio, o USS Makin Island (LHD 8), será comissionado formalmente no próximo sábado, 24 de outubro de 2009. O navio chegou à sua base em San Diego (Califórnia) na metade do mês passado, estando prestes a finalmente unir-se à esquadra (Expeditionary Strike Group 3).
No trajeto até San Diego a partir de Pascagoula (Mississipi), que deixou em 10 de julho passado, o navio já demonstrou uma importante economia em relação a seus irmãos mais velhos (da classe Wasp LHD 1, com propulsão a vapor). Sendo o último navio da classe, mas o primeiro a incorporar propulsão por turbinas a gás e motores elétricos, o LHD 8 consumiu, no trajeto de circunavegação da América do Sul (em que visitou o Rio de Janeiro), 900.000 galões de combustível a menos do que seus predecessores consumiriam, economizando mais de 2 milhões de dólares em combustível. Espera-se que, ao longo da vida útil do navio (estimada em 40 anos), essa economia chegue a 250 milhões de dólares.
Além dessa economia, outras iniciativas “amigas do meio ambiente” foram incorporadas ao navio, tais como o uso de eletricidade ao invés de vapor para máquinas auxiliares, e sistemas de purificação de água por osmose, sem utilização de produtos químicos.
O USS Makin Island desloca 42.800 toneladas, tem 257 m de comprimento, 32 metros de boca e, com seu sistema de propulsão híbrida de 70.000 cavalos, pode atingir velocidades superiores a 20 nós. Operacionalmente, destina-se ao transporte de uma Unidade Expedicionária dos Marines (cerca de 2.000 fuzileiros navais), efetuando o desembarque deles em terra por helicóptero, embarcações de desembarque e veículos de assalto anfíbio. A missão secundária do LHD 8 é o controle do mar e a projeção de poder com helicópteros e aeronaves de asa fixa de decolagem curta e pouso vertical.
FONTE e FOTO (LHD 8 em 15 de agosto no Estreito de Magalhães – cortesia da Marinha Chilena): US Navy
SAIBA MAIS: