Destróier ‘Myoko’ da JMSDF dispara míssil SM-3 contra míssil balístico no Pacífico
Na foto acima um míssil Standard 3 (SM-3) é lançado do destróier japonês JS Myoko (DDG 175), num exercício de interceptação conjunta feito ontem, com a Missile Defense Agency americana, no Oceano Pacífico. O míssil SM-3 interceptou com sucesso um míssil balístico de médio alcance disparado minutos antes da Pacific Missile Range Facility (PMRF), no Havaí. A tripulação do Myoko detectou e rastreou o míssil alvo, desenvolveu a solução de tiro e lançou o SM-3.
O JS Myoko é o quarto navio da JMSDF equipado com o sistema Aegis de defesa antiaérea e este foi o primeiro exercício com disparo de míssil balístico sem aviso. Os navios da US Navy USS Paul Hamilton e USS Lake Erie apoiaram o exercício, detectando e rastreando o alvo.
Antes de retornar ao Japão, o Myoko será carregado com mísseis SM-3 adicionais Block IA, garantindo com os outros navios da classe a segurança do seu país contra ataques de mísseis balísticos vindos da Coreia do Norte.
Ao todo, o Ballistic Missile Defense System conseguiu acertar 40 alvos em 51 exercícios de tiro desde 2001, e 16 em 19, desde 2007.
FOTOS: US Navy