França enviará porta-helicópteros à Rússia para reforçar possível venda
A França vai enviar um porta-helicópteros da classe “Mistral” para uma visita à Rússia em novembro, como parte das negociações sem precedentes para a venda de navios da classe à Marinha Russa.
Segundo a agência RIA Novosti, a Rússia pretende adquirir um navio e os planos de construção para construir localmente mais 4 navios.
Cada “Mistral” pode transportar 16 helicópteros pesados, embarcações de desembarque e tropas, podendo atuar também como navio de comando e controle. Cada navio da classe pode custar até 500 milhões de euros (US$ 740 milhões).
Desde a Segunda Guerra Mundial, a Rússia tem insistido na produção de todos os equipamentos militares para seu próprio uso e exportação, mas não conseguiu manter a paridade tecnológica com o Ocidente.
Nos últimos anos, a Rússia tem procurado modernizar suas forças armadas, que ainda dependem fortemente de equipamentos da era soviética.
Os navios estão sendo adquiridos para operações de manutenção da paz e de salvamento. Além disso, o navio poderá ser efetivamente usado para combater piratas, incluindo aqueles na costa da Somália.
A Rússia é um dos vários países a ter enviado navios de guerra à costa da Somália para tentar combater a crescente onda de ataques a navios que cruzam o estratégico Golfo de Aden.
NOTA DO EDITOR: A classe “Mistral” se encaixaria na definição de “navio-aeródromo de propósitos múltiplos” apresentada na Estratégia Nacional de Defesa – END, do Brasil.
LEIA TAMBÉM: