Navio da JMSDF colide com mercante
O contratorpedeiro porta-helicópteros DDH 144 Kurama da Força Marítima de Auto-Defesa do Japão colidiu com um mercante sul-coreano no Japão, provocando incêndios nas duas embarcações e ferindo um membro da tripulação japonesa, informou fonte do Ministério da Defesa em Tóquio.
O Kurama chocou com porta-contentores sul-coreano Carina Star hoje à noite (hora local) no estreito de Kanmon, perto da ilha de Kyushu, e os dois navios ficaram em chamas, segundo a fonte, que pediu anonimato. Um membro da tripulação do Kurama ficou ferido sem gravidade, acrescentou a fonte.
A televisão pública NHK informou que nenhum membro da tripulação sul-coreana ficou ferido. Fontes citadas pela televisão disseram que a proa do navio japonês ficou danificada. Imagens difundidas pela televisão mostravam os dois navios envoltos em chamas.
O local da colisão fica cerca de 850 quilómetros a sudoeste de Tóquio. O Kurama seguia rumo à sua base naval, no porto de Sasebo em Kyushu.
FONTE: Lusa, FOTOS: AP
NOTA DO BLOG: O Kurama pertence a classe “Shirane”, que é uma modificação da classe “Haruna”. Somente duas unidades foram construídas e entraram em operação no início da década de 1980.
Deslocamento: 5200 t (máximo 6800 t)
Dimensões (boca, calado, comprimento): 158,8 × 17,5 × 5,3m
Propulsão: Duas turbinas a vapor GE -Ishikawajima de 70000 shp (dois hélices)
Velocidade máxima: 32 nós
Armamento: 2 deparos simples de 127-mm 54-cal. U.S. Mk 42 Mod. 7 DP; 1 lançador (8×1) Mk 29 SAM Sea Sparrow; 2 CIWS Phalanx Mk15; 1 lançador (8×1) Mk 112 de foguetes ASROC; 2 reparos triplos de torpedos 324-mm, 3 helicópteros SH-60J.
Veja outras fotos do Karuma abaixo no post Força Marítima de Auto-Defesa do Japão em ação! (indicativo no casco 144).
Vai isso que da elogiar ! rsrsrsr.
Ainda bem que ninguem se machucou com gravidade.
Sds.
Pergunta de leigo….
como não foram detectados no radar?
muito estranho
Boa pergunta Flaviodepaula,
Como não viram um navio daqueles e pior um contra-torpedeiro ou seja sonares e radares a serviço da ponte de comando, dificil imaginar o que levaria um navio bater em outro.
Eis o inigma a se desvendar ?
Sds.
Fiseram teste de bafômetro em alguém? Se der positivo, cassem a habilitação do responsável 😀