COLABOROU: Rodrigo M. Ferreira

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Henrique

Que barato!!! Eu pilotava esse troço no Mega Drive! 😉

Caio

sempre gostei do f-14…ontem eu assisti o top gun, mt manero…
só achei engraçado os mig-28…kkkkkk

Tiago Jeronimo

Os F-14 Tomcat sempre foram meus aviões favoritos, é uma pena que a época deles já passou.

Ten. Rocha

o video em questão é do documentário SPEED AND ANGELS e fala sobre dois jovens pilotos que estavm se qualificando como pilotos de F-14D, sendo um deles a Tenente Meagan, a última mulher a se qualificar no modelo. O outro piloto é o Ten. Jay “faceshot” o apelido vem do fato do mesmo ter levado um tiro no rosto por acidente durante uma festa! O documentário é fantástico! Aparecem meus 2 aviões favoritos, o TOMCAT e o F-5E.

Clésio Luiz

O melhor e o mais bonito caça de todos os tempos, Tomcat na veia 🙂 Nesse vídeo, para quem não entendeu nada, o cara conta sobre uma missão, não se se foi no Iraque ou Afeganistão, onde eles estava fazendo apoio aéreo aproximado para tropas americanas no meio de uma cidade. Imaginem vocês um Tomcat fazendo as vezes de um A-10! Vejam como ele usa o canhão para dar apoio às tropas. É por essas e outras que foi um grande erro dos britânicos pensar em desativar o canhão do Typhoon. E por falar em Typhoon, eu dou um doce… Read more »

Almeida

E tem gente que acha que o F-35 Lightning II vai substituir todos os F/A-18 E/F Super Hornets. A missão de defesa aérea da Carrier Task Force, que antes era do F-14 Tomcat, é agora do Super Hornet e continuará sendo mesmo após a introdução operacional do Lightning. Sem falar nas missões de reabastecimento e de guerra eletrônica.

Mas por que to falando do Super Hornet num post sobre o Tomcat? Porque as lindas pinturas dos VFAs que usavam o Tomcat foram aplicadas diretamente, como eram, sobre os Super Hornets e eles ficaram lindos de morrer. Inveja.

Tomcat

Ten. Rocha,

Tenho esse vídeo. Se não me engano, baixei do http://www.patricksaviation.com .

Tenho um outro, “Fighter Fling alguma coisa”, onde os pilotos de F-14 debocham direto sobre o desempenho do F-18.

Uma pena ver esse avião se tornar sucata…

[ ]’ s

PC

Clésio Luiz,
A missão foi no Iraque.
Sds

Alfredo.Araujo

Os americanos dizem a aposentadoria precorce foi por corte de gastos, ja q o Tomcat era um aviao caro de se operar…

Mais a galera underground diz q foi pq um dos F-14 iranianos caiu em maos russas…

Mais uma enigma para se somar as centanas q existem nesse meio…

Tomcat

Não faz sentido um F-14 iraniano ser “desviado” para os russos. Eles eram fornecedores de material bélico para o Iraque, maior inimigo do Irã na década de 80… A não ser que tenha sido por deserção de piloto ou algo do tipo.

[ ]’s

Pedro Henrique

“A Marinha dos Estados Unidos está retirando todos os F-14 de serviço, e em seu lugar, foi substituído pelos F/A-18E Super Hornet em todos os esquadrões da USN. O principal motivo da retirada de serviço é o elevado custo de manutenção, sendo que para cada hora de vôo gasta-se até 50 horas de manutenção, contra 5 a 10 horas do Super Hornet.” Conforme o Wikipédia…

Tomcat

Ok Pedro, tirando os aspectos econômicos e etc, o F-14 era o “Caça de Defesa da Frota”, ou seja sua função primária era a interceptação. Isso ele fazia como ninguém, só igualado pelo F-15. Nesse quesito, o F-18 E/F não o alcança.

[ ]’ s

Omega

Tomcat, bem lembrado sobre iranianos e russos. Creio que seja por alto custo operacional que foram retirados do serviço.

Este F-14 é um dos mais belos que eu já vi.

Storm

As especulações são de que através do Irã a Rússia teve acesso a pelo menos dois caças F-14A no Irã. Consta que um dos aviões tinha a cor cinza clara e não possuía marcas o outro pode ser visto nestas fotos (link abaixo0 ainda com a camuflagem de deserto típica dos caças iranianos. A ele foi incorporado apenas o “número 02” no padrão russo e a estrela vermelha. O Acesso da Russia a tecnologia destes aviões teria motivado a retirada de serviço do caça da Grumman. Os Russos certamente fizeram um bom uso dos caças iranianos e do seu sistema… Read more »

Alfredo.Araujo

“Tomcat em 22 out, 2009 às 13:32

Não faz sentido um F-14 iraniano ser “desviado” para os russos. Eles eram fornecedores de material bélico para o Iraque, maior inimigo do Irã na década de 80… A não ser que tenha sido por deserção de piloto ou algo do tipo.”

Isso é recente…
De 10 anos para ca, os os Iranianos se tornaram meio q dependentes da exportação de tecnologia de guerra russa!

getulio - São Paulo

Bem que os americanos poderiam mostrar boa vontade e doar uns aviões destes para a Marinha do Brasil por para o MUSAL. Este era o Caça, creio que ainda é superior a tudo que nós temos por aqui. A dupla Tomcat e míssil Phoenix são imbatíveis. O míssi atinge mais de 200km de distância, até hoje creio não tem outro que o supere por lá.
Os iranianos usando um Tomcat segundo dizem, na guerra Irã x Iraque atirou o Phoenix num líder de esquadrilha e só a esplosão deste derrubou mais dois ou três aviões iraquianos.

Max

Me parte o coração quando vejo os F-14 no deserto se acabando

Tomcat

Malditos Russos e Iranianos!! 🙂

Rodrigo Rauta

Almeida, os F-35 não substituirão dos SH, eles estão vindo para entrar no lugar dos F-18C/D. Assim como os F-18 A/B/C/D vieram pra substituir os A-7. Serão a espinha dorsal da US Navy. Para o lugar dos SH, possivelmente , será desenvolvido um caça de sexta geração…

Abraços!

Estranho

Eles foram desativados pelo auto custo de manutenção.
Seu sistema de asas de envergadura variável(retráteis-móveis) exigia muita verificação e manutenção.
O consumo do seus motores tb era alto.

Seu sistema de radar era o um dos mais avançado na época.

Excelente caça de interceptação.

Estranho

eu quis dizer alto.

Tomcat

De fato, os caças com asas de geometria variável, naturalmente têm manutenção complexa. Este foi um conceito que começou a ser utilizado em produção à partir da década de 60 e teve seu auge na década de 70. Foi desenvolvido pelos alemães ainda 2a na Guerra, no Messerschmitt Me P.1101. No fim da guerra, os EUA capturaram o projeto e os cientistas foram para a Nasa, onde foi desenvolvido o X-5 (que foi um desenvolvimento do P.1101). Com o desenvolvimento de novas tecnologias de perfis de asa, com muitas das vantagens desse conceito (e bem menos complexos), a geometria variável… Read more »

dark

pelo que eu li em algum lugar, o fim precoce do f14 foi por lobby

Wolfpack

Equipamento errado na missão errada. É por isso que a USAF, USNAY e o Marine Corps estão na busca pelos STucano.

Everton Maganin

Eu tenho esse documentario aki, mas sempre quis uma legenda para ele. alguem por acaso tem ?

Almeida

getulio – São Paulo em 22 out, 2009 às 14:45

“Os iranianos usando um Tomcat segundo dizem, na guerra Irã x Iraque atirou o Phoenix num líder de esquadrilha e só a esplosão deste derrubou mais dois ou três aviões iraquianos.”

Bullshit, os americanos trouxeram de volta ou sabotaram todos os Phoenix vendidos ao Irã pouco antes da revolução. Os Tomcat iranianos tiveram muitas vitorias ar-ar durante a guerra Ira-Iraque, mas foram todas com sidewinders, sparrows e canhao.

Almeida

Re: Rodrigo Rauta em 22 out, 2009 às 15:50

Mas foi isso q eu disse Rodrigo, leia de novo meu post por favor. Eu disse q tem gente q acredita q o SH nao tera lugar na US Navy apos a introduçao do F-35, o q esta errado.

Eleazar Moura Jr.

OF COURSE !!!!!!

Tomcat

Sugestão de um vídeo para ser postado no Blog: Fighter Fling 2004

São vídeos comemorativos anuais da US Navy, produzidos pelas próprias tripulações dos esquadrões. Começaram em 1989, e 2004 foi a última edição.

Segue o link do youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=TqyI04WDZlQ

Neste vídeo, em particular por ser o último, há muitas referências bem-humoradas sobre o que os pilotos de F-14 acham dos Hornets 🙂

[ ]’ s

Tomcat

Almeida,

Pelo contrário. Pelo que eu já li, os iranianos aprenderam a conservar e fazer a mautenção básica dos Phoenix.

[ ]’ s

Jonas Rafael

Storm em 22 out, 2009 às 13:58 Pra muitos a atual familia de misséis de longo alcance dos Russos são baseados no AIM54A Fênix arma essa exclusiva do Tomcat, que fora a USNAVY só a real força áerea do Irã venho a possuir. O AA-9 Amos (acho que o nome deles é R-33) realmente era muito parecido com o Phoenix, mas já existia desde o início dos anos 80 e segundo consta tinha guiagem semi-ativa e alcance menor. Pode até ser que depois os russos conseguiram melhorá-lo (parece que o AA-13 Arrow é uma exolução do mesmo) Nesta aparece uma… Read more »

Jonas Rafael

esqueci de por entra aspas as suas citações…

Luis Antonio Fessel

“Nesta aparece uma avião voando ao fundo, seria um MIG-29?
http://lh4.ggpht.com/_btASf8IUd-E/SdO1C-VBPYI/AAAAAAAAADs/AUWsiXaJUbk/s720/f14_russia.jpg

Parece um MiG-25 pra mim alguém mais concorda?”

Sem dúvidas um MiG-25, no máximo um MiG-31.

Roberto

Valew ae pelo video Tomcat, muito bom mesmo 😀

E as referencias ao F-18.. Dude go back to F14!